A logística sustentável, assim como a logística tradicional, responde pelo armazenamento, distribuição e transporte de produtos. A diferença é que a versão sustentável aplica a sustentabilidade em seus processos por meio de algumas estratégias.
O conceito e a prática da logística sustentável nas empresas ganharam força nos últimos 10 anos no Brasil. Cada vez mais empresas brasileiras adotam esse tipo de logística em seus processos, reforçando a imagem do negócio perante o público e economizando recursos.
Neste artigo vamos explicar o que é exatamente logística sustentável, suas vantagens e como concretizá-la em uma empresa. Confira!
A logística sustentável busca a excelência nas tarefas logísticas de uma empresa com o uso otimizado dos recursos e a redução do desperdício de insumos, além de diminuir a emissão de gases poluentes. Em muitos casos, as estratégias sustentáveis incluem a preocupação social, com ações inclusivas que envolvam a população local.
As empresas que adotam um modo sustentável de logística contribuem para proteger as espécies do meio ambiente. Também colaboram para reduzir o aquecimento global com menos emissão de gás carbônico durante o transporte de mercadorias. Isso significa mais qualidade de vida diretamente na região onde a organização atua.
Por meio da logística sustentável, as empresas obtêm diversos benefícios, como a economia dos recursos usados, água ou combustíveis, por exemplo, o que gera redução financeira. O descarte correto de materiais, associado à reciclagem, traz ganhos financeiros. Todos os processos produtivos das empresas vão ter eficiência e segurança.
Outro fator benéfico está no marketing verde. A divulgação das ações sustentáveis da empresa acabará conquistando os consumidores mais conscientes e a aprovação do mercado.
Cada empresa pode adotar processos na logística de transporte de acordo com o seu porte e a sua estrutura. O primeiro passo para uma logística sustentável é fazer um planejamento que inclua metas, como reduzir uma determinada quantidade de insumos. Em seguida, os gestores podem elaborar cronogramas de manutenção de veículos, para que poluam menos.
Uma medida importante é implantar a coleta seletiva dos materiais utilizados na logística, como papelão, isopor e plástico, abrindo caminho para a reciclagem. O consumo eficiente de energia e de combustível não deve ser esquecido.
O próprio processo de transporte tem de ser otimizado por meio de entregas ágeis e elaboração de rotas inteligentes. Para isso, os gestores devem adotar algumas ações, como mapear processos na logística. O relacionamento com a comunidade precisa ser mais estreito, com valorização da mão de obra local e ações em conjunto que preservem os recursos locais.
Agora você entendeu o que é logística sustentável e como essa estratégia é muito benéfica para qualquer empresa. O melhor é que os benefícios se estendem por todo o planeta com o uso consciente de recursos naturais e industriais. Se você está pensando em adotá-lo em sua empresa, lembre que soluções de logística integrada são de grande auxílio.