Controle: esse é um tema prioritário ao gestor de frotas! Afinal, além de acompanhar inúmeras estatísticas e indicadores, esse profissional também deverá estudar boas alternativas para administrar o pagamento dos motoristas. Por isso, dedicamos este artigo ao cartão frete.
Para o segmento logístico, essa é uma solução fundamental para garantir a regularidade da operação junto à lei. Porém, existem outros benefícios e curiosidades em torno desse cartão. Portanto, acomode-se e embarque nesta leitura para conhecer ainda mais sobre o tema!
Antes, precisamos recapitular dois pontos: o CIOT e o PEF. Em meados de 2011 ocorreu a implementação do Código Identificador da Operação de Transportes, trazendo segurança às atividades logísticas e impedindo abusos patronais contra os motoristas.
No geral, o CIOT foi uma burocracia positiva, abolindo a Carta-Frete ao mesmo tempo em que passou a submeter as operações logísticas à supervisão da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres.
A obrigatoriedade da emissão desse código foi atribuída aos empregadores que contratassem prestadores de serviços nas seguintes categorias:
Para emitir o CIOT, o contratante deveria adequar o pagamento para alguma solução digital, garantindo e reportando a remuneração do contratado para a ANTT. Aqui, entram as administradoras de PEF, o Pagamento Eletrônico do Frete.
E é justamente disso que se trata esse cartão, uma alternativa regulamentada que unifica:
Mas não pense que as vantagens se resumem aos usuários! Sob um ponto de vista administrativo, os maiores beneficiados são as empresas. Como exemplo, podemos listar os diferenciais da solução parceira da CTF, que otimiza a gestão do pagamento do frete, oferecendo:
Para além dessas vantagens, ainda vale lembrar a integração total com o CTF Abastecimento, uma solução que automatiza a gestão do consumo de combustível. Como diferenciais, essa iniciativa garante:
Os gastos pessoais de um cartão frete, como os saques, compras e pagamentos realizados pelo funcionário não podem ser monitorados, pois isso seria considerada uma grave violação de privacidade.
Contudo, a situação muda quando tratamos do CTF Abastecimento, especializado apenas no monitoramento do consumo e pagamento de combustíveis. Além disso, essa é uma solução exclusiva, em que todo o acompanhamento pode ser resumido da seguinte maneira:
Quando combinadas, essas soluções entregam o máximo de otimização nos processos de pagamento da frota, garantindo a regularidade das operações, a remuneração dos funcionários e a precisão dos abastecimentos.
Agora que você conhece mais sobre as vantagens do Cartão Frete da Sem Parar, entre em contato conosco e conhecer os nossos serviços para aprimorar a sua empresa. Para isso, acesse o portal e seja nosso cliente!