6 vantagens de adotar o monitoramento por câmeras para caminhões

Quando bem executada, a gestão de frotas consegue priorizar tanto a eficiência dos transportes como a proteção das cargas e dos motoristas. Pensando nisso, elaboramos este conteúdo especial em que explicamos os principais benefícios do monitoramento por câmeras para caminhões.

Como perceberá nesta leitura, a prevenção é um dos melhores investimentos possíveis para uma frota, interferindo diretamente na tranquilidade dos funcionários e na eficiência dos trajetos. Portanto, não perca tempo e acompanhe!

As 6 principais vantagens do monitoramento por câmeras para caminhões

Informação, produtividade e segurança. Esses são os três pilares de uma boa gestão e que, não coincidentemente, são benefícios conquistados por meio do monitoramento. Confira!

1. Produtividade

Uma boa solução de monitoramento veicular consegue garantir a produtividade da operação. Isso acontece por conta da sua posição no interior da cabine, e também, pela integração com os rastreadores. Essa vigilância acaba estimulando o motorista a cumprir a sua jornada de trabalho, pois sabe que está sendo monitorado remotamente.

2. Proteção

Assim como os rastreadores, as câmeras são equipamentos de afronta a qualquer grupo mal-intencionado, o que acontece por duas razões — uma direta e a outra indireta. No primeiro caso, falamos do uso das imagens em si, que judicialmente podem comprovar a culpa dos envolvidos.

O segundo ponto se dá por conta de uma estatística levantada durante um estudo da University of North Carolina, que identificou que cerca de 60% dos transgressores mudariam o seu alvo caso identificassem a presença de qualquer solução de segurança eletrônica ou convencional, como alarmes, câmeras e afins — ponto 3, páginas 3 e 4.

Afinal, roubos e sequestros também partem de uma avaliação de risco e sucesso, sendo lógico concluir que os criminosos escolham as opções mais vulneráveis e, portanto, com maior chance de êxito. No caso dos caminhões, essa impressão pode ser conquistada com a aplicação dos adesivos, que identificam que o veículo é vigiado 24 horas por dia, por meio de câmeras e geolocalização.

3. Vigilância

Antes de qualquer coisa, o acompanhamento em tempo real é uma medida de segurança institucional, pois nem sempre as ameaças serão externas e, infelizmente, existem funcionários que colocam tudo em risco para praticar um desvio. Vigilantes, as câmeras conseguem coibir esse tipo de comportamento ou, pelo menos, comprovar que eles aconteceram.

4. Eficiência

Quando falamos de câmeras embarcadas, não mencionamos apenas aquelas acopladas no interior da cabine, mas também as que são instaladas dentro do baú de transporte. Com isso, os monitores conseguem acompanhar o embarque e desembarque de qualquer mercadoria, evitando que um desvio de carga aconteça, seja por um equívoco inocente ou proposital.

5. Prevenção

Muitas empresas logísticas se especializam no transporte de cargas químicas e bastante perigosas. Nesses caminhões, as câmeras embarcadas são basicamente uma obrigatoriedade, pois possibilitam o monitoramento das condições da carga, informando o motorista sobre qualquer ajuste na condução que seja necessário para evitar acidentes.

6. Segurança

Por último e não menos importante, a segurança jurídica. Não importa a situação que levou a sua empresa a travar uma batalha judicial. Imagens realmente dizem mais do que mil palavras, tendo um peso quase definitivo na condenação de culpados e identificação de suspeitos.

Por fim, vale lembrar que o monitoramento por câmeras não é a única solução protetiva para os seus veículos. Na realidade, existem várias alternativas que podem evitar fraudes, como as plataformas de gestão de combustível, que monitoram todos os abastecimentos e trajetos, entregando mais controle aos gestores responsáveis.

Você gostou deste conteúdo esclarecendo as vantagens do monitoramento por câmeras para caminhões? Então aproveite para continuar atualizado no segmento, recebendo novos conteúdos no seu e-mail. Para tanto, basta assinar a nossa newsletter!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios