Gestão de Veículos

Carros elétricos: conheça agora essa nova tendência do transporte

Escrito por Blog Sem Parar Empresas | 21.7.2022

Os carros elétricos já fazem parte da nova revolução automotiva. Cada vez mais vemos novos modelos sendo anunciados e, a autonomia que antes era pequena, a cada ano parece aumentar sensivelmente, graças aos avanços tecnológicos proporcionados pelo setor.

No Brasil, já podemos ver vários modelos em funcionamento. Algumas montadoras já vendem esses veículos diretamente da fábrica para o consumidor final. A aceitação costuma ser muito positiva e intrigante por aqueles que já tiveram o prazer e o privilégio de andar em um desses veículos.

Nesta postagem, falaremos mais sobre essa nova tendência, sem deixar de mencionar as vantagens e a expectativa para os próximos anos. Se você é amante do setor automotivo, recomendamos a leitura deste post até o final. Pronto? Vamos em frente!

Por que os carros elétricos se tornarão o padrão automotivo?

As razões pelas quais vemos os carros elétricos se tornando cada vez mais comuns são diversas. A variação dos preços dos combustíveis e a escassez do petróleo são duas questões frequentemente apontadas como força motriz para a inovação do setor automotivo, que permaneceu razoavelmente inalterado nesse aspecto por muitas décadas.

Além dessa preocupação com os combustíveis fósseis, o aquecimento global é outro problema — ainda mais importante — que impulsiona uma mudança radical na maneira como vivemos hoje em dia.

A frota veicular global é apontada como uma das principais causadoras do efeito estufa e, consequentemente, do aumento da temperatura no globo. Portanto, a diminuição do CO2 na atmosfera depende quase exclusivamente da redução desses veículos na rua.

Dito isso, é de se esperar que esses carros se tornem cada vez mais comuns. Mas quem pensa que a mudança tira o prazer de dirigir está enganado. Existem inúmeras vantagens que esses carros proporcionam e nós falaremos mais sobre elas abaixo.

Quais são as vantagens desse tipo de veículo?

Para quem gosta de guiar, é preciso dizer que os carros elétricos já estão superando os antigos carros com combustão interna. A entrega de torque — popularmente conhecida como “força” do motor — é imediata e, em poucos segundos, é possível sentir o carro acelerando em um intervalo de tempo nunca antes visto, o que é uma ótima notícia para os entusiastas.

Além da performance, o veículo tem muitas vantagens na hora da manutenção. Com menos partes móveis, uma série de componentes não precisa ser trocada. Juntas, velas, cabos e uma infinidade de peças deixam de existir, o que é um ponto positivo no bolso do consumidor, especialmente daquele que costuma rodar bastante todos os meses.

Por fim, não podemos deixar de mencionar a economia no momento de reabastecer: os carros elétricos são infinitamente mais econômicos nesse aspecto. A depender da estação de carregamento, a recarga pode ser até mesmo gratuita, tendo somente como contraponto o período de tempo até a recarga total da bateria. Apesar de todas as vantagens, os veículos ainda não são a maioria nas ruas.

Quando eles estarão em maior número na rua?

Dizer quando os veículos estarão em maior número nas ruas do Brasil é uma tarefa difícil. O que podemos afirmar é que a cada dia existem mais exemplares transitando nas estradas do nosso país.

Para se tornarem a maioria é preciso que algumas coisas mudem. A principal dificuldade é encontrar pontos de carregamento, o que faz com que seja necessário um investimento de infraestrutura dentro do nosso território.

Outro impeditivo para a popularização é o preço dos modelos, que só tenderá a cair quando a produção desse tipo de modelo se tornar cada vez mais frequente e habitual. Para quem busca uma estimativa média e uma notícia inspiradora, saiba que a Volvo — montadora sueca — já afirmou que somente produzirá veículos elétricos a partir de 2030.

Nesse exato momento há uma intensa mudança na produção da marca e estima-se que, em um futuro breve, outras marcas sigam o mesmo rumo. Teremos de esperar um pouco para ver a popularização dos carros elétricos, mas sua relevância já não pode mais ser descartada. Para os mais antenados, os próximos anos serão interessantes e incrivelmente inovadores no setor automotivo.

Gostou da postagem? Assine nossa newsletter agora mesmo e não perca mais nossos conteúdos!