O carro blindado corporativo não é tão incomum quanto se imagina. Em grandes centros urbanos e em áreas de maior risco, esse tipo de veículo é muito utilizado para a manutenção da segurança daqueles que transitam pela cidade.
O principal objetivo — e benefício — desse tipo de automóvel é a garantia de que os passageiros não estarão sujeitos aos mais variados tipos de crimes, que podem ir do roubo mais simples ao sequestro. Esses automóveis conseguem resistir ao disparo de várias armas diferentes. A eficácia e proteção da blindagem depende dos materiais e da quantidade de reforço que o carro recebe.
Para que você entenda tudo sobre o assunto, falaremos mais sobre os tipos de blindagem e os demais benefícios desses veículos ao longo desta postagem. Gostou da ideia? Continue sua leitura!
Existem ao todo seis tipos de blindagem automotiva. Todas elas envolvem o reforço de diversas partes do carro, incluindo carroceria e vidros. As partes da carroceria recebem reforço com placas de metal e outros componentes a prova de balas. Os vidros são trocados por materiais mais robustos, capazes de impedir um projétil de entrar no carro.
O tipo de blindagem está relacionado ao tamanho dessa proteção, normalmente usa como referência o tipo de projétil para determinar os níveis de revestimento. Você pode saber mais sobre os tipos de blindagem logo abaixo.
A blindagem do tipo I é a mais simples. Ela protege disparos de menor calibre, como .22 e .38. O preço é o mais em conta e o veículo não fica tão pesado, o que é bom para o consumo de combustível e demais custos com manutenção.
A blindagem do tipo II e II-A tem a intenção de proteger contra todos os disparos de armas menores, incluindo pistolas 9mm e Magnum .357. O veículo é sensivelmente mais protegido que o tipo I, e, consequentemente, seu peso se torna bem maior.
A blindagem III-A consegue aumentar a proteção para submetralhadoras e revólveres calibre .44, o que faz com que o veículo esteja protegido para todos os disparos de armas de mão. No Brasil, esse é o tipo mais comum do mercado.
Já a blindagem nível III, consegue ampliar esse alcance para fuzis e armamentos militares. Essa é considerada um dos revestimentos mais fortes que existem, mas seu uso é restrito e sua instalação não é tão comum, apesar de existir.
A blindagem tipo IV é incomum e proibida para civis. Carros fortes contam com esse tipo de proteção elevada, suficiente para proteger contra metralhadoras de alto calibre.
O maior benefício de um carro blindado é a proteção contra a maior parte dos crimes cometidos por mão armada. O carro fica resistente o suficiente para que a vítima tenha a possibilidade de reação de uma fuga, o que sem dúvida alguma é determinante para sua segurança imediata.
Em conjunto com o carro blindado corporativo, as TAGs de pedágio podem ajudar a facilitar o trânsito entre as cidades e a reduzir o risco por conta da menor permanência no trânsito. Nossas TAGs funcionam em veículos blindados e são uma solução para quem precisa de menos exposição na cidade.
Ficou interessado e quer saber mais sobre nossas TAGs? Entre em contato conosco e tire todas suas dúvidas!