Abastecimento externo x interno: qual o melhor para frota de caminhão?

Sem Parar Empresas: três caminhões em posto de gasolina representando o abastecimento externo

Um dos principais desafios da gestão de frotas de caminhões é lidar com o fato de que cada minuto perdido pode significar prejuízo. Por isso, controlar a frequência dos abastecimentos é essencial, evitando que os motoristas façam inúmeras paradas que podem atrasar a viagem.

É nesse contexto que os gestores se deparam com uma importante escolha: o abastecimento externo e interno. Vamos explorar essas duas estratégias e ajudá-lo a entender qual delas pode ser a melhor opção para otimizar o desempenho da sua frota.

 

Entendendo o abastecimento interno

O abastecimento interno é uma estratégia que envolve a criação de uma infraestrutura de abastecimento dentro das instalações da empresa - é como se fosse um posto de combustível exclusivo no pátio onde os caminhões ficam estacionados. Essa abordagem oferece um alto grau de controle sobre o processo, permitindo aos gestores monitorar de perto os custos de combustível de frotas.

As vantagens do abastecimento interno são ótimas para gestores pragmáticos, pois o modelo permite planejar com antecedência quando determinado caminhão encherá o tanque. Além disso, essa abordagem torna mais fácil a implementação de políticas de economia e a garantia de qualidade do combustível, já que a busca pelo fornecedor fica sob responsabilidade da empresa. 

 

Entendendo o abastecimento externo

Diferente do interno, o abastecimento externo envolve a utilização de postos de combustível diversos. É comum, inclusive, que sejam feitas parcerias com redes já conceituadas. Essa abordagem oferece a flexibilidade necessária para viagens mais longas e para veículos que operam em locais remotos. 

A principal vantagem do abastecimento externo é a conveniência, permitindo que os motoristas reabasteçam facilmente onde quer que estejam. Mas vale lembrar que o ideal é que eles sejam instruídos por seus gestores sobre os locais apropriados para a parada, bem como seja feito um acompanhamento por meio de um controle de abastecimento de combustível à distância.

O ponto é que gestores experientes sabem que, na maioria dos casos, é impraticável evitar o abastecimento externo, especialmente em frotas que realizam entregas em locais distantes. Portanto, a escolha muitas vezes não é entre um ou outro, mas no aprendizado de como equilibrar ambas as estratégias para maximizar o controle e a eficiência.

 

Abastecimento externo x interno: qual escolher?

A decisão entre abastecimento externo e interno não precisa ser uma escolha definitiva. Com o modelo interno, o gestor garante mais controle de abastecimento de frota. Já com o externo, é possível fazer viagens mais longas, o que pode gerar bons negócios e melhores resultados para a empresa.

Inclusive, o abastecimento externo não precisa ser às cegas, confiando apenas nos motoristas. As soluções de automação e gestão eletrônica de combustível permitem que os gestores acompanhem com precisão todos os gastos em postos. Isso evita que problemas como extravio de combustível ou paradas em estabelecimentos não confiáveis aconteçam.

O abastecimento automático funciona por meio de uma tecnologia que conecta a bomba do posto ao tanque do caminhão. Quando os dispositivos se interligam, a quantidade de combustível que entra no veículo será a exata que o gestor deseja, e o abastecimento será feito de forma automática. Além disso, os dados ficam acessíveis para acompanhamento. 

💡 Confira o guia para aprimorar sua gestão de frotas pesadas!

 

Abasteça com estratégia!

Em um setor onde a agilidade é fundamental, a escolha entre abastecimento externo e interno não precisa ser unilateral. O segredo está em adotar uma abordagem estratégica que combine o controle rigoroso com a flexibilidade necessária. 

Quando o abastecimento interno não for possível, a tecnologia é a chave para alcançar esse equilíbrio, permitindo uma gestão de frotas pesadas mais eficiente. Por isso, não deixe de se atualizar e descobrir as melhores ferramentas para otimizar o processo de abastecimento da sua frota, bem como aprender sobre as melhores práticas para aplicar no seu dia a dia com os motoristas.

 

 

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios