Fazer a troca de caminhão de tempos em tempos é fundamental, visto que isso impacta diretamente o desempenho da empresa e, por que não dizer, o lucro. Porém, descobrir o momento certo para fazer isso nem sempre é uma tarefa fácil — e sabemos que esse pode ser um grande investimento.
Para evitar perda de desempenho e desperdício de tempo e dinheiro, preparamos este texto que vai ajudar você a identificar se está na hora da troca de caminhão. Fique com a gente e confira!
Primeiramente, você deve estar pensando: por que trocar de caminhão se ele está fazendo o trabalho? Será? Com o passar do tempo, o veículo perde potência, sofre mais quebras e isso acaba prejudicando o dia a dia do negócio. Além disso, veículos mais novos tendem a ser mais seguros e econômicos.
Fazer a troca no momento certo garante que os motoristas tenham mais conforto e segurança ao dirigir, evitando lesões e dores nas costas, por exemplo. Além disso, a frota estará sempre atualizada tecnologicamente, o que impacta diretamente a agilidade do transporte.
Existem muitos cálculos e ideias de quando seria o período ideal para a troca do caminhão. Estipula-se que um bom momento é quando os custos de manutenção ultrapassam 20% do valor do veículo ou entre cinco e oito anos. Contudo, isso não é uma regra para a renovação de frota.
Cada empresa precisa definir qual é o momento ideal baseado em uma série de fatores. Além disso, por ser um investimento relativamente alto, é preciso que isso seja planejado com bastante antecedência para não comprometer o desempenho financeiro da empresa, principalmente em épocas mais apertadas.
Além dos fatores mencionados, outros itens que costumam indicar que chegou a hora da troca de caminhão são:
Quando o veículo envelhece, é comum que ele consuma mais combustível e quebre mais. Como resultado, você perde serviços, e isso afeta o desempenho da empresa. Além disso, em muitos casos, o caminhão deixa de ser o ideal para transportar determinado tipo de carga.
O setor de transportes muda muito, e um caminhão que servia há dois ou três anos pode não ser o ideal agora. Por isso, sempre que perceber que os fatores mostrados começam a se acumular ou que o tipo de carga está mudando, programe-se bem e faça a troca.
Bom, agora que você já sabe se chegou a hora de fazer a troca de caminhão, é preciso acertar na escolha do novo modelo. É fundamental que se faça uma análise de como ele será usado. Qual é o tipo de carga? O percurso é grande? Será feito em cidades ou estradas?
Existe um modelo para cada tipo de uso. Alguns caminhões mais recentes são totalmente elétricos, o que pode ser excelente na hora de economizar combustível. Tenha em mente que o veículo ideal nem sempre é o mais barato ou bonito, e sim aquele que atende às necessidades.
A troca de caminhão traz uma série de vantagens à empresa. Quando feita no período correto e com um bom planejamento, o impacto financeiro acaba sendo diluído pelos benefícios gerados. Faça uma análise profunda e veja se esse momento não chegou para o seu negócio.
Quer mais dicas para manter o desempenho da empresa no máximo? Então, não deixe de nos seguir no Facebook e no LinkedIn!