O cuidado com o atendimento em postos de gasolina é um dos maiores diferenciais competitivos do mercado. Como a margem para a mudança de preços na venda de combustíveis é cada vez menor, é preciso apostar no contato humano para conseguir fidelizar e agradar a maior parte dos clientes.
Entender as demandas deles e procurar melhores alternativas para cada solução, que vão além do simples abastecimento, pode transformar eventuais compradores em verdadeiros fãs dos seus serviços.
Muitas das vezes, tais pessoas atravessarão maiores distâncias para escolher seu posto. Além disso, com idas regulares ao seu estabelecimento, é muito comum que elas também procurem outros produtos e serviços no seu posto, o que é ótimo para o faturamento.
Nesta postagem, falaremos sobre 3 dicas simples e rápidas que podem ajudar a encantar seus clientes em pouquíssimo tempo. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!
O maior diferencial do atendimento ao cliente é a empatia. Entender a demanda dele de maneira clara e objetiva, sem nenhum tipo de objeção, é o primeiro passo para chamar a atenção de quem não conhece seu empreendimento.
Por isso, aproveite o momento do abastecimento de combustível para conversar com o cliente. Nesse breve momento, faça uma curta saudação, um elogio ou comentário curioso para agradar e cativar a pessoa que vai abastecer o veículo.
Com essa porta de entrada, fica mais fácil oferecer outros produtos e serviços — especialmente se o consumidor já precisa deles e ainda não encontrou um bom local para realizar ou comprá-los.
Na hora de vender produtos ou serviços adicionais, não basta simplesmente repetir frases prontas. É importante fazer uma rápida vistoria no veículo e, em seguida, oferecer uma solução prática para o problema encontrado.
Por exemplo, ao se deparar com vidros sujos, pergunte ao cliente se ele deseja uma limpeza rápida com água. Caso o posto tenha lava-jato, ofereça serviços de higienização automotiva.
No caso de produtos, aproveite essa mesma oportunidade para comercializar itens que possam ajudar o cliente nos cuidados automotivos em outro momento, fora do posto.
Outra alternativa é orientar sobre a troca de óleo ou até mesmo o reabastecimento do líquido de arrefecimento do motor (especialmente em dias mais quentes).
Todo esse cuidado extra — em conjunto da empatia e boa educação — pode elevar bastante suas vendas e o percentual de fidelização da sua clientela. Dê esse passo extra e comece a conquistar novos clientes fiéis.
Por fim, lembre-se de que todo cliente procura um atendimento rápido, especialmente nos dias atuais, em que nossas responsabilidades são enormes e a rotina é cada vez mais urgente. Por isso, tente ser o mais proativo possível.
Não espere até o cliente ter dúvidas, sempre apresente uma solução do seu estabelecimento. Ao ver engarrafamento nas filas, busque auxiliar os motoristas para as bombas de combustível com menos veículos. Encurte o caminho e facilite a vida deles.
Seguindo cada uma dessas 3 dicas, é certo que você verá diferenças no seu faturamento mensal e anual. O atendimento em postos de gasolina sempre pode ser refinado e adaptado para cada localidade. Lembre-se de verificar a sua demanda regional e aposte nestas soluções para se destacar, além de oferecer o melhor preço de combustíveis.
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