O Brasil vem experimentando avanços muito relevantes em termos de infraestrutura nos últimos anos, se atualizando em um aspecto no qual nos encontrávamos completamente defasados em relação à boa parte do resto do planeta. Diante desse contexto, compreender o que é cabotagem e suas vantagens logísticas pode ser muito importante.
Trata-se de um modal que está em perfeita sintonia com os desafios e tendências do mercado moderno e das próprias características geográficas do país, permitindo uma intensa movimentação de cargas entre portos, com bom perfil de segurança e grande sustentabilidade. Continue sua leitura e aprenda mais sobre o tema.
O termo era pouco conhecido dos brasileiros há alguns anos, mas vem ganhando muito espaço na mídia e na logística nacional recentemente. Trata-se de um tipo de navegação entre portos de um mesmo país, podendo ser percorrido tanto próximo à costa marítima, bem como se estabelecendo em vias de grandes rios e lagos.
Vale ressaltar que o modal também pode ser internacional, como vem sendo o caso de Brasil e Uruguai, por exemplo. Uma característica muito marcante é que tudo isso é feito sem perder a terra de vista, ou seja, relativamente próximo às margens. Isso garante não apenas mais segurança para a carga, como também muita praticidade e economia nas embarcações.
Você já deve ter ouvido falar que o Brasil concentra boa parte da água doce do planeta e conta com um número impressionante de grandes rios cortando o seu território. Além disso, contamos com um vastíssimo espaço litorâneo junto ao oceano Atlântico, o que potencializa ainda mais essa atividade tão importante para a economia.
Boa parte do abastecimento interno pode ser feito dessa maneira e a infraestrutura para isso vem crescendo virtuosamente, com a recente privatização de muitos portos. No entanto, vale lembrar que o sistema de cabotagem precisa também da funcionalidade dos outros modais de transporte, pois é necessário que as cargas cheguem até as embarcações, não é mesmo?
Como dissemos, um dos grandes benefícios da cabotagem é que o transporte é feito sempre próximo a costa, o que permite que seja simples monitorar o serviço e reduz o risco de acidentes, perdas e naufrágios. Os custos também são mais baixos em relação ao modal rodoviário, o que resulta em preços menores ao consumidor final.
Mesmo que o desembaraço e a liberação das cargas possam ser um pouco mais demorados, isso é francamente compensado pelo elevado volume que pode ser transportado, uma vez que as embarcações possibilitam a acomodação de muito mais produtos de uma só vez. Tudo isso em sintonia com a sustentabilidade e pouquíssimo impacto ao ecossistema.
Como você pôde ver, não faltam vantagens logísticas na cabotagem e ela deve ser uma opção cada vez mais utilizada em um país como o Brasil, com uma costa tão extensa e tantos rios navegáveis.
Gostou de aprender o que é cabotagem e suas vantagens logísticas? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook e no LinkedIn!