3 cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento

Sem Parar: 3 cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento

Manter o nosso veículo em boas condições é algo sempre recomendável, sobretudo para que seus componentes tenham a vida útil aumentada e ainda minimizar os riscos de acabar com algum problema na estrada. Pensando nisso, resolvemos preparar um conteúdo mostrando alguns dos principais cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento.

Felizmente, seguindo essas dicas, é possível mitigar os riscos e as possibilidades de quebra, além de ser uma forma de garantir alguma economia de combustível e programar o orçamento, seguindo apenas o cronograma com as revisões recomendadas pela montadora. Continue a leitura e descubra como fazer isso.

1. Troque os filtros de óleo regularmente

Definitivamente, um dos principais cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento consiste em trocar os filtros de óleo regularmente. Para modelos mais novos, isso é mais simples, pois bastará seguir as recomendações do fabricante e fazer a mudança na hora da revisão, usualmente a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados.

Caso o seu veículo seja mais antigo, pode ser interessante ter um olhar mais atento nesse sentido, uma vez que vazamentos e perdas podem se tornar mais frequentes. De tempos em tempos, confira o nível da vareta, avaliando a presença de resíduos metálicos, manchas ou borras, pois o diesel brasileiro tem uma alta taxa de enxofre e pode carbonizar os anéis. 

2. Mantenha o tanque sempre cheio

Você já deve ter ouvido falar que o preço do barril de petróleo alcançou valores mais altos em todo o mundo nos últimos tempos e, com isso, os combustíveis estão excessivamente caros. Nesse cenário, é comum que alguns motoristas tentem economizar um pouco, andando com o tanque vazio. Entretanto, isso é um erro que pode ocasionar tremendos prejuízos.

Além do risco de ficar parado na estrada com uma pane seca, que gera até multas, há o perigo de aumentar a quantidade de sujeiras por metro cúbico de litro de diesel, atrapalhando o desempenho do motor e prejudicando sua vida útil. Por isso, evite trafegar na reserva e lembre-se sempre de abastecer apenas nos postos mais confiáveis.

3. Cuide bem dos purificadores de ar 

Outra característica marcante da maioria das estradas, inclusive as brasileiras, está na grande quantidade de impurezas e sujeiras que cruzamos no caminho. Poeira, pó, terra, lixo, mato, pedaços de madeira são alguns exemplos, recorrentes em qualquer lugar do mundo. Por isso, cuidar bem dos purificadores de ar é outro dos cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento.

Isso é ainda mais relevante para quem faz longos percursos, pois se essas partículas forem aspiradas, você com certeza terá problemas. Sendo assim, ao final de cada viagem, é interessante fazer uma limpeza, batendo levemente a parte de borracha no chão para que ele solte o barro e outras sujidades acumuladas.

Seguindo esses cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento, você evita boa parte dos problemas comuns na rotina dos caminhoneiros e pode trabalhar com muito mais segurança nas estradas.

Gostou de conhecer 3 dos principais cuidados para ter um motor de caminhão em bom funcionamento? Então compartilhe as suas experiências e dúvidas aqui embaixo, deixando um comentário.

Destaques

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ
Sem Parar Empresas: chave sendo entregue ao comprador que fará a transferência de veículos para seu CNPJ
1 - Novembro - 2023

Passo a passo da transferência de veículos para CNPJ

Empresas que possuem seus próprios veículos para operações externas precisam estar atentas à regularização dos automóveis. Afinal, eles são …

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios