A tecnologia para postos de combustíveis é um tema de muita importância para empreendedores do setor. Afinal, conseguir acompanhar as novas tendências e aproveitar as novas oportunidades que estão por vir é uma das melhores maneiras de expandir a clientela e se tornar uma referência no mercado.
Assim como outras áreas, os postos de abastecimento também estão prestes a passar por intensas transformações. Muitas delas serão provenientes da mudança da matriz energética mundial, que ao que tudo indica, está vagarosamente saindo dos combustíveis fósseis e se movendo para o uso da eletricidade.
Nesta postagem, falaremos mais sobre algumas dessas transformações e o que ela significa para seu negócio. Também explicaremos como você pode se antecipar e aproveitar essas novas oportunidades e conseguir lucrar bastante com seu posto. Gostou da ideia? Continue sua leitura!
Antes de iniciarmos o tópico sobre os carros elétricos, é muito interessante mencionar que as bombas de combustíveis também estão prestes a passar por uma mudança. Para nós, ela é um pouco tardia, enquanto nos países de primeiro mundo elas são a norma absoluta.
Hoje, quando vamos abastecer, falamos com um frentista e ele faz todo o serviço operar a bomba combustíveis, certo? Pode ser que no futuro, as bombas deixem de ser operadas por funcionários e passem a ser utilizadas pelos proprietários dos veículos.
Essa prática, extremamente comum no exterior, faz com que o posto tenha que operar com menos gastos, o que em essência, pode ajudar a aumentar os lucros. Hoje existe uma movimentação no planalto para eliminar essa obrigação, imposta pela lei 9.956/00, mas o projeto ainda tramita no planalto e sua aprovação ainda é incerta.
Todavia, vale a pena observar esse panorama para conseguir se preparar e entender o movimento do mercado. Note que, como cultura, nossos clientes estão acostumados a utilizar os serviços do frentista. Além disso, bons frentistas podem ser o diferencial na fidelização e na venda de serviços sobressalentes (como troca de óleo, limpeza e semelhantes). Por isso, analise com cuidado e veja a movimentação das pessoas sobre essa mudança.
Além das bombas de autosserviço, o carregamento de carros elétricos é uma novidade que tende a aumentar exponencialmente no Brasil. Nos últimos anos, praticamente todas as grandes montadoras criaram um modelo híbrido ou totalmente movido a eletricidade, o que mostra claramente a direção do mercado para os anos que virão.
Muitos desses modelos ainda não chegaram no Brasil, mas, certamente, é questão de tempo para a novidade alcançar nossas concessionárias. Além disso, é válido dizer que alguns locais — como shoppings, por exemplo — já contam com estações de carregamento para veículos elétricos, o que é mais um sinal claro sobre a demanda que está por vir.
Incluir essas estações no seu posto pode ser muito importante para se tornar uma referência na sua região. É válido mencionar que a autonomia e aceitação dos carros elétricos dependem desses pontos de abastecimento e, por conta disso, essa pode ser uma oportunidade de ouro.
O único sinal de alerta que você deve ter é que essas bombas alteram completamente seu negócio. Como o abastecimento pode levar algumas horas, pode ser importante revitalizar sua loja de conveniências para reter o cliente e fazer com que ele escolha o seu posto em vez dos concorrentes.
Como você pôde observar, as mudanças que estão vindo já foram sinalizadas há anos. Esses são movimentos naturais do mercado e, por isso, é fundamental ficar de olho e ir observando a aceitação do público e a verdadeira demanda da sua clientela.
Antes de ingressar por completo em qualquer uma dessas mudanças, faça uma pesquisa com seus clientes mais fiéis. Pergunte pela opinião deles e molde seu negócio de acordo com o que as pessoas precisam e procuram. A tecnologia para postos de combustíveis pode ser uma faca de dois gumes e certamente não é uma boa ideia contar com a opinião pessoal no momento dessas transformações. Evite o erro de ser drástico nas suas escolhas e antecipe-se com dados e uma boa pesquisa anteriormente.
Gostou do post? Assine nossa newsletter e receba nossas postagens em seu e-mail!