Tecnologia: tudo sobre fleet management para sua frota de caminhões

Sem Parar Empresas: homem com um tablet em mãos perto de um caminhão usando o software de fleet management

O setor de logística demanda eficiência no controle sobre todas as etapas de uma operação. Quanto maior a empresa, mais desafiadora é a tarefa de administrar veículos, rotas, distribuição de tarefas, rotina dos motoristas etc.

É por isso que o investimento em tecnologia é um verdadeiro diferencial estratégico. A necessidade por agilidade e precisão, cada vez maiores, demonstram a importância em adotar soluções avançadas em softwares para fleet management. Você sabe como essas plataformas realmente funcionam e como elas podem te ajudar?

 

Conceito de fleet management

Fleet management - ou gestão de frota - é o processo de gerenciar uma operação e os veículos alocados a ela de maneira estratégica. Os seus principais objetivos são maximizar a utilização dos recursos, garantir uma manutenção adequada (combustível, mecânica, entre outras), otimizar rotas e, com tudo isso, reduzir os custos operacionais. Com o avanço da tecnologia, softwares especializados se tornaram aliados para organizar melhor e automatizar essas tarefas.

Essas tecnologias oferecem diversas funcionalidades, como o rastreamento em tempo real dos veículos, o monitoramento do desempenho do motorista e até mesmo a análise de dados do consumo de combustível. 

Com todos esses recursos, é possível identificar padrões de uso, evitar desperdícios e controlar os investimentos, especialmente em relação ao combustível. Isso porque esta variável costuma estar entre as maiores despesas das frotas. Resumindo, o fleet management com uso de software ajuda a aumentar a eficiência e a lucratividade de um serviço de transporte na prática.

 

Vantagens da implementação de um software fleet management

Dentre os inúmeros desafios no gerenciamento de uma frota, os mais impactantes são os altos custos operacionais, a manutenção dos veículos e as rotas ineficientes. No entanto, a implementação de um software para fleet management pode superar essas dificuldades e trazer uma série de vantagens, tais como:

  • Otimização de tempo: na plataforma, é possível planejar e programar rotas mais eficientes levando em consideração fatores como tráfego, condições climáticas e horários de entrega. Isso ajuda a reduzir o tempo gasto em deslocamentos e aumenta a produtividade da equipe.

  • Economia de gastos: a partir do controle de abastecimento de frota e da identificação de rotas mais econômicas, é possível reduzir os custos, especialmente os relacionados ao diesel.

  • Fidelização dos clientes: a capacidade de oferecer prazos de entrega precisos e confiáveis graças à otimização das rotas contribui para aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, a fidelidade à sua empresa.

  • Qualidade de vida dos funcionários: é possível reduzir o estresse dos motoristas ao proporcionar viagens mais seguras e bem roteirizadas. Além disso, a programação eficiente das rotas pode evitar horas extras excessivas e garantir um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

  • Valorização do serviço prestado: com uma operação de transporte mais eficiente, pontual e confiável, você se destaca no mercado e valoriza o seu serviço. Isso pode resultar em uma reputação positiva, novas oportunidades e um crescimento sustentável.

 

Combinando fleet management a softwares para transportadoras

Além do software de fleet management para transportadoras, é fundamental reconhecer a importância de sistemas adicionais para uma gestão cada vez mais otimizada. Existem diversas soluções essenciais para o sucesso da empresa, como:

  • ERP (Enterprise Resource Planning): o ERP é um sistema integrado de gestão empresarial que permite o controle e a coordenação de diversas áreas da empresa, como finanças, recursos humanos e logística. Ao utilizar os sistemas em conjunto, é possível ter uma gestão mais eficiente, otimizando processos, melhorando a comunicação entre equipes, reduzindo custos e oferecendo um serviço de alta qualidade.

  • TMS (Transportation Management System): o TMS é um sistema dedicado à gestão logística, que abrange desde o controle de operações até o rastreamento de cargas e a análise de desempenho. A unificação dessa solução com fleet management proporciona uma visão mais clara das operações, permitindo uma tomada de decisão mais assertiva, além de um acompanhamento em tempo real.

  • Controle de abastecimento: por meio de um sistema de abastecimento automático, o gestor pode inibir fraudes e acompanhar cada parada à distância. Ao integrá-lo a um software de fleet management, é possível otimizar o controle de combustível, sincronizando dados sobre consumo, quantidades de abastecimento de cada motorista, identificação de quem precisa trabalhar a direção econômica etc.

💡Confira nosso guia completo para aprimorar sua gestão de frotas pesadas

 

Invista em controle e tecnologia para sua frota!

A gestão unificada com os dados precisos fornecidos pelas tecnologias direcionadas à frota, facilitam a tomada de decisões, tornando-as mais embasadas. Ao controlar o combustível, que representa o maior gasto da empresa, você cria novas oportunidades de investimento e torna sua operação mais rentável e eficiente. 

Por isso, não deixe de se aprofundar e conhecer boas práticas para o fleet management.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios