Você conhece as principais marcas de caminhões no Brasil? Veja!

Sem Parar Empresas: grande veículo pesado branco de uma das maioress marcas de caminhões do Brasil

As marcas de veículos são muito conhecidas pelos motoristas e pelos brasileiros em geral, mas nem todos entendem como as empresas fabricantes trabalham apesar da fama de suas marcas.

É importante para os motoristas conhecer quais são as principais marcas de caminhões, pois assim poderão manter o nível de logística requerido pelo mercado. Vamos mostrar as principais marcas de caminhões no Brasil e algumas informações relevantes sobre as empresas fabricantes!

 

As marcas de caminhões no Brasil

Conhecendo as marcas e os modelos, o motorista aprimora seus cuidados com o caminhão, já que conhece melhor seus pontos fortes e fracos.

O limite de carga também pode variar, mas não depende da marca ou modelo e sim do tipo de caminhão, conforme determina a legislação pertinente. E isso é outro aspecto relevante para o caminhoneiro e as empresas do ramo.

Há certas marcas de caminhões no Brasil que pertencem ao mesmo grupo. Cada uma tem suas peculiaridades, suas próprias características e seus preços. Uma mesma marca pode oferecer diferentes modelos, como Volvo FH 540 e Volvo FH 460 e os modelos também apresentam diferenças entre si.

Abaixo destacamos alguns grupos, confira!

As marcas Scania, MAN e Volkswagen (Grupo Traton)

Essas marcas pertencem ao Grupo Traton, que foi anunciado em 2018 com somente três anos de mercado. O grupo é a união de duas montadoras que já estavam sob o controle da Volkswagen: a sueca Scania e a alemã MAN.

Em 2020, a Traton finalizou a aquisição da Navistar, uma empresa que é proprietária da marca International. A Scania já tem seu caminhão autônomo, destinado a trabalhos em indústrias siderúrgicas e construção civil.

A marca Iveco (Grupo CNH Industrial)

A marca Iveco já está há mais de 20 anos no mercado. É uma das principais marcas de caminhões no Brasil e pertence ao Grupo CNH Industrial, formado em 2012; e não à Fiat, como muitos pensam.

Além da Iveco, o Grupo CNH Industrial detém outras marcas, como New Holland Agriculture and Construction, FPT Industrial (antiga Fiat Powertrain Technologies, que fabrica motores) e outras. A Iveco Defense também faz parte do grupo e fabrica o blindado Guarani do Exército Brasileiro.

A marca Mercedes-Benz (Grupo Daimler AG)

Mercedes-Benz é a montadora de caminhões mais famosa e mais antiga do país. Ela integra o Grupo Daimler AG. O grupo detém outras marcas que utilizam a tecnologia criada pela Mercedes-Benz, como Freightliner (americana) e BharatBenz (indiana).

Outras marcas que pertencem ao Grupo Daimler AG são Orion Bus Industries e Setra, que atuam no segmento de ônibus. Já existem também modelos de caminhão autônomo da Mercedes-Benz com nível 2 de automação. Eles trabalham no agronegócio da cana-de-açúcar.

A marca Volvo (Volvo Group)

A marca Volvo pertence ao Volvo Group. O grupo domina vários segmentos, como o de ônibus (Volvo Bus), que marca forte presença na América Latina. A Volvo CE atua com equipamentos para construção e mineração, como os tratores.

A Volvo Penta fabrica motores para embarcações e indústrias (geradores de energia, por exemplo). A Volvo Cars atualmente é propriedade do Zhejang Geely Holding Group, da China.

 

Como escolher o caminhão ideal para você

Agora que você já conheceu um pouco melhor algumas das principais marcas de caminhões disponíveis no Brasil atualmente, vamos dar algumas dicas práticas para que você saiba como escolher o modelo ideal para suas necessidades e com características que atendam às suas demandas. Continue lendo e veja como fazer isso!

Comece descobrindo a montadora ideal

Se você chegou até aqui, aprendeu bastante sobre as marcas de caminhão. Para fazer a melhor escolha, portanto, você precisa aplicar tais conhecimentos e cruzar as informações obtidas com suas necessidades. Ignore as estratégias de marketing e ações de divulgação por um momento, de forma a poder avaliar a montadora pelo que ela realmente oferece ao cliente.

Verifique, por exemplo, como ela trabalha as revisões programadas e o nível de eficiência na manutenção, com facilidade na aquisição e troca de peças. Eventualmente, um fabricante menos famoso pode proporcionar uma relação custo-benefício mais interessante e, mesmo assim, vender menos do que outras só porque não investe tanto em publicidade.

Aposte na internet como uma aliada

Não dá para fazer uma aquisição do porte de um caminhão de qualquer maneira, uma vez que se trata de um grande investimento e que pode influenciar a operação do seu negócio durante anos. Por isso, você não pode deixar de apostar na internet como uma grande aliada. Separe um tempo, respire fundo e faça pesquisas sobre as marcas e modelos existentes no mercado.

Uma boa ideia é busca a opinião de proprietários, pois eles passarão informações valiosas, sem que sejam influenciados por interesses da montadora. Busque se informar sobre questões relacionadas às características do veículo, confiabilidade em condições adversas, manutenção, consumo de combustível, disponibilidade de peças e, logicamente, os preços.

Avalie o tipo de transporte que será feito

Outro passo importante para que você escolha o modelo ideal dentre as principais marcas de caminhões no Brasil é avaliar o tipo de transporte que será feito. Afinal, cada empresa e profissional tem suas próprias demandas, que variam consideravelmente de acordo com o ramo de atividade, o porte do negócio e os objetivos em curto, médio e longo prazos.

Para definir adequadamente as características da sua operação, você precisa se questionar quanto a temas como o número de vezes que o veículo sairá para entregas, se haverá a realização de frete, qual a distância média percorrida, se existem peculiaridades no armazenamento de produtos, se as vias serão prioritariamente urbanas e assim por diante.

Verifique a capacidade de carga do veículo

Por fim, não dá para comprar um caminhão sem saber muito bem qual é a capacidade de carga do veículo. Para isso, você precisa analisar qual é o tipo de mercadoria que a sua empresa precisará transportar, com qual frequência e em que quantidade. Afinal, quem faz pequenos fretes têm necessidades muito distintas de quem faz transportes mais robustos. 

Responder a essas questões facilita muito na hora de escolher a opção adequada, tendo em vista que são fatores determinantes na sua escolha. Uma boa ideia pode ser dar uma minuciosa olhada naquelas fichas técnicas que são disponibilizadas pelas concessionárias ou, mais uma vez, usar a internet a seu favor.

Essas são célebres marcas de caminhões no Brasil com uma história dinâmica, que nem sempre é conhecida de todos. Essas informações vão enriquecer seu conhecimento e ajudar você a conhecer o seu caminhão.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios