CRLV digital para veículos com CNPJ: como fazer o download?

Mulher em frente a um carro branco olhando seu celular para aprender como imprimir o CRLV Digital de Pessoa Jurídica com a Sem Parar Empresas

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é um documento essencial para qualquer proprietário de veículo. Ele funciona como comprovante de que todos os detalhes do automóvel estão de acordo com as leis de trânsito.

Mantê-lo em dia é essencial para evitar multas, problemas legais, prejuízos e dores de cabeça. Além disso, ao rodar com o veículo, o motorista deve portar o documento. Para facilitar, o CRLV digital ajuda a estar sempre com o certificado em mãos. 

 

O CRLV é obrigatório para carro com CNPJ?

A resposta é sim, pois esse documento é fundamental e obrigatório para qualquer veículo que circule nas vias públicas brasileiras, mesmo que seja seu carro de trabalho. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), automóveis registrados em nome de empresa (CNPJ) devem possuir o documento, pagar o licenciamento anual e mantê-lo atualizado para poder circular sem problemas.

É importante lembrar também que o vencimento dessa documentação varia conforme o final da placa do veículo, assim como acontece com os automóveis de pessoas físicas. Por isso, é importante ficar atento a essas datas para evitar riscos de multas e circulação irregular durante sua rotina de visita comercial.

 

É possível emitir o CRLV Digital pelo aplicativo da CNH?

A emissão do CRLV por meio da carteira de motorista digital facilita e muito a vida dos motoristas, tornando o documento acessível por meio de smartphones, sem a necessidade de andar com papéis. Porém, essa possibilidade só está disponível para pessoas físicas. 

Quem dirige veículos registrados em nome de pessoas jurídicas precisa ter atenção à obrigatoriedade de possuir o documento físico do Licenciamento. Portanto, a solução para essa situação é um pouco diferente, mas bastante simples: é possível acessar o CRLV Digital no sistema do Detran, sem sair de casa. Depois, basta imprimi-lo e mantê-lo no veículo.

 

Como baixar o CRLV Digital de pessoa jurídica?

Como você viu, ao contrário das pessoas físicas, a opção não está disponível no aplicativo da CNH Digital. Mas mesmo assim, o acesso é simples. 

Lembre-se: para baixar o documento atualizado, é fundamental que, antes, você realize o pagamento do Licenciamento dentro da data estipulada para seu veículo. Confira a seguir um passo a passo para obter o CRLV Digital para pessoa jurídica: 

  • Passo 1: Acessando o Portal de Serviços Senatran

Basta digitar no Google “Senatran” ou clicar no link a seguir: https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home

  • Passo 2: Entrando com a sua conta gov.br
No canto direito da página inicial do Portal de Serviços Senatran, você verá um menu. Clique na opção "Entrar com gov.br". Isso permitirá que você acesse o portal usando as credenciais da sua conta.

  • Passo 3: Selecionando "Certificado Digital"
Após fazer login com sua conta gov.br, você será direcionado para a página principal do Senatran. Agora, selecione a opção "Certificado Digital". 

  • Passo 4: Acessando "Meus Veículos"
Na tela seguinte, você encontrará diversas opções. Procure por "Meus Veículos" e clique nessa opção. Aqui, você poderá visualizar informações relacionadas aos veículos registrados em nome da sua pessoa jurídica.

  • Passo 5: Visualizando os veículos registrados
Após clicar em "Meus Veículos", você será direcionado para uma tela onde estarão listados os veículos registrados em nome da sua pessoa jurídica. Essa lista deve conter o veículo que você deseja obter o CRLV-e.

  • Passo 6: Baixando o CRLV no formato desejado
Selecione o veículo desejado na lista. Em seguida, você terá a opção de baixar o CRLV-e. Você pode escolher o formato do arquivo, seja em PDF ou p7s, de acordo com sua preferência. Clique na opção desejada para iniciar o download.

  • Passo 7: Download e impressão
Após clicar na opção de download, o arquivo do CRLV-e será baixado para o seu dispositivo. O ideal é  imprimir o documento em uma folha tamanho A4 para tê-lo fisicamente. Isso pode ser útil caso seja necessário apresentá-lo em alguma situação.

  • Passo 8: Mantendo o CRLV-e com você
É importante guardar o documento em um local seguro e, sempre que for dirigir o veículo, certifique-se de tê-lo consigo. Se outra pessoa da sua empresa utilizar o carro, lembre-se de que ela também deve portar uma impressão do CRLV-e. Isso é fundamental para garantir que você esteja em conformidade com as normas de trânsito.

Dica: se preferir, ou se a empresa não possui certificação digital, você pode solicitar o serviço de impressão presencialmente no Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA). 

Vale reforçar que dirigir um veículo sem o documento de licenciamento é considerado multa gravíssima pelo CTB, o que implica em: 

  • 7 pontos adicionados à CNH do condutor;
  • Multa no valor de R$293,47.

💡 Quer mais dicas de administração de veículos? Confira o guia da gestão de carro para MEI.

Mantenha seu veículo em dia!

Manter o veículo de trabalho em dia vai muito além da documentação. A manutenção regular, direção segura e o uso de acessórios úteis contribuem para uma rotina mais eficiente e longe de preocupações. 

Um veículo bem cuidado não só aumenta a produtividade, mas também garante a segurança no trânsito, além de evitar transtornos. Por isso, não deixe de adotar boas práticas e mantenha o seu automóvel pronto para uma rotina eficiente!

New call-to-action

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios