Como mapear quantos pedágios tem em múltiplas rotas de frota?

Sem Parar Empresas: uma praça de cobrança em uma rodovia representando quantos pedágios podem haver em um longo trajeto.

Já parou pra pensar na complexidade de mapear quantos pedágios há quando existem múltiplas rotas e veículos envolvidos em diferentes operações? A verdade é que, quanto maior e mais diversa é a frota, maiores também são os desafios de logística e gestão. Mas com as dicas certas, é possível fazer esse controle de maneira organizada.

Vamos te ajudar nessa tarefa, acompanhe! 

 

Importância de mapear quantos pedágios têm nas rotas

Quando falamos em frotas, estamos nos referindo a diversas operações - cada qual com sua devida rota. Diante deste cenário, saber exatamente quantos pedágios existem ao longo de cada caminho é uma tarefa que exige atenção, mas que, se bem feita, permite um controle preciso dos custos operacionais e evita surpresas desagradáveis no orçamento da empresa.

Existem, aliás, vários riscos em não mapear esse gasto. Um deles é simplesmente o aumento das despesas, excedendo a previsão e atrapalhando a rentabilidade. Outro ponto é um planejamento ineficiente, resultando em caminhos mais caros ou longos, o que aumenta o tempo de viagem e também o custo de combustível. 

Por outro lado, um bom roteirizador ajuda a manter rotas mais econômicas e evitar imprevistos. Além disso, é possível salvar as informações sobre os melhores trajetos e seus pedágios para as viagens futuras, facilitando o planejamento. 

 

Como mapear quantos pedágios as rotas possuem?

A seguir, explicamos algumas das principais boas práticas, com destaque para o uso de ferramentas inteligentes:

  • Utilize tecnologia avançada: ferramentas de roteirização e mapas, como Google Maps, Waze e até mesmo as plataformas das tags veiculares, fornecem informações atualizadas sobre pedágios. Essas tecnologias indicam os custos e a localização exata, permitindo um planejamento detalhado. Além disso, sistemas de gestão de frotas, incluindo softwares especializados, ajudam a mapear os percursos, calcular custos e otimizar trajetos. 

  • Verifique as rotas antecipadamente: antes de iniciar a viagem, simule o caminho considerando todas as opções. Isso permite identificar as praças e o tráfego - o que pode ajudar a evitar filas de pedágio. Além disso, mantenha-se atualizado sobre mudanças nas tarifas.

  • Fique de olho no tipo de veículo e praça de pedágio: os custos de pedágio variam conforme o veículo. Motos, carros, caminhões e ônibus pagam valores diferentes, além da própria diferença entre as praças de pedágio. Caminhões com diversos eixos, por exemplo, pagam mais que carros de passeio. 

  • Utilize simuladores de pedágios: você pode usar calculadoras online para estimar os custos. Essas ferramentas consideram as características do veículo e as tarifas de cada praça.

Na hora de calcular, não se esqueça de verificar os preços trabalhados por tipo de veículo, mapear todas as praças ao longo da rota e somar essas tarifas para evitar surpresas e dores de cabeça.

 

Estratégias para sua frota economizar em pedágios

Sem dúvidas, rotas inteligentes são sinônimos de economia nos custos de transporte. Na prática, o equilíbrio entre a distância percorrida e os preços dos pedágios é o segredo para obter eficiência financeira. Muitas vezes, escolher rotas alternativas para evitar pedágios pode resultar em um gasto maior de tempo e combustível.

Para poupar de verdade, você pode adotar as estratégias a seguir: 

  1. Análise de alternativas: simule diferentes rotas para comparar os custos totais, considerando tanto os pedágios quanto o consumo de combustível.

  2. Equilíbrio entre distância e pedágios: como observado, fugir dos pedágios pode aumentar significativamente a distância e o consumo de combustível, o que acaba saindo mais caro.

  3. Boas práticas entre os motoristas: pode acontecer de algum motorista tentar se apoiar na prática de evasão de pedágio, ou seja, dirigir muito próximo ao carro da frente para aproveitar a catraca aberta. No entanto, essa prática é perigosa e pode gerar multa, o que seria muito mais custoso do que o pedágio em si. 

  4. Descontos em pedágios: para os usuários de tags veiculares, é possível aproveitar benefícios exclusivos em algumas rodovias. Existe o DUF (Desconto de Usuário Frequente), destinado aos veículos leves que passam frequentemente pelas mesmas praças e podem obter descontos progressivos. Há também o DBT (Desconto Básico de Tarifa), que oferece 5% de desconto para todos os usuários de tag. 

💡 Confira nosso guia sobre as possibilidades da tag pedágio!

 

Facilite seu mapeamento de quantos pedágios sua frota passará!

A tecnologia é um pilar fundamental para a gestão de frotas e o planejamento de rotas. E você não precisa ir longe! Ferramentas como a tag veicular podem ser sua solução para mapear pedágios, calcular custos e otimizar percursos. Isso porque os planos empresariais dessa solução de pagamento possuem plataformas de administração que permitem roteirizar trajetos e pedágios. 

Continue se aprofundando sobre o impacto da tecnologia na gestão de frotas, e encontre as melhores soluções disponíveis no mercado.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios