Gestão de Veículos

Como medir o desempenho da sua frota gerencial? Confira

Escrito por Blog Sem Parar Empresas | 3.1.2022

Medir o desempenho da frota gerencial pode ser determinante para o sucesso da sua empresa. Como sabemos, uma operação de logística tem diversas variáveis que se relacionam diretamente com o custo do serviço.

O preço do combustível, do pedágio e o prazo de uma entrega são fatores que alteram a margem de lucro e até a viabilidade do trabalho. Compreender cada um desses pontos e usar as ferramentas mais atuais pode salvar sua companhia, aumentar sua produtividade e, consequentemente, a receita anual dela.

Nesta postagem, falaremos sobre como você pode fazer essa gestão com uma boa precisão, além de informar quais são as vantagens em permanecer atento aos parâmetros mais importantes. Ficou interessado no assunto? Continue sua leitura até o final!

O que é uma frota gerencial?

Frota gerencial é outra forma de se referir à gestão de frotas. Essa gestão, por sua vez, leva em conta as particularidades que envolvem uma operação de logística, como custo do combustível, custo de manutenção dos veículos, custo dos motoristas, com pedágio, entre outros indicadores citados acima.

É importante saber que, em uma operação comercial, cada uma dessas variáveis fazem grande diferença. Sem contabilizar e entender tais custos, sua companhia fica à mercê de orçamentos pouco precisos, o que obviamente coloca em risco o fluxo de caixa e o faturamento de curto, médio e longo prazo.

Quais são suas vantagens?

As vantagens do gerenciamento da frota é justamente o controle fiscal da operação desenvolvida. É com esse domínio mais profundo sobre os gastos e as variáveis que contemplam a logística que a companhia passa a ter mais segurança para tomar decisões alinhadas com o seu presente e futuro próximo.

Apenas para citar um exemplo, a gestão de frotas leva em conta, entre inúmeros fatores, o custo de cada quilômetro percorrido. É com esse gasto que novos orçamentos se baseiam, sempre respeitando as margens de lucro, o fluxo de caixa da empresa e até a segurança do patrimônio da frota e do próprio motorista.

É muito importante dizer que, em uma frota, as despesas não se resumem somente do combustível para o caminhão. O financiamento dos veículos, os custos com o funcionário (incluindo seus benefícios), os gastos de manutenção preventiva e todos os outros “passivos” devem ser avaliados no momento da oferta dos seus serviços. Caso contrário, você nunca saberá quanto está ganhando (ou perdendo) com cada operação.

Como medir o desempenho da frota gerencial?

A coleta desses dados, atualmente, é feita por vários softwares especializados. Eles ajudam a monitorar o motorista e as principais informações do caminhão. O consumo por quilômetro, o tempo de viagem e até o modo de condução são devidamente registrados.

Com todos esses dados, o sistema faz o processamento básico e demonstra alguns indicadores para o gestor. É com base nesse conteúdo que as novas decisões devem ser tomadas, sempre levando em consideração a saúde financeira e a produtividade da empresa. Isso faz com que a gestão de frotas sustentável seja possível. Por isso, conhecer o desempenho da sua frota gerencial é muito importante para impedir que ela rode no vermelho e caia em armadilhas típicas da logística.

Gostou da nossa postagem? Confira também como fazer a integração de dados na sua gestão de frotas!