O trabalho faz parte da nossa vida e que também influencia a saúde de todos. A síndrome de burnout, por exemplo, é um sintoma de como precisamos rever as nossas relações na vida profissional.
Enquanto empregador é muito importante saber identificar quando os funcionários da sua empresa podem estar passando por momentos que vão levá-los ao esgotamento.
Por isso, montamos este artigo para falar especialmente sobre esta síndrome e como evitá-la na sua empresa. Boa leitura!
A síndrome de burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um tipo de estresse relacionado ao trabalho.
Esse distúrbio surge a partir de condições de trabalho desgastantes, e suas características principais são estresse crônico e tensão emocional, além da sensação de não se sentir realizado no trabalho.
Mas como identificar se os colaboradores estão à beira do burnout?
Ficar atento ao comportamento da equipe é imprescindível para diagnosticar e tratar a síndrome. Muitas vezes, a saúde do caminhoneiro está comprometida e ele não sabe.
Observe se alguns desses sintomas estão aparecendo na equipe:
Se você perceber que alguém na equipe está apresentando mais de um desses sintomas, procure auxílio junto ao departamento de RH para poder ajudar o colaborador a tratar este mal. O seu apoio é essencial para que ele possa superar a síndrome.
Mas o ideal é tomar providências para que não chegue a esse ponto.
Prevenir a síndrome de burnout é melhor que remediar. Por isso, separamos 7 ações para implementar na empresa e evitar o esgotamento de sua equipe. Confira!
Como dissemos, muitos não sabem que estão passando pela síndrome de burnout, por isso, o primeiro passo é explicar a todos o que é o problema e como cada um pode identificar se está passando por ele.
Como empregador é importante que você tenha um projeto para analisar constantemente o ambiente e as relações entre os colaboradores. Mas avaliar não é tudo, é preciso planejar para minimizar os problemas que podem levar à estafa.
Implemente um programa de segurança no trabalho para minimizar riscos de saúde dos colaboradores. Ter comprometimento e preocupação com a vida da equipe é uma forma excelente de prevenir a síndrome de burnout.
Crie processos e espaços para que os colaboradores possam mostrar seus anseios e consigam se comunicar melhor entre si.
Um dos problemas que leva ao burnout é a falta de reconhecimento do trabalho. Por isso, é importante valorizar o trabalho dos colaboradores. Não dê apenas feedbacks negativos, elogie o trabalho de cada um, monte um plano de carreira com o RH. Tudo que ajude o colaborador a se sentir reconhecido.
Não espere apenas pela festa de final de ano; implemente na sua empresa um espaço para que os colaboradores possam relaxar e interagir de forma descontraída, seja uma sala de TV ou jogos, ou um espaço para descanso depois do almoço.
É preciso criar uma cultura em que o colaborador sinta-se à vontade para expor seus receios e problemas. Incentive as equipes a manterem encontros e conversas.
A síndrome de esgotamento profissional é cada vez mais comum nos dias atuais, mas como você viu, é possível prevenir esse mal com medidas simples, mas muito eficientes.