Logística para e-commerce: saiba como otimizá-la!

Sem Parar Empresas: mulher embalando encomenda que será enviada com técnicas de logística para e-commerce

O planejamento da logística é fundamental em qualquer setor, inclusive no comércio eletrônico. Os processos logísticos no e-commerce são chamados de e-logística e envolvem: recebimento e conferência dos insumos, controle de estoque, picking (movimentação dos itens para separação dos pedidos), trabalho das transportadoras que efetivam as entregas, rastreamento dos pedidos, gestão das entregas etc.

Neste post, vamos analisar como melhorar a logística para e-commerce. Veja o que fazer para não ter problemas nessa área de seu negócio!

 

Como o e-commerce tem avançado no Brasil?

Atualmente, o comércio eletrônico invadiu o mercado brasileiro e são muitos os consumidores que preferem comprar em lojas digitais em invés de lojas físicas — especialmente a população mais jovem, que realiza pesquisas e compram através da internet.

No primeiro semestre de 2020, o e-commerce apresentou recorde de crescimento no volume de vendas. Isso é facilmente compreensível, já que a pandemia estimulou o comércio eletrônico devido ao isolamento social. Os dados foram resultado de um estudo da Ebit-Nielsen juntamente com a Elo:

  • o faturamento teve a maior alta em 20 anos: 47% de aumento em relação ao primeiro semestre de 2019;
  • as vendas também cresceram 47% em relação ao mesmo período.

 

Quais são as dificuldades para a logística esse crescimento traz?

Diante desse novo cenário, a logística para e-commerce enfrenta diferentes dificuldades. Um dos principais desafios é manter estoques disponíveis para atender a demanda elevada dos consumidores. Isso representa um diferencial competitivo, ou seja, se uma loja virtual não tem o produto disponível, o consumidor compra em outra.

A concorrência é, portanto, outra dificuldade a ser vencida. São muitos os sites comerciais e, diante da pandemia, as lojas têm que se reinventar para se manter competitivas. A falta de fretes grátis também pode inibir a compra de alguns consumidores.

 

Quais são as especificidades da logística para e-commerce?

A logística para e-commerce apresenta algumas especificidades que devem ser consideradas antes de analisarmos as soluções de melhoria.

Os prazos

O e-commerce B2C (empresa-consumidor final) planeja as etapas logísticas levando em conta a modalidade fracionada, já que o mais comum são muitos pedidos pequenos para clientes diferentes.

Já o e-commerce B2B (empresa-empresa) trabalha com uma quantidade menor de pedidos, mas em volume bem maior. Assim, é preciso adequar os processos de consolidação de carga e a estrutura dos envios. Consequentemente, os prazos de entrega acabam por ser mais longos.

A quantidade e o volume dos itens

Comparando os dois tipos de e-commerce, constatamos que o ticket médio de pedidos B2B costuma ser 2 a 3 vezes maior que o B2C, já que o volume de produtos por pedido é maior.

Dessa forma, algumas empresas exigem um total mínimo por encomenda, para que os custos com as operações logísticas compensem.

 

Como otimizar a gestão de logística no e-commerce?

Para melhorar a logística para e-commerce, você deve atentar para pontos alguns pontos. Veja!

Utilize boas ferramentas

É importante não ficar desatualizado, pois as novas ferramentas da tecnologia são boas aliadas para melhorar os processos. Se sua loja virtual não fizer uso delas, outro e-commerce certamente fará.

Tenha um bom planejamento

É necessário realizar uma análise minuciosa das atividades da loja e definir o modelo de entrega mais apropriado.

Recomendamos não condicionar a logística a apenas um fornecedor, pois se ocorrer algum imprevisto, o negócio será prejudicado.

Invista em formas de entrega variadas

É importante considerar a possibilidade de outros métodos de entrega, como a utilização de motoboys, retirada na loja física depois da compra feita na loja virtual, entrega em lockers e assim por diante.

Calcule o frete com precisão

Na hora de calcular o frete da loja, seja atencioso e use ferramentas avançadas para valores precisos, pois oferecer preços e prazos errados compromete a imagem da empresa.

A logística para e-commerce deve ser aprimorada nesse cenário de crise, pois a logística pós-pandemia deve continuar no mesmo ritmo, já que a economia estrará em um novo normal.

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