5 estratégias para marketing de posto de gasolina

Sem Parar Empresas: 5 estratégias para marketing de posto de gasolina

Nos dias atuais, o preço não é o único fator decisivo na disputa pela concorrência. As empresas buscam cada vez mais um parceiro e não apenas um fornecedor. Por isso o marketing posto de gasolina é um recurso que levará o seu negócio a outro patamar.

Todos que querem ver seu negócio prosperar precisam entender de marketing. Para isso, vamos mostrar 5 estratégias simples e eficazes para você começar a aplicá-las hoje mesmo no seu posto de combustível.

O marketing posto de gasolina como fator competitivo

Dois postos de gasolina: apesar de um deles oferecer um preço mais barato por litro, o outro é o que vive cheio. Por quê? Marketing! Essa área das ciências humanas é capaz de criar, explorar e agregar valor a uma marca, fazendo com que os consumidores prefiram-na, mesmo quando fornece um produto ou serviço mais caro. 

Claro, o preço da gasolina ainda é um fator que ajuda muito na tomada de decisão de clientes de carro de passeio, mas, quando pensamos em transportadoras, o custo é apenas um quesito a ser considerado. 

Fazer um bom trabalho de marketing para atrair novos clientes, empresas parceiras e fidelizar todos para que continuem consumindo e abastecendo com você é o que vai garantir a vida útil do seu posto por muitos anos. 

5 estratégias de marketing para começar

1. Cadastrar seu negócio no Google

No mundo atual, sua empresa não é nada se não estiver no Google. Só em um mês, podem ser feitas entre 10 e 100 mil buscas por “posto de gasolina mais próximo”. Se o cliente pesquisa, mas você não aparece no resultado, ele vai para o concorrente. 

Por isso, é indispensável cadastrar o seu posto no Google Meu Negócio. O serviço é de graça, o cadastro é simples e intuitivo, e você conseguirá ver como as pessoas interagem com a empresa, receber classificações e elevar seu posicionamento para aparecer melhor ranqueado nos resultados de busca.

2. Investir em Marketing Digital

Segundo pesquisa, 79,3% dos brasileiros têm acesso a um telefone celular com Internet. São milhares de possíveis clientes para você interagir e trazer para o seu posto. Crie um perfil no Instagram para começar a mostrar conteúdos relevantes e o porquê de você se diferenciar da concorrência.

Invista também para anunciar o seu negócio no Google. Por exemplo, para aparecer no topo de uma busca com a pesquisa: “posto de gasolina mais próximo”, o custo é bem baixo e os resultados podem ser surpreendentes. 

3. Procurar parcerias relevantes

Empresas de porte significativo e transportadoras são ótimos parceiros para consumo de seus produtos e serviços. Encontre na sua região esses negócios e ofereça uma contrapartida irresistível, seja em uma boa negociação de combustível (no caso de transportadoras), seja em um serviço exclusivo para funcionários da empresa em questão. Parcerias bem-sucedidas aumentam a credibilidade da sua empresa e atraem novos parceiros e clientes.

4. Gerar fidelização

Os clientes que fazem o seu negócio prosperar, então você deve encantá-los para que eles voltem sempre. Um programa de fidelidade é uma ótima estratégia. Você pode oferecer algum serviço depois de um determinado valor gasto em abastecimento, descontos progressivos, duchas gratuitas e muito mais. Pesquise a concorrência e use a criatividade para se destacar.

5. Atender bem

Pode parecer bobagem, mas muitos postos se esforçam e não conseguem fidelizar seus clientes, pois não sabem realizar um bom atendimento. Ser cordial e estar bem-apresentado é o básico que a equipe deve efetuar sempre. O que diferencia um bom atendimento é saber ouvir e entender as necessidades. Treine sua equipe para compreender o que cada cliente busca, assim os funcionários poderão proporcionar as melhores soluções, especialmente aos clientes fiéis.

Começar a aplicar o marketing no posto de gasolina não requer grandes recursos financeiros, mas sim disposição e persistência. Ao seguir nossas dicas com disciplina e paciência, você poderá alcançar excelentes resultados. 

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