Principais tipos de auxílio-mobilidade e como implementá-los

Homem e mulher sorrindo sentados em um ônibus, pois estão usando o auxílio-mobilidade da Sem Parar Empresas

O vale-transporte é um benefício obrigatório, ou seja, todas as empresas com modelo de trabalho presencial devem oferecer, sendo essencial para garantir o deslocamento dos colaboradores. Apesar disso, é importante destacar que o funcionário tem a opção de escolher outro tipo de auxílio-mobilidade e, por isso, os gestores precisam se manter atentos.

Ao levar em consideração as necessidades específicas de cada trabalhador, a empresa não só atende às exigências legais, mas também demonstra preocupação em relação ao bem-estar e satisfação da equipe. Nesse sentido, conhecer as variedades de auxílio-mobilidade e oferecer aquela que se encaixa perfeitamente na rotina do colaborador é essencial na retenção de talentos. 

 

O que é o auxílio-mobilidade?

A Lei do Vale-Transporte (Lei Federal nº 7.418/1985) assegura o acesso dos colaboradores ao local de trabalho. Para isso, a empresa deve oferecer vales, que são aceitos em ônibus, metrôs e trens, a fim de facilitar a mobilidade urbana e garantir um deslocamento eficiente.

No entanto, é necessário compreender que os colaboradores têm a possibilidade de escolher entre diferentes formas de auxílio transporte. Isso significa que a sua empresa pode oferecer alternativas que atendam de maneira eficaz às demandas de locomoção dos funcionários, indo além do transporte público.

Sem dúvida, a oferta dessas modalidades ajuda a promover um ambiente de trabalho mais inclusivo, além de contribuir na prática para o bem-estar e a satisfação do time.

 

Tipos de auxílio-mobilidade

O vale-transporte é o mais conhecido, pois é um benefício estabelecido por lei para garantir o deslocamento do colaborador até o trabalho. Na gestão do vale-transporte, a empresa subsidia parte dos custos dos meios públicos e há desconto de até 6% do valor do salário na folha de pagamento.

No entanto, o vale-transporte não é o único tipo de auxílio-mobilidade. Existem diversas alternativas flexíveis que podem fazer a diferença, principalmente para colaboradores que não utilizam o transporte público para chegar ao local de trabalho. Veja algumas opções: 

  • Ajuda de custo para transporte/reembolso
    Diferente do vale-transporte, a ajuda de custo/reembolso pode ser usada para qualquer tipo de deslocamento, seja ele de carro, bicicleta ou outro meio de transporte. Para que ela seja eficaz, é necessário fazer controle de notas fiscais, a fim de disponibilizar o valor adequado ao colaborador. 

  • Vale-Combustível
    Destinado aos colaboradores que utilizam veículo próprio para ir ao trabalho, a oferta de vale-combustível é feita por meio de um cartão próprio para cobrir os gastos com abastecimento do automóvel.

  • Cartão Flexível
    Como o nome sugere, é um cartão corporativo que pode ser usado para finalidades distintas. Dentre elas, o pagamento de transporte público, abastecimento ou até mesmo serviços de transporte por aplicativo.


Um ponto de atenção é que o colaborador tem o direito de assinar um termo de não adesão ao vale-transporte, caso prefira outras formas de auxílio-mobilidade. Neste caso, a empresa pode oferecer alternativas que atendam às necessidades do trabalhador.

 

Como implementar diferentes tipos de auxílio-mobilidade?

Quando os colaboradores assinam o termo de não-conformidade ao vale-transporte, as empresas devem estar preparadas para oferecer outras formas de auxílio-mobilidade. A seguir, confira um passo a passo de como implementar uma cartela mais flexível de benefícios para locomoção:

  1. Avaliação das necessidades
    Primeiro, é preciso analisar as preferências dos colaboradores em relação ao deslocamento para o trabalho. Faça pesquisas e colete feedbacks para isso.

  2. Encontre fornecedores de benefícios adequados
    Se nas pesquisas foi constatado que os benefícios mais essenciais para a mobilidade são vale-transporte e vale-combustível, por exemplo, chegou a hora de contratar um fornecedor que ofereça as melhores opções, considerando abrangência e valores. 

  3. Comunicação e esclarecimento
    Com os benefícios em mãos, comunique os colaboradores sobre as opções disponíveis, explicando as vantagens de cada uma delas.

  4. Termo de opção
    A empresa deve disponibilizar um termo de opção no qual o colaborador indica sua preferência entre os diferentes tipos de auxílio-mobilidade.

  5. Registro e manutenção
    A escolha do colaborador deve ser registrada e mantida de forma organizada pela empresa, para evitar complicações futuras.

  6. Flexibilidade e adaptação
    À medida que as necessidades mudam, a empresa deve estar disposta a adaptar a oferta de auxílio-mobilidade para garantir o melhor suporte aos seus colaboradores.

  7. Comunicação contínua
    Uma comunicação transparente com o time é essencial para assegurar que todos conhecem as opções de benefícios ofertadas e possam escolher o auxílio que melhor atende a sua rotina. 

💡 Confira as melhores práticas para Gestão de benefícios.

 

Garanta os direitos da sua equipe!

Oferecer auxílio-mobilidade é um passo crucial para garantir que os colaboradores tenham meios eficientes de deslocamento. Seja o vale-transporte, vale-combustível, ajuda de custo ou outra forma de apoio, é essencial que a gestão de benefícios corporativos esteja em conformidade para evitar qualquer descumprimento legal. 

Por isso, não deixe de buscar mais dicas e conhecer estratégias que reúnem eficiência para sua empresa e satisfação para os colaboradores. 


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