O que é e quais são os benefícios da roteirização de transporte?

Sem Parar Empresas: O que é e quais são os benefícios da roteirização de transporte?

O gestor de frotas encara seu cotidiano perseguindo um objetivo certeiro: diminuir os custos e aumentar a eficiência. Entre as inúmeras práticas de administração no leque desse profissional, existe uma que se destaca: saber o que é roteirização de transporte e como aplicá-la.

Elaboramos este artigo para reforçar a importância desse conceito. Aqui, nós respondemos às principais dúvidas e curiosidades sobre o tema: o que é, quais são as melhores práticas e quais os benefícios dessa iniciativa. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste post! Vamos lá?

O que é roteirização de transporte?

A roteirização de transporte é um conjunto de práticas que têm como objetivo o aumento da previsibilidade, da eficiência e da lucratividade nas operações de uma frota. É uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do negócio.

Também conhecida como roteirização logística, ela consiste em um planejamento realizado pelo gestor da frota, que é o profissional responsável por encontrar as melhores soluções para os desafios de rotina das interfaces logísticas.

Veja as motivações centrais para implementar o conceito de roteirização:

  • ganho em previsibilidade, com os motoristas seguindo as rotas e as instruções pontualmente planejadas;
  • aumento na eficiência, com a redução de períodos ociosos em congestionamentos, pátios de oficinas, pedágios e afins;
  • economia de combustível ao planejar a rota para uso de postos conveniados que oferecem preços negociados e mais atrativos;
  • impacto na lucratividade, com o corte de desperdícios no consumo de combustível, abastecimentos e manutenções corretivas.

Como a roteirização funciona?

A roteirização serve como uma espécie de mapa logístico sobre como os veículos devem agir a cada entrega. Nela, são definidos, por exemplo, os pontos de partida e de chegada, bem como os caminhos que devem ser seguidos no percurso. É importante destacar que uma roteirização eficiente é aquela que busca sempre a melhor rota, focando em qualidade, agilidade e redução de custos.

Na roteirização da frota, é possível fazer uma escolha dos horários de saída e estimar a chegada em todos os pontos importantes e o momento de retorno. O objetivo é criar um passo a passo completo, para que os colaboradores saibam como integrar o transporte ao planejamento logístico.

Nenhuma decisão envolvida na roteirização é aleatória e todas têm motivos específicos. Isso a torna ainda mais relevante, já que considera as necessidades pontuais da frota, da empresa e das operações. Portanto, ela atua como um guia para maximizar o desempenho. Inclusive, a escolha da rota impacta a vida útil da frota — ao evitar, por exemplo, rodovias e estradas danificadas.

Por que a roteirização de transporte é tão importante?

O cotidiano das frotas ensina uma coisa em especial: informação vale ouro! É por isso que você, familiarizado com o setor, já consegue deduzir a importância de um acompanhamento minucioso de abastecimentos, rotas e afins. Na sequência, entenda qual é a relevância dessa tarefa do planejamento logístico.

Melhor tomada de decisão

Com mais controle, também há um reforço na qualidade das tomadas de decisão dos negócios. Para tanto, é essencial utilizar ferramentas para fazer o gerenciamento da frota à distância. O uso da telemetria contribui para que a gestão de frotas deixe de ser informada apenas na chegada e na partida, podendo atuar em tempo real, se for o caso.

Garantia de rastreabilidade

Quanto às entregas, saber o que é roteirização e como aplicá-la gera rastreabilidade. Se for necessário, a gestão tem uma ideia clara de onde estão todos os itens e pode interceptá-los.

Dessa forma, a sua equipe consegue resolver possíveis problemas que venham a acontecer, como o caso de algum acidente na rota. Com a tecnologia, é possível acionar o motorista e orientá-lo a adotar um trajeto alternativo antes de parar na estrada.

Aumento da segurança

Além de tudo, essa é uma questão de economia, eficiência e, principalmente, segurança. Ao evitar rotas inseguras no planejamento, a empresa protege a frota, a carga, o cliente e os colaboradores. Assim, a roteirização também atua na otimização da segurança da frota, contribuindo para a redução e/ou inibição de situações de sinistro.

Reforço do aproveitamento da frota

Com o uso de dados concretos, é possível saber quais são os trajetos ideais em cada situação e como tem sido o desempenho de cada veículo. Com ajustes estruturados nas decisões, a frota é aproveitada de forma ainda melhor. O agendamento das manutenções preditivas, por exemplo, evita a improdutividade da frota e os custos imprevistos.

Foco na atividade-fim

O trajeto de entregas ou coletas é apenas uma das preocupações de um gestor. Há muitas outras questões envolvidas, como a sincronização de operações e a medição de desempenho. Ao investir na roteirização, você pode focar aspectos estratégicos sem perder a visibilidade sobre a frota.

Quais são as melhores práticas neste setor?

Por mais importante que seja saber o que é roteirização, é ainda mais indispensável entender como desenvolvê-la e colocá-la em prática. Algumas ações podem refinar a sua operação logística, tornando-a mais enxuta e eficiente sem prejudicar a produtividade. Veja quais são elas!

Estudo de rotas

Na maioria das vezes, o caminho percorrido é determinante para o sucesso da operação. Por exemplo: o frete foi realizado em pouco tempo e com baixo consumo? Isso é um sinônimo de rota ideal! Sendo assim, saber o que é roteirização é fundamental para implementar os melhores percursos para cada uma das operações, identificando:

  • setores bem e mal pavimentados;
  • tempo médio de deslocamento;
  • trechos congestionados;
  • postos conveniados;
  • quilometragem total.

Como é possível ver, todos esses critérios têm um impacto sobre o consumo de combustível das unidades. Eles também permitem estimar o tempo dedicado a cada operação. Dessa forma, a sua gestão de frotas consegue atuar de maneira cada vez mais produtiva.

A importância de identificar a qualidade da pavimentação nas estradas é algo que deve ser reforçado, pois interfere na manutenção das unidades no longo prazo, já que os terrenos esburacados tendem a acelerar o desgaste dos componentes. Além disso, evita acidentes e possíveis problemas com as entregas.

Também é importante avaliar quais postos no caminho têm melhores preços ou são conveniados, isso agiliza o abastecimento, reduz o tempo de entrega e reduz custos.

Conhecimento da operação

O segmento de fretes é repleto de tecnicalidades que, uma vez dominadas, garantem a eficiência no escoamento das cargas. Por isso, uma das práticas fundamentais na roteirização logística é conhecer o seu ramo, as cargas, as rotas, os prazos e as demais condições. A seguir, veja algumas características cruciais para a produtividade da sua operação:

  • identificar as regulamentações para o transporte de cargas nas rotas planejadas;
  • conhecer os horários-limite para o recebimento e a coleta de mercadorias;
  • desenvolver um mapa que demonstre as regiões de coleta e entrega;
  • identificar o número total e recorrente dos pedidos.

Investimento em tecnologia

Para manter sua frota competitiva no mercado, é essencial contar com a assistência tecnológica. Afinal, todas as informações e atividades listadas podem ser monitoradas em tempo real, com o auxílio de um software dedicado à otimização da frota. Um painel de relatórios com indicadores personalizados é um recurso que não pode faltar na gestão logística.

Quais são os benefícios de uma roteirização bem definida?

Basicamente, a roteirização é um guia para a eficiência logística de uma frota. Quando esse conceito é bem implementado, contando com o auxílio tecnológico, a empresa tem diversos ganhos na sua operação. Lembre-se de que é necessário sempre aplicar técnicas e estratégias para a otimização logística.

Redução de custos

Saber o que é roteirização ajuda a implementar ações que resultam na drástica redução de custos, seja com o controle inteligente das manutenções da frota e do uso de combustível, seja com revenda da frota. A operação logística é uma atividade onerosa para o negócio, porém, com as estratégias adequadas, se torna uma área importante para o desempenho da empresa. Para contribuir na redução dos custos você pode contar com o CTF Abastecimento, um sistema de controle completo para sua frota.

Satisfação dos clientes

Se a sua operação está acontecendo de maneira planejada e, principalmente, tem oferecido preços mais competitivos e atendido os clientes no prazo, a experiência gerada será positiva, o que leva a satisfação em relação ao seu negócio. Com isso, o cliente se torna um promotor da sua marca e vai atrair novas oportunidades de negócio para você.

Aumento da produtividade

O ganho em produtividade da frota é nítido. Menos unidades ociosas nas oficinas e mais tempo operacional gasto na estrada são sinônimo de operação fluida e alta performance. O uso dos indicadores de controle e resultados também contribui para a otimização da produtividade.

Redução de riscos

A frota é um ativo que está muito exposto ao risco, assim como a carga e os profissionais que atuam na direção e apoiando o processo na linha de frente. Ao implementar ferramentas inteligentes para o gerenciamento estratégico da frota, você ajuda a mitigar esses perigos.

Como funciona um software de roteirização de frota?

Os recursos disponíveis dependem diretamente do fornecedor contratado e do seu tipo de assinatura. Na prática, o software de roteirização de frota não trabalha sozinho: a inteligência artificial vai fornecer o melhor trajeto considerando a rota que a frota deve fazer. Para tanto, ela avalia os pilares de segurança, tempo e custo para definir qual o melhor caminho.

Por meio da telemetria e com o sinal 3G, o software de roteirização permite a atualização em tempo real da sua frota. Dependendo da tecnologia integrada, o gestor vê a distância, a quantidade de combustível disponível e se há alguma falha com o veículo. Isso é interessante para definir, por exemplo, um plano de ação emergencial visando à segurança do motorista enquanto garante a entrega e reduz riscos financeiros para o negócio.

Como escolher um software para a roteirização de frota?

Hoje em dia, é impossível pensar em alta performance sem associá-la às inovações tecnológicas. Um software dedicado, por exemplo, vai trazer automação, centralização de informações e um controle ainda mais preciso à gestão.

Você deve pensar em uma solução que reduza ao máximo o operacional da sua equipe administrativa. Seus colaboradores devem estar direcionados para a realização de funções como o monitoramento da frota e as análises de performance. A seguir, veja quais aspectos considerar na hora de escolher um software de roteirização de frota.

Avalie a necessidade do seu negócio

Mais do que saber o que é roteirização, primeiramente é essencial que você avalie a necessidade do seu negócio. O porte da sua operação influencia as qualidades que serão urgentes ou não. Considere a sua frota atual, os custos envolvidos na operação e a base de clientes. Além disso, é essencial pensar no crescimento operacional do processo de logística.

É interessante optar por uma solução que seja robusta e atenda às especificidades da sua logística. O ideal é que a plataforma favoreça a elaboração de rotas de maneira simples e flexível a fim de se encaixar em cada necessidade. A precisão das informações é primordial para garantir qualidade às decisões.

Faça benchmarking com outros players

Antes de escolher qual software de roteirização usar, é interessante realizar benchmarking com outros negócios. Há empresas que servem de referência de implementação de um processo de gestão de frotas inteligente. Busque entender:

  • qual o cenário que tinham antes da implementação;
  • quais fornecedores avaliaram antes de fazer a escolha;
  • quais foram as principais dificuldades na implementação do software;
  • quais as impressões que os seus motoristas ou caminhoneiros tiveram no dia a dia;
  • quais os resultados práticos obtiveram ao escolher o fornecedor.

Considere a reputação do fornecedor

Realizar uma pesquisa nos motores de busca é uma boa prática simples que ajuda a identificar a qualidade do serviço do fornecedor. Procure informações também em suas redes sociais, pesquisando por hashtags relacionadas para identificar o que outros clientes falam a respeito daquela marca.

Quando pensamos na reputação, estamos falando da qualidade do serviço desde o primeiro contato até o pós-venda. Por isso, investigue como é a relação do fornecedor com os clientes. Identifique a qualidade do atendimento, se há foco no consumidor e uma equipe voltada para o sucesso do cliente.

Avalie a oportunidade de integração

A inovação é um dos aspectos que diferenciam qualquer negócio. Tudo está passando por atualizações rápidas. Além disso, é fundamental pensar em uma solução sustentável, ou seja, que permita escalabilidade sem ser necessário um esforço muito grande na alocação e no uso de recursos.

Nesse sentido, é indispensável pensar na integração a outras soluções. Usar a roteirização com um controle de combustível ou pedágio, por exemplo, evita perdas e faz com que o gestor tome as decisões adequadas. Afinal, a gestão de frotas envolve diversas atividades importantes para o negócio, impactando clientes, colaboradores e até fornecedores. Contar com um dashboard inteligente é um diferencial para otimizar as tomadas de decisões dos gestores de frotas.

Outro ponto que devemos considerar na integração é a gestão de pessoas. É importante que esse software tenha integração entre diversos meios de comunicação, considerando os cenários on-line e off-line, estimulando a interação entre a gestão e os colaboradores. O envio fácil dos trajetos garante que todos tenham uma atuação alinhada, o que reduz os riscos de erros. Dessa forma, esse software também contribui para fazer a gestão de pessoas à distância.

Quais são os impactos da roteirização no setor logístico?

Como vimos, existem muitas vantagens ao adotar essa prática na logística da sua empresa. Agora gostaríamos de explorar com mais detalhes os impactos dela. Por isso, separamos três grandes efeitos da roteirização na área de logística.

Criar cenários hipotéticos

Com a roteirização do transporte, a coleta de histórico das entregas e a análise de dados é possível modelar as consequências da mudança de tamanho dos veículos, horários dos motoristas, frequências e locais de entrega. Isso ajudará a tomar decisões sem ter que investir tempo ou dinheiro para ver os resultados.

Integrar a logística reversa nas entregas

Combinar entregas e coletas no mesmo veículo pode melhorar a eficiência, a utilização de ativos e o tempo gasto na operação. Com isto, é possível implementar a logística reversa no fluxo de entregas da frota, o que traz uma vantagem competitiva e melhora a percepção dos clientes.

Identificar os desvios da operação

Com um roteiro bem estruturado, é possível analisar melhor os erros e imprevistos que acontecem na operação para corrigir problemas com maior agilidade. Qualquer desvio fora do roteiro precisa ser entendido e justificado.

De forma geral, a roteirização, quando bem executada, impacta na transformação da logística trazendo mais eficiência ao departamento. E como vimos, essa melhoria reduz os custos da operação de forma significativa. Mas existem ainda outros resultados que podemos observar.

Quais são os resultados do uso do roteirizador na sua empresa?

roteirização inteligente da logística impacta de maneira positiva o desempenho do negócio. Ela consegue atuar diretamente nos três pilares do desenvolvimento sustentável, reduzindo custos e aumentando o faturamento. Para entender melhor, vamos analisar os resultados em cada um dos três pilares.

1. Resultados no Pilar Social

Com o histórico de escravidão, exploração infantil e más condições de trabalho do país, as questões éticas, sociais e culturais são discussões antigas e que interferem na sustentabilidade de um negócio. Com a roteirização do transporte, é possível melhorar a produtividade da equipe, otimizar o tempo de todos e garantir boas condições no ambiente da frota.

Além disso, com o roteiro aplicado na logística, é possível avaliar como melhorar os processos de trabalho e desenvolver o capital humano da empresa.

2. Resultados no Pilar Ambiental

Seguindo o pilar social, a questão ambiental é a que tem atraído mais atenção na atualidade, em especial dos consumidores mais novos. O mercado cobra constantemente das empresas posicionamento e preocupação com seus impactos no meio ambiente.

Ao se posicionar e entender sua responsabilidade, as empresas aumentam sua reputação e atraem mais clientes e investidores. Nesse sentido, a roteirização consegue colaborar na redução de emissão de carbono ao otimizar o uso do combustível e o número de veículos circulando pelas estradas.

3. Resultados no Pilar Econômico

Há alguns anos o sucesso econômico de um negócio era medido apenas pelo lucro. Hoje uma empresa bem-sucedida é aquela que faz com que o pilar econômico vá ao encontro do ambiental e do social.

A roteirização de transporte permite melhor uso dos recursos da empresa, por isso é possível oferecer serviços e produtos com preços mais justos e competitivos. O resultado disso é empurrar a empresa à equidade — ou seja, a busca do lucro em harmonia com a dimensão social e ambiental.

Empresas que conseguem entender a importância desses três pilares geram maior confiança do mercado e fidelizam seus clientes. No Brasil, a Natura é um ótimo estudo de caso para compreender como a logística pautada nos pilares da sustentabilidade traz resultados concretos ao desenvolvimento dos negócios, gerando valorização e credibilidade da marca perante a concorrência.

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Se quiser potencializar os resultados da sua operação logística, é essencial contar com uma solução inteligente e integrada, não é verdade? Oferecemos diversas opções, como cartão abastecimento e frete.

Para saber mais sobre as vantagens das nossas soluções, assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

 

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios