Melhor pagamento de pedágio para caminhoneiro: cupom ou tag?

pagamento-pedagio-para-caminhoneiro

Para contratar caminhoneiros autônomos ou transportadoras de prestação de serviço, é preciso estar atento às legislações e acompanhar as mudanças no que diz respeito à burocracia, inclusive no pagamento de pedágios.

Aliás, você sabia que é obrigação do contratante a disponibilização do valor referente ao pedágio para caminhoneiro? Continue lendo o texto e descubra quais os tipos de pagamento e como escolher a melhor opção para o seu negócio.

 

Como é feito o pagamento de pedágio para caminhoneiro?

 

O pagamento de todos os pedágios do trajeto do caminhoneiro deve ser feito pelo contratante antes da viagem. O “Vale-Pedágio”, lei  criada em 2001, determina que os embarcadores devem arcar com os gastos e fornecer recibo ao motorista contratado para realizar o serviço.

O motorista autônomo ou a transportadora contratada não podem ser pagos diretamente em dinheiro ou ter o valor do pedágio embutido no frete, de acordo com a norma da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Portanto, o valor deve ser repassado através de um meio de pagamento homologado, como tags ou cupons.

Quanto ao pagamento antes da viagem, há uma exceção: o valor não precisará ser pago com antecedência se existir mais de um contratante do serviço. Nesse caso, os embarcadores devem dividir o valor total dos pedágios e agregar ao frete.

Existem duas principais vantagens no uso do Vale-Pedágio para embarcadores: a isenção de imposto sobre seu custo e a possibilidade de saber a rota exata traçada pelo motorista, o que garante mais segurança à carga transportada. Já para o motorista contratado, seu benefício é ficar isento do pagamento do pedágio, sendo de inteira responsabilidade do contratante.

As vantagens do Vale-Pedágio se estendem até para as operadoras dos pedágios das rodovias, pois com a rota pré definida, os motoristas não buscam caminhos alternativos, a fim de evitar o pagamento.

2 meios de pagamento de pedágio para caminhoneiro


Por lei, são homologadas algumas formas de realizar a disponibilização de valor sobre o pedágio para caminhoneiros autônomos. Conheça:

Tag: disposta no parabrisa do caminhão, a tag tem o saldo embutido no código, liberando automaticamente a cancela do pedágio com a aproximação;

Cupom: entregue ao motorista antes da viagem. É descartável e acompanha número do comprovante de compra e valor do pedágio.


Qual o melhor meio de pagamento para caminhoneiros?

 

Todos os meios de pagamento para caminhoneiros são vantajosos por levarem o valor total dos pedágios e a rota pré definida. No entanto, o mais prático é a tag, por oferecer mais comodidade ao motorista e facilidade em controlar os gastos da empresa. Vale lembrar que o motorista já deve possuir o dispositivo em seu veículo, precisando apenas que o embarcador faça a recarga do valor determinado.

Contudo, vale lembrar que a escolha do melhor meio de pagamento varia de acordo com a realidade e preferência do embarcador. O mais importante é levar em consideração que é a empresa contratante é que deve fazer o pagamento do pedágio, e não o caminhoneiro.

Considerando as ressalvas que já destacamos acima, o valor deve ser repassado antes da viagem ao transportador, assim como a rota pré-estabelecida. Tudo isso garante um trabalho mais seguro para ambas as partes, evitando que qualquer lei seja infringida.

💡Aprofunde-se nas regras para contratação de TAC Caminhoneiro com nosso guia para Embarcadoras e Autônomos

 

Fique por dentro dos pagamentos para caminhoneiros!


Seguir a lei de pagamento do Vale-Pedágio é vantajoso não só para o contratado, mas também para o embarcador, uma vez que assegura o trajeto da rota combinada e garante que a carga seja entregue de maneira íntegra e no prazo estipulado.

Conheça mais sobre os meios de pagamento de Vale-Pedágio para os caminhoneiros e outras soluções flexíveis para fazer esse depósito!

 

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios