No setor de transporte, estar atualizado é indispensável para gerenciar uma frota de caminhões, uma vez que as leis e tecnologias estão sempre mudando. Nesse sentido, sai na frente da concorrência quem conhece as estratégias mais eficazes.
Pensando nisso, separamos as táticas mais atuais para conduzir a frota com excelência. Vamos explorar?
As responsabilidades em uma frota de caminhões
Manutenção dos veículos, controle dos custos, monitoramento, suporte aos motoristas. Essas são apenas algumas das atribuições do dia a dia do gestor de frotas. Esse profissional precisa estar preparado para diferentes desafios, garantindo que o transporte seja feito de uma maneira lucrativa e eficiente.
Por isso, o perfil ideal para a gestão inclui habilidades diversas, como organização, liderança, capacidade analítica e, principalmente, estar antenado em relação às legislações e soluções tecnológicas para o serviço de transporte.
E essa lista de exigências não é à toa. Afinal, essa é uma figura chave nas empresas de transporte, pois tem a missão de garantir a eficiência operacional, a segurança dos motoristas e cargas, conformidade com as leis e a redução de custos. O responsável por essa função desempenha um papel fundamental para o bom funcionamento e da rentabilidade da frota, acompanhando e otimizando todos os processos.
5 estratégias para sua frota de caminhões
Apresentar bons resultados exige uma série de cuidados. Independente do tamanho da frota, tipo de carga ou veículos, o gerenciamento é um dos fatores mais impactantes no que diz respeito à operação. Por esse motivo, listamos a seguir alguns dos pontos de atenção que não podem passar despercebidos por bons gestores:
- Otimização de rotas: bom planejamento ajuda a reduzir deslocamentos, economizar combustível e preservar seus veículos. Usando tecnologia, é possível acompanhar as entregas em tempo real, identificar rotas eficientes e tomar decisões que favoreçam a produtividade.
- Investimento em manutenção: o bom funcionamento dos veículos depende da manutenção de caminhões, seja ela preventiva ou preditiva. Isso evita dores de cabeça, gastos desnecessários e paradas não planejadas. O ideal é criar um cronograma regular e seguir recomendações dos fabricantes. Fique de olho também nos alertas nos painéis e acompanhe o desempenho dos veículos.
- Análise de dados: as informações coletadas durante as operações ajudam o gestor a planejar estratégias e tomar decisões embasadas. É importante considerar dados como: composição da frota, despesas mensais por veículo, ocorrências de manutenção preventiva, entre outros indicadores.
- Treinamentos e capacitação: sejam eles funcionários internos ou autônomos, os motoristas têm papel indispensável para as frotas. É por esse motivo que investir em treinamento e capacitação é tão importante. Essa ação promove uma direção segura e eficiente. Não esqueça de abordar leis, boas práticas de direção e o uso correto dos equipamentos.
- Tecnologia de monitoramento: hoje, existem soluções que vão desde câmeras embarcadas até tags veiculares que registram passagens em pedágios. Além disso, os sistemas de rastreamento modernos permitem a localização dos veículos, otimizando o planejamento de rotas e o controle em tempo real.
Atenção ao combustível na gestão de frotas
O combustível é o maior gasto na gestão de frotas, podendo representar de 40% a 60% do custo de transporte. Por isso, lidar com fraudes nessa área pode ser um desafio e tanto.
Na prática, as fraudes acontecem de várias maneiras, incluindo:
- Abastecimento em postos não confiáveis que fornecem combustível adulterado;
- Desvios de combustível, com o despejo de parte do conteúdo em galões para revenda;
- Abastecimento de veículos pessoais com o dinheiro disponibilizado pela empresa;
- Relatórios falsificados de abastecimento.
Para encarar esse problema, uma solução eficaz é o abastecimento automático. Esse sistema traz tecnologia e segurança ao processo, controlando o consumo de combustível. Quando os sensores na bomba de diesel e no tanque do caminhão se encostam, é registrada a quantia exata abastecida naquele momento, enviando dados concretos e seguros aos gestores.
Com o abastecimento automático, não há intervenção externa. A automação do processo garante muito mais controle ao gestor, bem como agilidade no momento de abastecer.
💡 Gostou? Temos mais dicas para sua gestão de frotas pesadas!
Mantenha-se em atualização sobre frotas!
Há muitos fatores que podem impactar diretamente os resultados da sua frota. Por isso, como gestor, é necessário estar atualizado e ter domínio sobre estratégias que podem trazer mais eficiência para a operação como um todo.
Conhecer boas práticas para um gerenciamento competente nunca é demais, continue se aprofundando e otimize seus processos!