Para que serve o pedágio e por que ele existe?

post_thumbnail-d2b25f22ee26e1c8fcaebe8fd28cb0fe-1

Assim como para toda tarifa, taxa, multa ou afins, é muito comum que as pessoas questionem a razão para o pagamento desses valores. Por isso, elaboramos um material muito importante sobre esse tema. Afinal de contas, você sabe para que serve o pedágio? Bem, isso é o que você descobrirá nesta leitura!

Como você já sabe, os pedágios são aqueles postos de cobrança posicionados em trechos estratégicos das estradas. Para seguir a viagem, é preciso pagar a tarifa, pois o contrário, em caso de evasão, pode até mesmo gerar uma multa. Mas oras, para onde vai o dinheiro arrecadado? É essa dúvida que responderemos agora. Acompanhe! 

Para que serve o pedágio?

Os pedágios são uma solução prática para a preservação das estradas — uma tarefa extremamente custosa e complexa. Por isso, o Estado concede a gestão de alguns trechos para empresas privadas, chamadas de administradoras ou concessionárias.

Assim, essas empresas assumem a responsabilidade de coletar a tarifa e reverter esses custos em preservação e melhorias. Entenda! 

Manutenção

Com o valor arrecadado, primeiro, a administradora cobre seus custos operacionais. Em seguida, todo o valor é direcionado para três aspectos fundamentais: manutenção, melhorias e prestação de serviços básicos. A manutenção é o custo de preservação, pois ela abrange os procedimentos que garantem a durabilidade, a funcionalidade e a segurança dos trechos. 

Melhorias

Além de utilizar os recursos para preservar essas estradas, as tarifas dos pedágios também são utilizadas para promover investimentos nos trechos administrados, melhorando a condição de tráfego.

Geralmente, esses investimentos são tecnológicos ou infraestruturais, como a expansão de faixas, o incremento da sinalização, a construção de áreas de escape e afins.

Prestação de serviços básicos

Em trechos administrados, você já deve ter notado que não apenas a qualidade estrutural é melhor, mas também há uma maior percepção de segurança. Isso se deve aos vários entrepostos das concessionárias, que oferecem atendimento médico, serviços de apoios, cabines telefônicas e até mesmo reboque e resgate sob demanda, com um tempo de resposta ágil e rápido. 

Como consultar a prestação de contas do pedágio?

Tratando-se da prestação de contas dos valores arrecadados pelos postos de pedágio, é possível consultar os portais de transparência das próprias administradoras dos trechos. Por ser uma parceria público-privada, e muitas dessas empresas terem capital aberto na bolsa, é possível consultar absolutamente tudo o que você precisa saber sobre o tema.

No entanto, pode ser que você esteja se perguntando como consultar a prestação de contas de seus funcionários, em relação aos valores gastos com pedágio. Bem, nesse caso, só há uma solução: a tecnologia. É por isso que a Sem Parar Empresas é uma referência absoluta nesse setor, pois oferece um conjunto extenso de plataformas e recursos para o mercado. 

Precisa automatizar o pagamento dos pedágios dos veículos na sua frota? É para isso que criamos a Tag Sem Parar. Talvez, você só queira simplificar esse repasse aos funcionários, com segurança e agilidade. É para isso que existe o nosso Vale-Pedágio. Melhorar o controle de gastos nos abastecimentos? Cartão Combustível. Aprimorar a gestão da frota? Cartão Frete

Como foi possível ver, o pedágio é um recurso fundamental para a preservação de nossas estradas. Com essas parcerias, o Estado consegue reduzir o seu nível de gastos, enquanto os trechos administrados são preservados e aprimorados para o bem-estar, a segurança e o conforto da população.

Agora que você já sabe para que serve o pedágio, aproveite para melhorar ainda mais a sua rentabilidade em função desse mercado. Conheça os benefícios de oferecer o Sem Parar Pré-Pago na sua operação!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios