Nos dias de hoje, gestores e empresas precisam focar sua operação na conquista do máximo de assertividade, tornando as atividades otimizadas e em perfeita sintonia com as demandas, necessidades, anseios e expectativas do seu público-alvo. Isso vale para qualquer segmento e inclui as atividades envolvidas no processo de vendas.
Trata-se de uma área crucial para o sucesso da organização, que lida diretamente com o consumidor, tendo forte influência não apenas nos resultados finais, como também na percepção de valor em relação à marca e na maneira pela qual as pessoas se relacionam com a instituição.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com 3 dicas para planejar melhor o seu processo de vendas. Continue a leitura e descubra como vencer esse desafio.
O primeiro passo para planejar melhor o seu processo de vendas consiste em estabelecer quais são as principais metas da empresa nesse momento. Afinal, é evidente que um negócio cujo objetivo atual é se estabelecer no mercado, por exemplo, contará com desafios e tendências diferentes daqueles que desejam uma mudança de ramo ou de público-alvo.
Por isso, é essencial entender em que momento do planejamento você se encontra, quais são as demandas operacionais, como motivar o seu quadro de colaboradores, se os seus fornecedores atendem bem às suas necessidades e assim por diante. Com isso, você pode traçar alvos alcançáveis e partir para a próxima etapa: montar seu plano de ação!
Após fazer uma boa análise interna e estabelecer suas principais metas, você pode partir para o plano de ação. Em um cenário tão complexo e com um mercado tão competitivo na grande maioria dos segmentos, chega a ser surpreendente que algumas empresas ainda se arrisquem em operar sem ter um excelente planejamento.
Para mitigar seus riscos e encurtar o seu caminho para o sucesso, defina questões relevantes, como missão, valores e visão. Estruture também um checklist, com as tarefas que devem ser realizadas e quais os prazos para isso, bem como seus responsáveis. É recomendável criar uma representação visual, com a qual todos possam identificar suas obrigações e responsabilidades.
Com metas estabelecidas e um bom plano de ação, chega a hora da prática. Aqui, é interessante contar com recursos para monitorar a operação, como os KPIs (Key Performance Indicators) , que em tradução livre significa “indicadores de performance”. Apesar do nome rebuscado, eles nada mais são do que indicadores ou métricas, que ajudam a empresa na identificação e mensuração das atividades do negócio.
Definir a métrica depende, sobretudo, do tipo de ramo e do porte da instituição. No entanto, alguns são mais recorrentes em todos os setores, como o Custo de Aquisição do Cliente e o Ticket Médio, excelentes para a avaliação do time de vendas. Sendo assim, acompanhe periodicamente os dados e faça uma revisão de suas estratégias conforme os resultados.
Conforme mostramos neste post, algumas ações são imprescindíveis para melhorar o processo de vendas e impulsionar a organização. Mas é importante não esquecer de mensurar os resultados, preferencialmente com a ajuda de recursos e soluções em tecnologia, para realinhar suas decisões e propor as melhorias necessárias.
Gostou de conhecer dicas para planejar melhor o seu processo de vendas? Quer contar com boas soluções para otimizar o seu negócio? Então, entre em contato conosco!