Gestão de Veículos

Supply Chain Management: saiba mais sobre o assunto!

Escrito por Blog Sem Parar Empresas | 19.5.2022

O domínio de alguns conceitos e estratégias importantes é bastante recomendável para os gestores, especialmente em um momento como os dias de hoje, nos quais otimizar processos e aperfeiçoar rotinas são ações imprescindíveis para o sucesso. Por isso, preparamos um post explicando o que é Supply Chain Management e como ele funciona.

Por meio de alguns recursos em tecnologia e mudanças, é perfeitamente possível gerenciar melhor a cadeia de suprimentos, possibilitando que o seu negócio alcance um desempenho melhor na operação e esteja em sintonia com os mais altos padrões de competitividade. Quer descobrir como fazer isso? Então, continue sua leitura!

O que é Supply Chain Management?

O termo “Supply Chain Management” deriva do inglês e pode ser traduzido como “Gestão da Cadeia de Suprimentos”. Trata-se de um processo que visa o gerenciamento de serviços, finanças, procedimentos e informações de uma organização, de forma a otimizar o fluxo de atividades, desde a captação da matéria-prima até a entrega para o consumidor final. 

Como ele funciona na prática?

Na prática, o Supply Chain Management funciona de maneira distinta de acordo com a empresa. Quem atua com uma frota gerencial, por exemplo, tem demandas diferentes de quem vende mercadorias. Porém, a ideia é aumentar o conhecimento sobre o negócio e criar um elo entre os setores, pelo qual um impactará o outro de forma direta, contínua e positiva.

Qual é a diferença entre Supply Chain Management e gestão de abastecimento?

Enquanto o Supply Chain Management está relacionado com todo o fluxo, da matéria-prima ao consumidor final, a gestão de abastecimento é mais restrita, sendo voltada mais para a logística e os suprimentos necessários para a operação. O Supply Chain Management envolve toda a gestão, incluindo fornecedores, distribuidores, transportadoras, armazéns, clientes e muito mais.

Quais os impactos do Supply Chain na rotina logística?

O principal impacto do Supply Chain na rotina logística é a melhora dos resultados por conta do maior controle dos processos. Com isso, é possível observar benefícios, como o aprimoramento do padrão dos serviços, redução de despesas, menor gasto com combustível, diminuição dos desperdícios, mais eficiência, melhor desempenho e assim por diante.

Como aplicar o Supply Chain Management?

Se você chegou até aqui, é bem provável que esteja pensando em aplicar o Supply Chain Management no seu negócio. Para isso, você deve começar fazendo um bom mapeamento de processos. Também é essencial manter um bom relacionamento com fornecedores e clientes. Para tudo isso, boas soluções em tecnologia podem ser fundamentais, como um bom software de gestão.

Pronto! Agora você já sabe o que é Supply Chain Management e de que modo ele funciona. Aplicando o seu conceito e contando com boas soluções em tecnologia, você consegue ter mais controle sobre os produtos ou serviços requeridos pelos clientes, dominando os fluxos, aumentando a produtividade, obtendo vantagens competitivas e agregando valor para a sua empresa.

Gostou de aprender sobre o que é Supply Chain Management e como ele funciona? Quer conferir outros conteúdos igual este? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!