Vale a pena abrir uma MEI para motorista de aplicativo?

Sem Parar Empresas: homem dirigindo um carro e mulher no banco de trás, pois ele possui MEI para motorista de aplicativo

A profissão de motorista de aplicativo vem se consolidando cada vez mais, sendo uma opção atrativa para quem precisa de flexibilidade e quer ter melhor controle sobre sua jornada e ganhos. Embora seja simples ingressar na carreira, a profissionalização é sempre bem-vinda.

Assim como em qualquer outro trabalho, é ideal formalizar o negócio para contar com todas as garantias, além de exercer as melhores práticas no dia a dia. Pensando nisso, abrir uma MEI (Microempreendedor Individual)  para motorista de aplicativo é uma excelente solução para manter um bom controle sobre as finanças e responsabilidades jurídicas. Mas como e por que fazer isso?

 

Tornando-se motorista de aplicativo

Independente de qual seja a plataforma ou aplicativo desejado, existem algumas exigências em comum para se tornar um motorista profissional: 

  • Ter mais de 21 anos de idade;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B com identificação Exerce Atividade Remunerada (EAR);
  • Não ter antecedentes criminais;
  • Ser proprietário do veículo ou ter condições de alugá-lo;
  • Ter um smartphone compatível com os aplicativos;
  • Manter a documentação do veículo em dia (licenciamento / CRLV digital e IPVA);
  • Não estar envolvido em processos judiciais em aberto.

Além desses requisitos, algumas empresas podem solicitar testes psicológicos ou exigir que o veículo possua seguro.

Abrir uma MEI para motorista de aplicativo pode trazer vantagens diretamente ao trabalhador. Isso porque o registro como microempreendedor individual proporciona mais segurança e estabilidade financeira, além de facilitar a gestão de suas atividades profissionais e declarações de renda.

 

Afinal, vale a pena abrir MEI para motorista de aplicativo?

Antes de tudo, vale ressaltar que abrir uma MEI é um processo simples. Veja como fazer: 

  1. Acesse o Portal do Empreendedor no site do Governo Federal.

  2. Clique na opção "Formalize-se" e preencha os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, título de eleitor e endereço.

  3. Escolha a atividade principal, que no caso seria "Transporte individual de passageiros - motorista de aplicativo".

  4. Informe o faturamento anual previsto e confirme as informações.

  5. Após a confirmação, você receberá o seu CNPJ e estará formalmente registrado como MEI.

Agora que você já viu como o processo é rápido e fácil, chegou a hora de conferir algumas das principais vantagens em fazer sua formalização como Microempreendedor Individual. 

  • Emissão de Nota Fiscal: como MEI, você pode emitir notas fiscais para seus serviços prestados, o que pode aumentar sua credibilidade, além de te ajudar no controle financeiro para declarar seu imposto de renda.

  • Acesso a benefícios previdenciários: ao contribuir para o INSS como MEI, você terá direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, auxílio-doença e salário-maternidade.

  • Soluções profissionais: como pessoa jurídica, você pode ter acesso a soluções financeiras específicas para empresas, como maquininhas de cartão, contas empresariais e até mesmo tag pedágio para MEI, facilitando o controle dos gastos relacionados ao seu trabalho como motorista de aplicativo.

Tendo em vista a praticidade de abrir sua MEI para motorista de aplicativo e as vantagens que são obtidas com a formalização, não há dúvidas: vale - e muito - a pena possuir um CNPJ neste caso. 

 

Aprimorando o serviço com MEI para motorista de aplicativo

Além da formalização, há boas práticas para prestar um serviço de qualidade como motorista de aplicativo, juntamente com alguns investimentos importantes para a profissionalização do seu trabalho, como: 

  • Manutenção preventiva: organize um cronograma de revisões e manutenções regulares para garantir o bom funcionamento do seu veículo sem surpresas desagradáveis devido a falhas. Isso inclui trocas de óleo, revisões periódicas, verificação dos pneus, freios, suspensão e outros componentes essenciais.

  • Limpeza e organização: mantenha o interior do seu veículo limpo e organizado para oferecer uma experiência mais agradável aos seus passageiros. Isso inclui a higienização regular dos bancos, tapetes, painel e vidros. Lembre-se que o carro de trabalho é sua principal ferramenta profissional.

  • Segurança dos passageiros: certifique-se de que seu automóvel esteja equipado com os itens de segurança necessários, como cintos de segurança funcionais, extintor de incêndio, triângulo de sinalização e kit de primeiros socorros.

  • Investimento em tecnologia: considere investir em tecnologias que possam melhorar a experiência do passageiro, como um suporte para celular, carregadores, Wi-Fi a bordo ou até mesmo um sistema de entretenimento.

  • Pagamento de pedágios: para agilizar o pagamento de pedágios e evitar filas, uma ótima solução é utilizar uma tag veicular vinculada ao CNPJ do MEI. Esse dispositivo permite o pagamento automático dos pedágios e estacionamentos, além de promover vantagens exclusivas aos portadores de CNPJ. 

  • Atendimento ao cliente: mantenha um bom relacionamento com seus passageiros, sendo educado, prestativo e respeitoso durante as viagens. Um bom atendimento pode gerar avaliações positivas e conseguir corridas cada vez melhores e mais lucrativas.

  • Segurança pessoal: considere investir em sistemas de segurança adicionais, como câmeras internas e externas, rastreadores veiculares e alarmes, para garantir a sua segurança, e a de seus passageiros, durante as viagens. 

🚗 Confira nossas dicas exclusivas para sua Gestão de carro para MEI.

 

Abra sua MEI para motorista de aplicativo!

Formalizar a atividade como motorista de aplicativo por meio da abertura de MEI traz diversos benefícios, como simplificação dos processos burocráticos, acesso a direitos trabalhistas e previdenciários, facilidade na obtenção de crédito e possibilidade de emitir notas fiscais. Além disso, o MEI pode usufruir de soluções voltadas para pessoas jurídicas, como a tag veicular para pagamento de pedágios, que traz praticidade e economia.

Se você deseja se aprofundar em boas práticas para conduzir suas atividades, existem diversas orientações e dicas que podem ajudá-lo a otimizar seus serviços. Continue se aprofundando no tema e descubra mais sobre como oferecer um serviço de qualidade.

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios