Gestão de Veículos

Alta do diesel: 5 dicas para driblar esse aumento e minimizar prejuízos

Escrito por Blog Sem Parar Empresas | 30.9.2019

Um dos itens que mais afeta o orçamento de uma empresa de transportes é o combustível e, com a alta do diesel, saber como economizar é fundamental para driblar os prejuízos e se manter competitivo no mercado. Mas, afinal, é possível fazer isso mesmo com a oscilação dos preços?

Confira a seguir 5 dicas muito importantes que vão ajudá-lo lidar com essa situação. 

1. Invista no treinamento dos motoristas

A primeira de nossas dicas serve não somente para driblar a alta do diesel, mas também para melhorar a eficiência da empresa. Um dos maiores problemas — que gera muito desperdício — são os maus hábitos ao volante, como esticar demais as marchas, correr desnecessariamente ou abusar dos freios.

Tudo isso tem um custo, que impacta diretamente tanto no consumo do veículo quanto na sua manutenção. Uma das formas de economizar combustível é adotando práticas mais eficientes ao dirigir, e esse aprendizado deve vir de treinamentos constantes. Invista na capacitação dos motoristas e veja rapidamente como isso faz diferença.

2. Não exagere no peso da carga

Outra questão que influencia bastante o consumo de combustível é o peso transportado e, embora pareça uma boa ideia andar no limite, isso não é uma verdade. Além de correr o risco de tomar uma multa por transporte irregular, você ainda pode causar acidentes.

Verifique qual é o peso recomendado que cada veículo da sua frota pode transportar e não o sobrecarregue. Isso não só vai ocasionar o excesso de consumo de combustível, mas também o desgaste prematuro de várias peças, como pneus, amortecedores e itens da direção, aumentando os custos de manutenção.

3. Mantenha os pneus calibrados

E por falar em pneus, manter a calibragem ideal é outro fator que impacta diretamente o consumo de combustível e, seja na alta do diesel ou não, eles sempre têm que ser verificados. Trafegar com a pressão abaixo do recomendado aumenta o consumo e força componentes da direção.

Quando acima da pressão ideal, além de perda de aderência, os pneus acabam tendo um desgaste irregular, o que pode acelerar a sua deterioração e, por consequência, aumentar a frequência das trocas.

4. Realize manutenções preventivas

Manter a manutenção dos veículos em dia também é muito importante para evitar prejuízos. Embora isso tenha um custo que muitas vezes compromete uma parte considerável do orçamento, ignorar e deixar a frota rodar em más condições pode trazer ainda mais despesas.

Invista na manutenção preventiva, pois ela comprovadamente é uma forma eficiente de evitar grandes problemas que levam a prejuízos. A substituição de um filtro de ar ou de combustível que já não estão tão bons, por exemplo, impactam muito o consumo, e o gasto com peças novas pode compensar bastante, principalmente quando não são tão caras.

5. Conscientize e monitore a equipe

Para que tudo isso funcione com a máxima eficiência, é fundamental conscientizar a equipe de trabalho que as práticas citadas agregam a todos. Monitorar o desempenho individual e o consumo de diesel também são ótimas formas de economizar. O CTF Abastecimento, por exemplo, é um sistema inteligente e totalmente automático que permite o controle do uso de combustível.

A alta do diesel é algo que afeta a todos, mas, sabendo fazer uma boa gestão da frota, é possível economizar e manter tudo em ordem, mesmo nos dias mais difíceis. Como você viu, algumas das ações são bem simples e podem ser implementadas facilmente. Coloque nossas dicas em prática o quanto antes e confira os benefícios que elas trarão ao seu negócio!

E para alcançar resultados ainda melhores, leia nosso conteúdo sobre o porquê de calcular as rotas ser fundamental para o planejamento do combustível!