Saiba como consultar os pontos da CNH online

Saiba como consultar os pontos da CNH online

A CNH online digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação, que permite ao motorista ter acesso aos dados e informações de forma digital, inclusive consultar pontos na CNH online, sem precisar portar o documento físico.

Essa versão digital pode ser acessada pelo motorista a qualquer momento e lugar, desde que tenha acesso à internet. O objetivo dessa tecnologia é facilitar a vida dos motoristas e tornar o processo de identificação e comprovação de habilitação mais rápido e prático. 

Quer saber como funciona a consulta de pontos na CNH digital? Siga a leitura e entenda!

Onde consultar os pontos da CNH?

Você pode fazer a gestão de multas e consultar os pontos da sua CNH de diversas formas, dependendo do estado onde você reside. Entre as principais, você pode escolher:

  • site do Detran, já que muitos departamentos estaduais de trânsito possuem seu próprio site, onde é possível consultar informações sobre a CNH, incluindo a quantidade de pontos;
  • aplicativo móvel, pois alguns Detrans oferecem aplicativos para smartphones que permitem essa consulta de informação sobre a CNH;
  • atendimento presencial em uma unidade do Detran;
  • CNH digital.

Afinal, como consultar os pontos na CNH online?

Como você pôde notar, a CNH online oferece ainda mais praticidade para o motorista, assim como na hora de apresentar o documento (que dispensa o físico), consultar os pontos na CNH ficou muito mais prático.

Para ter acesso à CNH online digital, é preciso que seu estado adote esse sistema e que você faça a solicitação dessa versão. Além disso, é preciso ter um dispositivo móvel, como smartphone ou tablet, para visualizar o documento.

Para consultar os pontos na CNH online é fácil, veja um tutorial rápido:

  • acesse o aplicativo;
  • clique na aba “serviços”;
  • entre em “CNH”;
  • selecione a opção “demais serviços de CNH”;
  • depois em “informações em pesquisas”;
  • por fim, clique em “Pontos na CNH”.

Seguindo esses passos, você pode digitar o número de registro da sua CNH, a data do seu nascimento e, então, clicar em concluir. Assim, a informação que você está procurando aparece na tela. 

Quantos pontos posso tomar na carteira de motorista?

Na maioria dos estados brasileiros, o motorista pode acumular até 20 pontos em sua CNH antes de ter a sua habilitação suspensa. Após chegar a essa pontuação, a CNH deve ser suspensa por um período determinado, que pode variar de três meses a um ano, dependendo da gravidade da infração cometida.

É importante destacar que algumas infrações que podem resultar na cassação imediata da CNH, independentemente da quantidade de pontos acumulados. Por exemplo, dirigir embriagado que é uma infração que pode resultar na cassação imediata da CNH.

7 pontos na carteira de motorista

Quando o motorista acumula 7 pontos na CNH, ele é considerado um infrator grave e pode ser notificado pelo Departamento Estadual de Trânsito para comparecer a uma audiência de defesa. Nesta audiência, o motorista pode apresentar sua defesa e argumentos para tentar evitar a suspensão da CNH.

40 pontos na carteira de motorista

Se um motorista acumular 40 pontos na CNH, ele será considerado um infrator grave e pode ter sua habilitação cassada. A cassação significa que a CNH é cancelada e o motorista perde o direito de dirigir veículos.

Após a cassação da CNH, o motorista deve esperar um período determinado pelo Detran para solicitar uma nova habilitação. O período de espera pode variar de acordo com o estado, mas geralmente é de um a três anos. Durante este período, o motorista não pode dirigir veículos.

Chegando até aqui, você compreendeu como consultar pontos na CNH online, além de ter conferido quais são os outros caminhos para encontrar essa informação e quais são os limites de pontos na carteira de motorista. Vale a pena sempre reforçar a importância de seguir as leis de trânsito e evitar cometer infrações para manter a validade e a segurança da sua CNH!

Quer se manter por dentro de todas as novidades produzidas pela Sem Parar Empresas? Então nos acompanhe nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn. Você também pode assinar a nossa newsletter e receber os conteúdos em primeira mão!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios