Para quem trabalha com transporte, conduzindo cargas a diferentes localidades, uma das principais preocupações é respeitar os prazos. Para isso, muitas vezes o motorista comete algumas imprudências, o que não é nada bom. Dirigir com responsabilidade é fundamental, bem como manter o caminhão em boas condições de usabilidade.
A manutenção garante mais eficiência no transporte e segurança para a carga, o caminhão, o motorista e terceiros (são comuns acidentes envolvendo mais de um veículo). A falta de manutenção adequada implica atrasos nas entregas e aumenta as possibilidades de sinistros.
Vamos enumerar, a seguir, alguns cuidados com o caminhão que ajudarão a melhorar o desempenho dele e a evitar prejuízos diversos. Confira!
A manutenção de pneu de caminhão deve ser uma das principais prioridades na gestão de frota. Para verificar a pressão dos pneus, o ideal é utilizar um calibrador eletrônico — e não o antigo método.
É preciso rodar com os pneus na pressão recomendada pelo fabricante para que o caminhão trafegue com mais segurança, melhor equilíbrio e estabilidade, evitando consumo elevado de combustível.
A calibragem correta promove uma duração mais extensa dos pneus, inibindo desgastes prematuros. Outra dica importante para a conservação dos pneus é a realização periódica de rodízios (consulte o manual do fabricante para saber o período com exatidão).
Entre os cuidados com o caminhão, não se pode esquecer do limite de carga suportável conforme o modelo do veículo. Infelizmente, ainda é comum o desrespeito a essa restrição. Assim, o transporte de quantidades em excesso ameaça a integridade da carga e a segurança em geral.
De acordo com a natureza e o volume da remessa, é preciso escolher o tipo de caminhão mais adequado, impedindo desgaste desnecessário nos componentes do veículo. O desequilíbrio entre o volume de carga e o limite suportado gera instabilidade durante o tráfego.
Existem caminhões que apresentam indicador eletrônico do nível de óleo no painel. Em outros, é necessário usar uma vareta. Nesse caso, a medição deve ser feita enquanto o motor está frio e o caminhão parado em um local plano.
O óleo no nível apropriado protege a árvore de manivelas (virabrequim) contra o engripamento resultante de pouco óleo. O nível baixo é um alerta sobre eventuais problemas no motor, que devem ser corrigidos logo.
Vamos listar algumas boas práticas de direção que estão entre os principais cuidados com o caminhão:
Hoje é prática comum, em muitos postos, a utilização de um combustível falsificado ou adulterado, que tende a diminuir a vida útil do veículo. O produto de baixa qualidade pode entupir os bicos injetores, aumentar o consumo de combustível e enfraquecer a potência do motor.
Atente-se aos postos de gasolina que têm má reputação e procure abastecer somente nos mais confiáveis, que costumam ser elogiados pelos clientes.
O líquido de arrefecimento ajuda o motor a funcionar na temperatura ideal. Ele deve ser verificado antes da viagem para se ter a certeza de que o fluido está no nível apropriado. Em volume baixo, os componentes do motor podem sofrer danos. Já o superaquecimento consegue produzir falhas ainda mais sérias.
Fique atento a esses cuidados com o caminhão para garantir bons serviços aos clientes e evitar perdas financeiras e materiais, além de problemas envolvendo questões trabalhistas e responsabilidade civil.
Você já entendeu o quanto é importante escolher o veículo correto conforme a natureza da carga. Aproveite e conheça mais sobre os diferentes modelos de caminhão!