O gerenciamento cuidadoso das atividades da sua empresa é um dos pilares para conseguir bons resultados. Na área de transportes, isso também significa fazer uma gestão de fornecedores eficiente, garantindo a competitividade tanto nos preços quanto na qualidade do atendimento.
Quer saber como escolher e controlar a sua carteira de fornecedores? Acompanhe, a seguir.
Estabelecer parcerias para o funcionamento de um negócio é uma prática comum no mercado. O tipo de produto ou serviço será estabelecido de acordo com as demandas e a rotina. No ramo dos transportes, temos os motoristas, o combustível, a manutenção da frota — apenas para citar os principais.
Para o gestor, o parceiro ideal é aquele capaz de cumprir com os acordos fechados, corrigir possíveis erros e buscar formas de melhorar a qualidade. Em termos claros: oferecer soluções em vez de criar problemas.
São dois os parâmetros de qualidade principais que devem ser utilizados na hora de fazer uma gestão de fornecedores eficaz. O primeiro é no fornecimento, que diz respeito ao cumprimento de prazos e de entrega do que foi prometido. Um produto X comprado com prazo de entrega para 30 dias, por exemplo: se chegou em 40 dias já é problemático por conta do atraso. Pior ainda quando ele vem errado ou com alguma avaria.
Isso nos leva ao segundo item para avaliar: o atendimento. Como você e sua equipe são atendidos quando fazem alguma solicitação ou têm alguma dúvida? Às vezes, mesmo cumprindo com a primeira parte, alguns fornecedores falham na hora de lidar com o contratante. Recusas na resolução de problemas e falta de clareza na descrição de produtos ou serviços são alguns exemplos.
O ideal é encontrar uma empresa com a qual seja possível conseguir bons índices, tanto na prestação do serviço em si quanto no suporte prestado.
Quer saber como administrar sua carteira de fornecedores com o mínimo de problemas? Siga estas orientações, a seguir!
Para encontrar novos fornecedores, invista em pesquisa e investigação. Peça recomendações para seus colegas e verifique a reputação (perfis em redes sociais, mecanismos de pesquisa e sites especializados). Entre em contato com sua distribuidora de combustíveis, converse, tire todas as sua dúvidas. Se você, já de início, não se sentir seguro, o melhor é buscar outras opções antes de contratar entre as líderes de mercado.
Estabelecer longas parcerias com bons fornecedores é ótimo, mas não deixe de consultar o mercado em busca de inovações, tendências e até mesmo valores praticados e formas de pagamento — principalmente nos combustíveis, item essencial para qualquer gestor de frota. Essas informações são preciosas para garantir negociações vantajosas e justas.
Hoje em dia, a facilidade no contato pode levar à completa informalidade na hora de negociar ou fazer pedidos. Nunca abra mão de contratos ou termos de compromisso por escrito, estabelecendo o papel de ambas as partes. Assim, fica mais fácil acompanhar e avaliar o serviço prestado pela empresa.
Tornar-se dependente de apenas um fornecedor não é uma ideia muito boa. Caso ele falhe no atendimento, você pode ficar em uma situação muito complicada. O ideal é ter outras opções de contato sempre ativas, principalmente para agir em alguma emergência. Em casos específicos, como itens com maior dificuldade para acesso, procure alternativas viáveis para não comprometer a produtividade.
Nunca esqueça: antecedência é item essencial. Quando todos os pedidos são urgentes é porque faltou o planejamento. Logo, o risco de falhas aumenta de forma exponencial. Aproveite nossas dicas para a boa gestão de fornecedores e estabeleça os procedimentos internos para escolher e avaliar seus parceiros.
Gostou do conteúdo? Já que o assunto é o gerenciamento de contratados, não deixe de conferir nosso post sobre a otimização no pagamento a terceiros.