Descubra por que é fundamental fazer o balanceamento do seu carro

Sem Parar: Descubra por que é fundamental fazer o balanceamento do seu carro

O balanceamento do carro é de vital importância. Sem essa manutenção periódica, as rodas podem ficar com seu funcionamento comprometido, ocasionando vibrações no volante ou até mesmo no assoalho do carro.

Em ambas as circunstâncias a estabilidade do veículo pode estar em risco, aumentando as chances de acidentes que, de outra forma, poderiam ser completamente evitados com uma revisão.

Para que você entenda mais sobre o que é o balanceamento do carro e sua importância, criamos esta postagem com algumas das informações mais importantes sobre o assunto. Se você tem interesse em saber mais sobre o tema, sugerimos a leitura deste conteúdo até o final!

O balanceamento melhora a estabilidade do veículo

O balanceamento é uma das principais maneiras de assegurar que todas as rodas do carro estão trabalhando da maneira ideal. É nesse serviço de manutenção veicular que os mecânicos avaliam essa parte do carro e a condição geral da suspensão.

Normalmente, o balanceamento é indicado para ser realizado em conjunto com o alinhamento das rodas, que também é outro serviço de vital importância. A cada troca de pneus (ou a cada 10 mil quilômetros, o que chegar primeiro) recomenda-se que o condutor faça essa revisão para evitar problemas.

Veículos com falta de balanceamento podem apresentar vibrações no volantes, ruídos em alta velocidade e até mesmo problemas para trocar de direção em determinadas situações. Tudo isso diminui a estabilidade do carro e até mesmo a vida útil de vários componentes, como suspensão, amortecedores e pneus, que podem começar a se desgastar de maneira irregular.

Os veículos balanceados são mais confortáveis para dirigir

Além da questão mecânica que mencionamos, é preciso também dizer que os carros com balanceamento em dia são bem mais confortáveis de guiar. A falta de ruídos e a facilidade para trafegar em qualquer velocidade são alguns dos prazeres que o condutor encontra ao manter a manutenção do veículo em dia.

A direção fluída e a falta de problemas com os componentes da suspensão também são outros detalhes que podem ajudar bastante na preservação do veículo. Bons carros apresentam todas essas características durante o uso e, para quem pensa na revenda, manter esse aspecto do veículo funcionando devidamente é fundamental para não perder valor de mercado.

A falta do balanceamento pode trazer riscos 

Como você já deve ter percebido, a falta do balanceamento pode trazer riscos elevados para o motorista, especialmente em altas velocidades. Ao sentir vibrações no volante e ruídos, é recomendado diminuir o ritmo e prestar atenção no carro para reduzir o risco de você e sua família sofrer algum acidente.

Problemas na suspensão e na direção, de uma forma geral, são demasiadamente perigosos e podem provocar colisões de altíssimo risco. Portanto, não deixe de avaliar as condições do seu veículo e tenha a manutenção periódica em dia.

Como você viu, o balanceamento do carro deve fazer parte dos cuidados para evitar riscos. Por isso, não deixe de prestar atenção em cada um dos aspectos que comentamos neste post para poder trafegar com total segurança. Na dúvida, procure uma oficina especializada e se informe com um profissional do ramo.

Gostou da postagem? Curta nossa página no Facebook e acompanhe nossas postagens!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios