MEI caminhoneiro: como e por que formalizar seus serviços?

Sem Parar Empresas: homem que é MEI caminhoneiro dentro do veículo segurando a direção

O caminhoneiro autônomo - formalmente designado como Transportador Autônomo de Cargas (TAC) - desempenha um trabalho fundamental na movimentação de cargas em todo o país. Seu serviço garante o abastecimento e funcionamento de diversos setores da economia.

É por isso que o profissional da área deve investir na formalização, garantindo maior segurança, credibilidade e até mesmo melhores oportunidades. Nesse sentido, a abertura de uma MEI caminhoneiro pode ser a solução ideal. Mas é importante se alertar sobre algumas condições e etapas. Vamos a elas?

 

Condições para abrir uma MEI caminhoneiro

Na prática, o que é preciso para ser um MEI caminhoneiro? Antes de mais nada, o trabalhador que deseja se tornar um Microempreendedor Individual precisa atender a algumas regras específicas: 

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado;
  • Não ser sócio ou titular de outra empresa;
  • Não ultrapassar o limite de faturamento anual para a categoria MEI em questão (no caso dos caminhoneiros, o máximo é de R$ 251.600);
  • Exercer exclusivamente uma das atividades permitidas para o MEI;
  • Ser apto a emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e);

Vale também estar atento à situação tributária simplificada dessa categoria. O MEI recolhe um valor fixo mensalmente, que inclui Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e contribuição previdenciária. É importante frisar que a emissão de nota fiscal é obrigatória para todas as operações realizadas.

Outro ponto importante é conhecer os tipos de serviços que podem ser realizados pelo transportador autônomo de cargas:

  • Transporte de cargas municipais, envolvendo o deslocamento de mercadorias dentro dos limites de um município;

  • Transporte de cargas intermunicipais, o que abrange o transporte de mercadorias entre municípios diferentes dentro do mesmo estado;

  • Transporte de cargas interestaduais, realizando o transporte de mercadorias entre diferentes estados;

  • Transporte de cargas internacionais, podendo movimentar mercadorias entre países;

  • Transporte de cargas perigosas, nos casos de serviços para substâncias que representam riscos à segurança e à saúde das pessoas e ao meio ambiente;

  • Transporte de mudanças, nos quais o serviço faz a movimentação de bens móveis de uma residência para outra.

 

Como abrir uma MEI caminhoneiro

A boa notícia é que fazer seu cadastro como MEI é extremamente simples. Confira a seguir o passo a passo para abertura, quais as regras e obrigações no dia a dia: 

Passo a passo para abertura da MEI caminhoneiro:

  • Acesse o Portal do Empreendedor (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor);

  • Clique em "Formalize-se" e em seguida em "Microempreendedor Individual - MEI";

  • Preencha o formulário com seus dados pessoais, como CPF, data de nascimento, nome completo, endereço residencial, etc.;

  • Escolha a atividade econômica correspondente ao transporte de cargas;

  • Informe o faturamento anual previsto;

  • Após a conclusão do cadastro, será gerado automaticamente o CNPJ e o número de inscrição estadual;

  • Faça a emissão do Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI).

Feito isso, há algumas obrigações para manter sua MEI caminhoneiro em dia. São elas:

  • Pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) que pode ser emitido acessando o Portal do Empreendedor ou o aplicativo MEI Fácil;

  • Emissão de notas fiscais, que podem ser feitas pelas plataformas gratuitas disponibilizadas pelo governo ou por empresas privadas para a emissão das notas;

  • Registro de todas as receitas obtidas com suas atividades como MEI, seja usando um sistema de gestão financeira ou planilha. Isso ajuda na declaração do imposto de renda. 

Além desses cuidados, é importante também manter os dados cadastrais atualizados e cumprir as obrigações, como a emissão da Declaração anual do MEI (DASN-SIMEI) até o último dia útil de maio de cada ano. 

 

4 vantagens da MEI caminhoneiro

Ser um Microempreendedor Individual (MEI) traz diversas vantagens que vão além da formalização. Veja:

  1. Acesso a benefícios exclusivos: MEIs têm acesso a uma série de benefícios e soluções exclusivas para empresas registradas, como linhas de crédito especiais, participação em programas de capacitação e até mesmo a possibilidade de utilizar soluções específicas para CNPJ, como a tag para caminhão.

  2. Simplicidade na gestão: o processo de abertura e manutenção de uma MEI é bastante simplificado, o que significa menos burocracia e mais tempo para se dedicar ao seu negócio. Além disso, você tem a facilidade de lidar com uma carga tributária reduzida e um sistema de recolhimento unificado de impostos.

  3. Proteção previdenciária: ao se tornar MEI, você passa a contribuir para a Previdência Social e garante o direito a benefícios como aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, entre outros.

  4. Direitos exclusivos: o TAC devidamente registrado é protegido por lei com direitos como pagamento de pedágio para caminhoneiro por parte da embarcadora, jornada de trabalho regular, seguro, entre outros.

🚛 Confira o guia completo para contratação de TAC caminhoneiro.

 

Formalize seus serviços como caminhoneiro!

Ao formalizar sua atividade como Microempreendedor Individual (MEI), você não apenas ganha vantagens como credibilidade, acesso a benefícios exclusivos e simplicidade na gestão do seu negócio, mas também se abre para um mundo de oportunidades. 

Portanto, não deixe de considerar a formalização como MEI um passo importante. Se você deseja saber mais sobre como aprimorar seus serviços de caminhoneiro, continue buscando mais informações e orientações.

 

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios