6 formas de inovar nas ações de Outubro Rosa em sua empresa

Sem Parar Empresas: 6 formas de inovar nas ações de Outubro Rosa em sua empresa

A campanha contra o câncer de mama surgiu nos Estados Unidos, na década de 80, e é celebrada anualmente. Seus objetivos são divulgar informações sobre a doença e estimular a população a ser participante ativa em seu controle. Assim, a campanha Outubro Rosa nas empresas é uma ação de endomarketing que faz um chamado à saúde de seus colaboradores.

Afinal, o câncer de mama também pode acometer os homens, apesar de ser mais raro. Quando bem elaboradas, essas atividades de conscientização e prevenção ajudam na elucidação da importância de se detectar precocemente a patologia. Dessa forma, podem aumentar, significativamente, as chances de cura e promover a qualidade de vida das pessoas.

Se você quer mobilizar a sua empresa para que ela faça parte dessa luta, acompanhe o post e veja algumas formas de inovar em tais ações!

O que é Outubro Rosa?

Trata-se de um movimento mundial que tem por objetivo chamar a atenção de toda a população para a importância da prevenção ao câncer de mama. O Outubro Rosa teve sua origem nos Estados Unidos, depois da morte de Susan G. Komen, a quem a irmã, Nancy, decidiu homenagear, orientando mulheres sobre os riscos e a prevenção da doença.

Para dar visibilidade ao movimento, uma primeira corrida foi idealizada em 1982. O evento conquistou uma boa resposta da população, e foi na corrida que o símbolo do movimento, um laço rosa, foi distribuído.

Como aconteceu em outubro, desde então, esse mês foi eleito para representar a causa, e ganhou visibilidade global. No Brasil, o movimento chegou em meados dos anos 2000, associado a grande marcas, e rapidamente ganhou a simpatia da população.

Qual a importância das campanhas do Outubro Rosa?

A relevância da campanha está na visibilidade que o movimento, principalmente associado a grandes marcas, dá para a causa de combate ao câncer de mama. Isso porque a prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, somente em 2020, o Brasil tem uma estimativa de novos casos da doença superior a 66 mil. Já o número de óbitos fica em torno de 17.763, sendo 17.572 mulheres e 189 homens, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer (SIM), de 2018, conforme consta na mesma divulgação do INCA.

Que ações de Outubro Rosa podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho?

Por passarmos tanto tempo na empresa, ela acaba se tornando uma espécie de segunda casa para muitos de nós. Por isso, é fundamental que a gestão esteja atenta à saúde e ao bem-estar dos seus funcionários.

Como pode ser difícil acompanhar de perto cada membro da equipe e garantir que ele esteja em dia com seus exames preventivos, as campanhas se tornaram ótimas ferramentas de alerta. Contudo, elas devem ser eficazes para que alcancem os seus propósitos.

Por essa razão, listamos algumas atitudes que podem surtir bons efeitos na campanha do mês de outubro. Veja!

1. Ilumine e decore a empresa

Modificar as cores do ambiente pode trazer impactos sutis e eficientes ao psicológico humano. Dessa forma, iluminar a organização é uma ação simples, mas que pode ter consequências duradouras.

Além disso, você pode colocar laços e alguns elementos cor-de-rosa na decoração dos departamentos, banheiros, refeitório etc. Isso dará um toque especial aos ambientes e poderá ajudar os colaboradores a se lembrar de fazer a prevenção.

2. Promova uma corrida

A corrida, por si só, já é um ato em favor da saúde, uma vez que a atividade física é altamente recomendada. No entanto, promover essa ação entre as mulheres, no mês da campanha, reforça para as colaboradoras como elas são valorizadas pela empresa.

Os homens também podem ser convocados, seja como participantes, seja como torcedores. Ainda é possível realizar uma confraternização ao finalizar a corrida, criando um espaço para a descontração e a troca de ideias.

3. Crie um ciclo de debates sobre os assuntos relacionados à campanha

Conhecimento nunca é demais. Dessa maneira, a empresa pode convidar mulheres que venceram a doença, médicos, psicólogos e outros profissionais da área de saúde e promover um ciclo de debates sobre o câncer de mama.

O ideal é que o evento seja um espaço aberto para tirar dúvidas e compartilhar experiências. Afinal, quanto mais envolvidas as mulheres estiverem com a campanha, mais sucesso ela obterá.

4. Envie cartas a mulheres doentes

Ainda que não se conheça o remetente, receber cartas com palavras de carinho e de apoio pode fazer bem a qualquer paciente. Entretanto, escrever uma dessas cartas, além de fomentar a empatia, ajuda a reforçar a importância da prevenção.

Desse modo, a empresa pode fazer parceria com algum hospital especializado e conseguir uma lista com nomes de pacientes com a doença. A partir daí, pode-se criar um espaço com canetas e papéis para que os colaboradores, e até os clientes, possam redigir palavras de conforto.

A ação ainda pode incluir um dia de visita às doentes que receberão as cartas, para que sejam entregues pelas próprias colaboradoras da companhia.

5. Envolva-se realmente com a causa

Para destacar a campanha Outubro Rosa nas empresas, é muito importante que o envolvimento de todo o time de colaboradores seja verdadeiro, e que ações efetivas sejam traçadas para ajudar no combate ao câncer de mama.

Para isso, um primeiro passo é o comprometimento da alta gestão com a causa. Ações coordenadas podem ser traçadas em busca de visibilidade para a marca e resultados efetivos para a campanha de combate ao câncer de mama, como um convênio com hospitais que recebem doentes para tratamento.

A partir de uma efetiva ajuda de custo para hospitais que atuam no combate à doença, ou mesmo disponibilizando serviços, como mamografia, para os colaboradores, a empresa contribuirá para o diagnóstico precoce do câncer.

6. Ajude uma ONG ou instituição que combate a causa

Existem vários centros de acolhimento a pacientes em tratamento de câncer de mama, além de hospitais que oferecem tratamento gratuito, mas precisam de ajuda financeira. Sua empresa pode se associar a essas instituições, comprometendo-se a disponibilizar itens de primeira necessidade, alimentos e outros recursos que estiverem ao alcance da companhia.

Atuar de forma intensa para divulgar as ações de prevenção entre os funcionários e entre outros públicos de relacionamento também é importante para gerar uma maior consciência acerca das ações de prevenção.

Quando as pessoas percebem que a sua corporação se preocupa com seus trabalhadores e comunidade do entorno, isso gera uma percepção positiva da marca, o que colabora tanto para a saúde das pessoas que se relacionam com ela quanto para o caixa do negócio.

Além das ações citadas, existem muitas outras opções, como incentivar o uso de blusas ou acessórios cor-de-rosa durante o mês, promover um dia da beleza, realizar a arrecadação de donativos para instituições especializadas etc. O importante é não se omitir e fazer da campanha Outubro Rosa nas empresas um ato de conscientização e valorização das mulheres.

Agora que você já tem algumas ideias do que fazer na campanha contra o câncer de mama, que tal ler o nosso post e entender um pouco mais sobre a importância do Outubro Rosa?

Destaques

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?
Sem Parar Empresas: homem em frente ao computador, com as mãos apertando os olhos, sinalizando que está tendo uma síndrome de burnout no ambiente de trabalho
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout no ambiente de trabalho: como o RH deve lidar?

Além de levar o colaborador a um afastamento, a síndrome de burnout no ambiente de trabalho precisa ser vista com cautela, empatia e, princi…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos