Caixa eletrônico em posto de combustíveis: saiba a rentabilidade!

Sem Parar: Caixa eletrônico em posto de combustíveis: saiba a rentabilidade!

Ter caixa eletrônico em posto de combustíveis é bem comum no Brasil. Essa alternativa é implementada por empreendedores que sempre buscam aumentar o leque de serviços no seu estabelecimento.

A ideia é fazer com que sua clientela sempre tenha as melhores alternativas para solucionar seus problemas em um único local. A troca dessa facilidade é a fidelidade do cliente que, ao ficar satisfeito com seus atendimentos, sempre retornará e terá seu posto como a melhor opção.

Apesar de essa ideia ser muito aplicada ao redor do Brasil, não é muito comum ver informações sobre a rentabilidade de um caixa eletrônico. Por isso, criamos esta postagem para que você entenda um pouco mais sobre o assunto. Gostou da ideia? Continue a leitura até o final!

Entenda a diferença entre rentabilidade e lucratividade

Antes de aprofundar mais sobre as informações do caixa eletrônico, é muito importante que você entenda a diferença entre rentabilidade e lucratividade. Esses termos são comumente falados no dia a dia, mas a maior parte das pessoas não sabe a diferença entre esses dois conceitos.

A rentabilidade diz respeito ao retorno do seu investimento. Para abrir seu posto, certamente você teve que fazer um investimento inicial, certo? A rentabilidade é o cálculo que nos diz de maneira objetiva a proporção (em reais ou porcentagem) do retorno sobre seu investimento em um determinado tempo.

Já a lucratividade é um tipo de cálculo que faz um “raio x” de todos os seus ganhos e do seu fluxo de caixa. A ideia é saber exatamente qual é o lucro líquido (valor excedente) no seu caixa todos os meses. As duas métricas são importantes e dependem do que o gestor quer analisar.

Aprenda a fazer o cálculo de rentabilidade

O cálculo de rentabilidade é muito simples. Para fazê-lo, basta dividir o lucro líquido com o investimento inicial e multiplicar por 100. Esse resultado estará em porcentagem, o que pode dar uma ideia prática e eficiente do que fazer em seguida para acelerar o retorno sobre o investimento.

Para que você tenha um exemplo, imagine que seu lucro líquido esse mês foi de 100 mil reais e que seu investimento para abrir o posto foi de 1 milhão de reais. A sua rentabilidade foi de 10%, o que significa que em um mês você recuperou 10% do seu investimento inicial.

Saiba como aumentar a rentabilidade no seu posto

A rentabilidade do seu posto está vinculada a muitas variáveis. Para conseguir aumentá-la é preciso, especialmente, aumentar seu número de clientes. É por isso que é muito importante focar na experiência do seu cliente de várias formas possíveis. Se puder medir essa satisfação de alguma forma, ainda melhor.

A inclusão de um caixa eletrônico em posto de combustíveis pode facilitar esse processo, gerando mais uma comodidade para aqueles que param no seu estabelecimento. O ideal é que você inclua um caixa com várias bandeiras diferentes para que, dessa forma, você consiga atender o maior número de clientes possíveis.

O banco 25 horas é uma boa solução e você pode pedir mais informações ligando para o disk atendimento da companhia. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a descobrir mais sobre as finanças e possibilidades do seu negócio.

Gostou do post? Gostou desta postagem? Siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, LinkedIn e assine nosso Blog

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios