Na economia dinâmica e globalizada em que vivemos, quem conta com conhecimento tem mais vantagem competitiva. Por isso, entender como está o gerenciamento de estoque da própria empresa é primordial para conseguir se destacar entre a concorrência. Para atender essa necessidade, surgiu o Warehouse Management System (WMS), em tradução livre, Sistema de Gerenciamento de Armazém.
Esse recurso tecnológico colabora com as tomadas de decisão, otimiza rotinas e traz vários benefícios para o negócio, desde o aumento da produtividade até a redução de custos da operação. Quer saber tudo sobre o WMS e como ele pode mudar a sua empresa? Continue a leitura e bom proveito!
O WMS é uma solução de software que oferece visibilidade de todo o estoque de uma empresa e gerencia as operações de atendimento da cadeia de suprimentos, desde o centro de distribuição até a prateleira da loja.
Tal sistema facilita o gerenciamento em seu planejamento diário, organização, direcionamento e controle da utilização dos recursos disponíveis, apoiando a equipe no desempenho de movimentação e armazenamento de materiais de um estoque.
Um WMS usa um banco de dados configurado para dar suporte às operações de gerenciamento, contendo detalhes que descrevem uma variedade de elementos de um estoque padrão, incluindo:
Geralmente os sistemas de WMS funcionam por meio de um painel com diversos recursos gráficos que facilitam o acesso e a análise dos dados e promovem uma logística integrada entre os membros da equipe.
Considerando os níveis de habilidade dos trabalhadores, sua proximidade no armazém, seus equipamentos e tarefas disponíveis, o sistema WMS consegue atribuir melhor a tarefa para a pessoa certa no momento adequado.
A maioria dos sistemas de WMS apresentam um recurso de mensagens instantâneas que facilita a comunicação da equipe e centraliza todas as informações em um só lugar.
Com o sistema, é possível automatizar diversas operações que passam a ser realizadas de forma automática. Isso reduz o contato humano na operação e minimiza o erro.
O WMS aprimora o fluxo do depósito, analisando o emprego ideal do espaço físico com base na tarefa e nas características do material. Ao considerar os locais mais apropriados para armazenar produtos, bem como materiais ou equipamentos, é possível diminuir despesas operacionais e mão de obra ociosa.
Quando as operações fluem perfeitamente, os funcionários se sentem melhor no ambiente de trabalho, há menos estresse e a produtividade de todos melhora.
Como você pode notar, uma tecnologia na logística como o WMS traz benefícios impactantes às operações da empresa. Saber as possibilidades de uso de tais tecnologias é importante para quem quer levar seu negócio para outro nível de faturamento.