5 principais tendências da gestão de frotas para 2021

4 minutos para ler

Passamos por um ano com muitos desafios, mas entre os momentos difíceis sempre é possível buscar aprendizados. Com tudo que o mercado vivenciou podemos observar que as tendências de gestão de frotas para o próximo ano inclui ainda mais o uso de tecnologia e novas dinâmicas que se desenharam a partir da pandemia.

Quem quer trafegar com mais facilidade por 2021 deve estar atento ao que o setor aponta como práticas a serem adotadas de forma crescente pelas empresas de transporte e logística. Por isso, separamos 5 principais tendências para você ficar atento e incorporar na sua gestão. Vamos lá?

Adeus ano velho, bem-vindo ano novo! O que esperar de 2021?

Segundo estudo da NTC&Logística, em 2020 houve um pico de 45,2% de recuo no setor de transportes. Apesar dos números preocupantes, o mercado está otimista com o futuro, já que o e-commerce se mostra uma forte tendência com consumidores adotando a entrega em domicílio de forma crescente.

O mercado ainda está sensível com os efeitos do novo coronavírus, mas o transporte de cargas mostrou-se essencial para abastecimento do país o que deixa a todos muito otimistas. O próximo ano ainda trará muitos desafios, mas ao entender as tendências é possível se preparar melhor para os cenários que estão se desenhando.

Quais as 5 tendências de gestão de frotas para 2021?

1. Implementação da inteligência artificial

O uso de inteligência artificial (IA) será o grande diferencial das empresas. Ela consegue fazer a otimização de rotas, avaliar o consumo de combustível e muito mais. Através do aprendizado de dados históricos ela também é capaz de organizar e prever as melhores escolhas, gerando economia em diversos departamentos.

2. Uso de automação nos processos

Já existem recursos tecnológicos para agilizar e otimizar carregamentos, ter controle detalhado de estoque e conseguir fazer o pedido de peças ou insumos apenas quando necessário. Com o mercado exigindo mais agilidade, veremos a automação crescer dentro das empresas de forma exponencial.

3. Adoção de softwares

Para tirar o máximo proveito da inteligência artificial e automação é imprescindível a adoção de programas com interface clara e intuitiva para gestão. Existem softwares que agregam diversas funções no painel, como controle de combustível, monitoramento de rota em tempo real, análise de estoque. As possibilidades de software variam de acordo com a necessidade da empresa, mas a sua praticidade é inquestionável.

4. Sustentabilidade

O mercado está mais preocupado com o impacto das empresas e indústrias no meio ambiente. Isso se reflete nos consumidores preferindo comprar de empresas com práticas sustentáveis. Por isso, lavagem ecológica e adoção da logística reversa são algumas das tendências sustentáveis para 2021.

5. Qualificação

Dirigir um caminhão é tarefa árdua, mas com a tecnologia automotiva invadindo o setor será necessário que os motoristas se especializem para estarem alinhados com os novos processos automatizados de gestão.

Como adotar as tendências na sua empresa?

Toda mudança assusta em princípio, por isso avalie por quais setores começar a implementar estas tendências. Você pode criar práticas sustentáveis na frota por meio de palestras para conscientizar os colaboradores e posteriormente analisar a implementação de um software de controle de combustível.

Crie um planejamento para modernizar a gestão da frota começando por implementações mais rápidas e determinando o tempo e recurso necessário para adotar as novas tecnologias do setor ao longo do ano.

Manter-se atualizado é a melhor maneira de se manter à frente da concorrência. Talvez você já tenha começado a adotar algumas das tendências que mostramos, mas é sempre bom analisar se é possível melhorar. Esperamos que este texto ajude você a começar 2021 com entusiasmo!

Agora que você sabe as grandes tendências de gestão de frotas para 2021, que tal compartilhar com seus colegas nas redes sociais para saber o que eles pensam sobre o assunto?

Posts relacionados