Como aprimorar seu controle de frota com estratégia
Equipe Sem Parar Empresas - 14.8.2024
O controle de frota envolve monitoramento, manutenção dos caminhões, e claro, a garantia de que a operação seja eficaz.
A forma como o gestor conduz o controle de sua frota eficiente pode ser o verdadeiro divisor de águas entre lucro e prejuízo. Portanto, implementar uma boa estratégia é indispensável para manter a saúde do negócio. Vamos às melhores práticas?
Tudo o que se faz no controle de frota pesada
A gestão de frotas envolve uma série de funções que visam otimizar o uso dos veículos e garantir que todas as operações sejam realizadas conforme o planejado. Entre as principais responsabilidades dos profissionais desta área estão:
- Roteirização: muito além de traçar um simples caminho para chegar ao destino, a roteirização envolve estratégias para economizar tempo e combustível, englobando as múltiplas paradas de uma mesma operação.
- Manutenção preventiva: assim como qualquer veículo, é necessário montar um cronograma de manutenções básicas, como gestão de pneus de caminhão, troca de óleo, renovação de peças etc.
- Gestão de combustível: o diesel representa o maior gasto de uma frota. Por isso, a pesquisa por postos confiáveis e mais baratos, bem como análise de consumo, são tarefas essenciais.
- Cumprimento de legislações: regras da rodovia, peso de carga e documentações devem estar sempre adequados para evitar maiores dores de cabeça.
Uma gestão de frotas bem estruturada traz inúmeras vantagens, como a redução de custos operacionais, o aumento da vida útil dos veículos, a melhoria da segurança dos motoristas e a minimização dos impactos ambientais.
Desafios no controle de frota de caminhões
Controlar uma frota de caminhões é uma tarefa complexa, especialmente à medida que o número de veículos aumenta. Pense que, quanto maior o volume de caminhões, mais pneus para olhar, mais documentos para pagar e mais motoristas para contratar.
São inúmeros desafios que surgem no controle de frota, sendo os principais:
- Altos gastos: os custos operacionais, como combustível, manutenção e salários, podem ser grandiosos, e é necessário um bom planejamento para equilibrar o que entra e o que sai do caixa da empresa para evitar prejuízo.
- Segurança: a integridade dos motoristas da frota, das cargas transportadas e dos demais veículos que cruzarão pelo caminho é uma prioridade constante e demanda extrema atenção.
- Diferentes datas de manutenção de veículos: coordenar manutenções preventivas e corretivas de diversos veículos pode ser complicado, uma vez que dificilmente serão todas no mesmo dia. É necessária uma organização rigorosa para não deixar nenhum passar em branco.
- Regulamentações e leis: além de serem diversas leis no ramo do transporte, elas estão em constantes atualizações, demandando cuidado do gestor para acompanhá-las e se adaptar às mudanças.
- Problemas com fraude de combustível: como saber se o dinheiro destinado ao abastecimento não foi usado para encher um galão e revender? Identificar fraudes é uma das maiores dores entre os gestores de frotas.
6 dicas para aprimorar seu controle de frota
Para enfrentar esses desafios, é necessário adotar práticas e tecnologias que otimizem a gestão de frotas. Veja as dicas que separamos para aprimorar seu controle:
- Invista em tecnologia de rastreamento: equipe todos os veículos com tecnologia de monitoramento em tempo real para garantir que os motoristas cumpram as rotas definidas para a operação.
- Implemente sistemas de gestão de combustível: adote tecnologias de controle de combustível, como abastecimento automático, que permite acompanhar exatamente quanto entra no tanque, evitando fraudes.
- Lembre-se do meio ambiente: a gestão sustentável de frotas é altamente valorizada entre os consumidores, além de estar cada vez mais em pauta nas legislações.
- Documente e gere lembretes de manutenção: planilhas ou softwares podem ajudar no agendamento das manutenções mecânicas e de documentação de cada veículo, enviando lembretes para que nenhum caminhão fique em atraso.
- Capacite os motoristas: os treinamentos são essenciais para disseminar boas práticas de condução, além de compartilhar as tecnologias de monitoramento, a fim de que todos estejam conscientes de que não é possível mudar rotas ou cometer fraudes.
- Mantenha-se atualizado com as regulamentações: diante da complexidade desta tarefa, é recomendado investir em um departamento ou profissional dedicado a acompanhar as mudanças nas leis e regulamentos que afetam a operação da frota.
🚛 Confira nosso guia completo para maximizar sua gestão de frotas pesadas!
Controle sua frota com estratégia!
Fazer o controle de frota requer uma combinação de boas práticas, tecnologias avançadas e um senso crítico aguçado para adaptar as estratégias conforme necessário. Cada transportadora possui suas particularidades, e cabe ao gestor de frota identificar as melhores soluções para o seu cenário.
Mesmo com demandas específicas, sempre há boas práticas gerais para serem exploradas. Não deixe de estudar para garantir o sucesso do seu negócio!
Destaques
Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…