Entenda a importância dos relatórios gerenciais na logística

Sem Parar Empresas: homem e mulher em um armazém de produtos fazendo os relatórios gerenciais na logística

Os relatórios gerenciais têm como principal objetivo quantificar os principais processos de uma companhia. Se tratando de logística, a intenção é entender o custo por quilômetro, analisando os trajetos, valores nos pedágios e até mesmo o tempo de conclusão de cada rota.

Esse tipo de gerenciamento pode ter complexidade variável e, na maioria das vezes, a minuciosidade e preocupação com detalhes costuma ser maior em empresas de grande porte, com frotas com dezenas de motoristas trabalhando ao mesmo tempo.

Apesar disso, nada impede que empresas menores se preocupem com essas particularidades do negócio. A análise de cada uma dessas variáveis ajuda a economizar fundos e a transformar a companhia em uma organização cada vez mais eficiente.

Nesta postagem, você saberá um pouco mais sobre esse tipo de relatório e como você pode se beneficiar dele de maneira prática. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

 

Os relatórios gerenciais ajudam na coleta de dados

Bons gestores medem tudo aquilo que é relevante. Quando temos um controle de dados eficiente, se torna mais fácil entender para onde o dinheiro vai e como alguns ajustes podem transformar a produtividade e a performance de diversos setores.

Na logística, uma preocupação frequente é com o custo operacional. A variação dos combustíveis, tempo no trânsito, valores gastos com pedágio, manutenção do veículo e uma série de outros pormenores afetam enormemente as margens de lucro e até mesmo as finanças da empresa.

Ao ter um relatório detalhado, é fundamental perceber cada um desses pontos. A análise de cada uma dessas áreas pode afetar enormemente sua tomada de decisão em momentos importantes. Note que, em momentos difíceis, esses ajustes também se tornam bem mais fáceis quando temos informações relevantes sobre nossa gestão e essa é uma das maiores importâncias do relatório gerencial.

 

A tomada de decisão se torna mais fácil com essas informações

Toda tomada de decisão bem pensada deve ser pautada em dados mensuráveis e confiáveis. Bons gestores de frotas entendem onde podem cortar ou investir mais, sem afetar drasticamente a qualidade de vida dos funcionários e a qualidade do serviço.

Se tratando de logística, as coisas podem ser ainda mais dramáticas. Veículos sem combustível não conseguem efetuar um serviço, o mesmo vale para motoristas mal remunerados ou até mesmo automóveis sem manutenção.

De todos os setores, a logística é um dos que mais exige o controle de gastos. Esse controle deve ser o suficiente para garantir o bom funcionamento da companhia, o que pode ser mais complexo do que parece.

 

Como a automação pode ajudar no controle das finanças

A automação de algumas dessas etapas pode auxiliar bastante na criação de um relatório. Hoje, existem softwares que ajudam a analisar rotas, gasto de combustível, comportamento do motorista e uma série de outras minúcias que são extremamente importantes para os gestores.

Se tratando da parte de pedágios, por exemplo, atualmente também existem ferramentas competentes que auxiliam o pagamento e o acompanhamento em tempo real de cada passagem utilizada.

 

Serviços do Sem Parar Empresas que podem auxiliar sua gestão

Fazer relatórios gerenciais à mão consome tempo e bastante esforço. Por vezes, não é possível estar em contato direto com o motorista ou até mesmo calcular rapidamente alguma questão circunstancial. Para evitar esses problemas, alguns dos nossos serviços são capazes de fazer esse registro de maneira totalmente automatizada.

A Gestão de Frete e o Cartão Combustível, por exemplo, são dois dos nossos serviços que contam com um sistema de controle totalmente automatizado. Eles fornecem informações em tempo real e podem facilitar bastante o controle das finanças e as questões importantes que envolvem a tomada de decisões.

A Sem Parar Empresas fornece diferentes planos empresariais que cabem no seu bolso. Além do benefício da eliminação das filas para pagamento de pedágio, nossos clientes contam com uma grande rede de parceiros que ajudam com descontos e facilidades nos serviços automotivos.

Esses benefícios podem facilitar até mesmo os seus relatórios gerenciais, uma vez que o repasse de pedágio, por exemplo, pode ser simplificado com nossas ferramentas modernas e tecnológicas. Conte conosco para alcançar o sucesso na sua empresa!

Destaques

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
Sem Parar Empresas: Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!
12 - Março - 2021

Você sabe a diferença entre frete CIF e FOB? Leia o post e descubra!

A gestão de frotas costuma ser um trabalho massivo, afinal o setor é composto por um enorme conjunto de leis, normas e procedimentos, exigin…

Receba nossa newsletter

Gestão de benefícios