Gestão de Veículos

Tipos de combustível para caminhão: conheça os principais!

Escrito por Blog Sem Parar Empresas | 12.4.2022

Na hora de abastecer, é muito importante ficar atento aos tipos de combustível para caminhão. Muitas pessoas não sabem, mas o diesel é comercializado e produzido de diferentes formas, fazendo com que existam algumas variações no preço na bomba e na performance automotiva.

Quanto mais atento você estiver na aquisição e uso do combustível, menores serão seus gastos com manutenção. A escolha ideal para seu veículo, em especial, também pode alterar a autonomia e facilitar as entregas da sua frota.

Não há nada pior do que rodar com um diesel adulterado ou de má qualidade, por isso, certifique-se de fazer a melhor escolha e sempre pense que o barato pode sair caro no futuro. Abaixo, nós falaremos mais sobre os três principais tipos de combustível e como você pode saber qual é o mais apropriado para seu caso. Gostou da ideia? Continue sua leitura até o final!

Quais são os principais tipos de combustível?

Basicamente, existem três tipos de diesel mais comuns. O S-10, o S-500 e o S-1800. Cada um deles apresenta uma composição química única. A escolha correta, diferentemente do que muitos podem pensar, não está baseada no valor da bomba, mas sim no tipo de motor que seu caminhão possui.

Além disso, é extremamente importante apostar em postos de qualidade para não acabar escolhendo um combustível adulterado, com etanol, água ou outros compostos em excesso que podem a longo prazo danificar o motor. Veja abaixo mais sobre cada tipo de diesel.

S-10

O S-10 é o diesel mais amigável para o meio ambiente. Ele tem somente 10ppm (partes por milhão) de enxofre em sua composição química. Isso faz com que ele seja um combustível mais nobre e menos poluente. Esse é um dos tipos mais populares, seu uso é amplamente utilizado nas cidades por conta da legislação que visa prezar pela qualidade do ar em áreas mais urbanizadas.

Apesar de toda sua qualidade, essa é a opção mais apropriada para utilitários, SUVs e picapes. Nem todos os caminhões rodam bem com esse diesel. É fundamental olhar o manual para ver se seu modelo aceita bem esse combustível.

S-500

O S-500 é exatamente como o anterior, a diferença é que esse diesel tem 500 ppm de enxofre na sua composição. Isso faz com que a sua queima seja mais “pesada” e mais poluente. Por conta da legislação, que mencionamos acima, é impossível adquirir esse combustível em áreas urbanas, sua venda fica mais afastada em rodovias e em locais menos urbanizados.

Mesmo sendo menos “nobre” que a versão acima, esse é o tipo mais comum e mais utilizado nos caminhões. A maior parte dos veículos utiliza esse tipo de diesel, mas, como dissemos anteriormente, você deve seguir seu manual para ter certeza de que essa é a melhor alternativa.

S-1800

Por fim, nós temos no Brasil o diesel S-1800, que como você já deve estar supondo, tem 1800ppm de enxofre. Por ser um combustível muito poluente, sua comercialização é extremamente restrita. Por vezes, somente mineradoras, termelétricas, ferrovias e outros equipamentos pesados podem adquirir e utilizar esse tipo.

Atualmente, nenhum caminhão pode abastecer com o S-1800. Seu uso é proibido e completamente desaconselhável. Inclusive, a maior parte dos veículos de transporte não “aceitam” bem esse diesel, portanto, fuja dessa opção caso ela esteja sendo comercializada para você.

Como abastecer corretamente?

O ideal é seguir as orientações do manual e ficar atento para o que está sendo vendido. Para a maioria esmagadora dos motoristas, o diesel S-500 será a opção mais apropriada. Sempre procure postos de qualidade e jamais abasteça em locais que não estão devidamente regulamentados.

Para quem busca uma solução mais prática de abastecimento, podemos dizer que o Cartão de Combustível do Sem Parar é uma das melhores alternativas. Prático, carregável e com ampla cobertura, essa é uma das formas mais modernas de controlar gastos e monitorar o lado financeiro da frota. Inclusive, você pode abastecer com qualquer um dos tipos de combustíveis que desejar, não existem restrições e o uso é totalmente livre. 

Gostou deste artigo? Caso queira ficar atualizado com as nossas publicações, sugerimos que nos siga nas redes sociais Facebook e LinkedIn. Você também pode assinar a nossa newsletter gratuita para receber todos os artigos diretamente em sua caixa de e-mail!