Conveniência, economia e praticidade. Da forma como percebemos, esses são os fatores que estão popularizando o carro por assinatura, tanto no mercado convencional quanto nas frotas. Por isso, elaboramos este material completo sobre o assunto. Caso ainda não saiba, essa modalidade nada mais é do que a locação, mas feita de maneira mais prática, flexível e intuitiva.
Nesse formato, em vez de comprar o veículo, o consumidor apenas contrata um plano de locação, evitando todos os custos que precisaria arcar caso o veículo fosse seu — e, abaixo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre o tema. Então não perca tempo e acompanhe!
A “grande sacada” do carro por assinatura é justamente a praticidade desse formato, que reduz ao máximo os desafios e os custos para a utilização de um bom veículo. Não por acaso, até mesmo as montadoras estão embarcando nessa tendência, criando os próprios planos de assinaturas com seus modelos. Agora, conheça as principais vantagens dessa modalidade!
É bom ter um carro, mas a burocracia pode ser estressante. Com o carro por assinatura, você corta isso tudo e não precisa se estressar com IPVA, licenciamento, transferência e afins. Basta assinar o contrato e pagar as mensalidades do seu plano.
A compra de um carro pode levar algum tempo, ainda mais se o modelo que você quer não estiver disponível. Com a locação, você já conta com um número razoável de unidades disponíveis, e o intervalo entre a assinatura e a entrega das chaves é mínimo.
Além de não arcar com o custo de um seguro convencional, você não precisa se preocupar com a procedência, pois sabe que é um zero km. Além disso, também não há o medo da depreciação, pois você não precisará revender o veículo.
Todo bônus tem seu ônus. Para alguns consumidores, a propriedade é muito mais importante do que a experiência. Por isso, também selecionamos alguns pontos que podem ser vistos como desvantagens dos carros por assinatura. Confira!
Na modalidade de assinatura, o carro não é seu. Portanto, os pagamentos que você faz não servem para quitar um plano de financiamento ou algo do tipo. Na realidade, você está pagando exclusivamente para utilizar essa propriedade.
E como o veículo não é seu, você fica limitado quanto às personalizações. Ou seja, não é possível adesivar, mudar adereços estéticos, aprimorar componentes ou instalar novos equipamentos — o que pode ser frustrante para alguns consumidores.
Mas, no fim das contas, essa análise depende exclusivamente do seu perfil de uso. Da forma como percebemos, o carro por assinatura é uma modalidade que chega para trazer flexibilidade ao mercado, especialmente para as gestões que querem renovar as frotas e para aqueles condutores que não fazem questão de ter um veículo necessariamente.