5 dicas para otimizar as atividades em centros de distribuição

Sem Parar Empresas: mulher analisando prateleiras para otimizar a operação em centros de distribuição

A logística é composta por vários processos que compõem um sistema integrado. Nesse contexto, o centro de distribuição é uma parte crucial para quem busca eficiência operacional aliada à otimização e à qualidade dos serviços.

A forma como os produtos são gerenciados em um armazém faz uma diferença enorme no fluxo logístico. Pode ser que você já tenha escutado sobre a importância de melhorar e ajustar essas operações, mas não saiba fazê-las de modo prático e competitivo.

Neste artigo, reunimos cinco dicas para aperfeiçoar centros de distribuição no tocante à economia, redução de custos, investimentos e gestão de tempo. Ficou interessado? Então, continue a leitura e tire suas conclusões.

 

1. Aposte na tecnologia

É praticamente impossível armazenar e distribuir mercadorias com eficiência sem recorrer a sistemas de gestão. Eles são responsáveis pela automatização de processos de rotina, baixa nos erros e aumento da produtividade dos colaboradores.

No que se refere à logística de centros de distribuição, existem ferramentas de diversas modalidades. São programas ERP, TMS e WMS modulares, que podem ser configurados de acordo com a demanda do seu negócio. Há soluções acessíveis no mercado, e mesmo empresas pequenas se beneficiam dessas ferramentas.

 

2. Revise o layout

Em muitos casos, arranjar os itens estocados de uma forma diferente resulta em um processo mais dinâmico. Quando isso é feito de maneira intuitiva, são envolvidos nas operações chegada e saída mais ágeis de produtos e menos equipamentos.

O primeiro passo é conhecer muito bem o espaço físico disponível e elaborar um layout que seja compatível com as melhores práticas de controle de armazenamento. Considere fatores como sazonalidade e giro de mercadorias. Aquelas com maior saída precisam ser mais fáceis de estocar e distribuir.

 

3. Mapeie processos

O mapeamento é essencial para analisar todas atividades de ponta a ponta, desde a contratação dos fornecedores até a entrega ao cliente ou consumidor final. Isso é necessário para detectar gargalos no percurso e classificar ações críticas para encontrar melhorias.

Já para otimizar a distribuição efetiva das mercadorias, invista em soluções de roteirização, que criem mapas inteligentes conforme as demandas, prazos e prioridades da empresa. Assim, é possível definir rotas considerando fatores como:

  • consumo de combustível;
  • caminho mais rápido e seguro;
  • destinos e pontos de parada;
  • distâncias percorridas;
  • porte da frota.

Dessa maneira, você elabora esquemas de distribuição melhores e mais rentáveis, suprindo as necessidades da empresa e dos clientes.

 

4. Faça a adequação de equipamentos

Outra prática que merece destaque é a organização de equipamentos. O que não está em uso deve ser direcionado para locais distantes dos setores de picking (separação e preparação de pedidos) e packing (embalamento de produtos). O mesmo serve para as empilhadeiras, os veículos de palete elétrico, as ferramentas de utilização manual etc.

Quando equipamentos não usados são deixados no corredor do CD, as atividades se tornam mais complicadas. Sem falar na possibilidade de acidentes relacionados à desorganização do ambiente. Cuide disso para favorecer o fluxo dos processos.

 

5. Use indicadores

Só é possível avaliar a eficiência das atividades, se levantar indicadores que mensurem o desempenho e a qualidade do serviço prestado no CD. O primeiro passo é determinar quais são os KPIs mais relevantes e definir os métodos que serão praticados para conseguir esses números.

Veja alguns exemplos de indicadores:

  • tempo de ciclo de pedidos;
  • índice de ocorrências;
  • exatidão das notas fiscais de transporte;
  • nível médio de estoque;
  • média de custos com manutenção de equipamentos;
  • acuracidade de inventário;
  • cálculo do ROI (Retorno Sobre Investimentos).

A partir desses dados, faça reuniões periódicas com todos os profissionais envolvidos no processo, para analisar os dados e buscar a melhoria contínua no setor.

As recomendações mencionadas acima são fundamentais para aprimorar os centros de distribuição. Nesse sentido, a Sem Parar pode otimizar a operação logística da sua empresa de forma estratégica e automática. Nosso sistema é referência nos setores de transporte e de gestão de frota no Brasil. Com ele, é possível registrar dados sem interferência humana, como o volume e o preço do combustível. É uma ferramenta de gestão de abastecimento robusta, que pode gerenciar toda a cadeia de consumo de combustíveis da sua empresa.

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