Gestão de Benefícios

Como promover o desenvolvimento profissional do capital humano?

Escrito por VB | 10/11/2021

Nunca se falou tanto em valorização do capital humano quanto agora. Mas você, como profissional de RH, conhece esse termo? Caso sua resposta seja “não”, saiba que compreendê-lo é essencial para aprimorar os resultados da empresa, pois a gestão de pessoas tem tudo a ver com esse assunto.

Nesse sentido, graças à necessidade de construir um ambiente organizacional favorável e produtivo, é preciso que a gerência e o setor de Recursos Humanos se unam para motivar equipes, reter talentos e obter resultados competitivos.

Está a fim de compreender tudo sobre capital humano? Então, este conteúdo é para você. Confira.

O que é capital humano?

Capital humano é a junção de conhecimentos, hábitos e comportamentos (profissionais e de personalidade) que afetam o desempenho do colaborador no ambiente laboral. É missão das empresas investir em ações e recursos que favoreçam esse desenvolvimento.

Para isso, o trabalho da liderança e do RH deve ser constante. Não basta cuidar de forma eventual do clima organizacional. É necessário investir no crescimento e na satisfação dos funcionários para garantir que executem suas tarefas com comprometimento e excelência.

Capital humano X capital intelectual: existe diferença?

Sim, existe. E a principal delas é que o capital intelectual aborda fatores que vão além da performance dos funcionários, como coleta e análise de dados internos e externos — sobre mercado, clientes, concorrentes e colaboradores —, patentes, estratégias produtivas, registros etc. Ou seja, é o conhecimento de funcionários e parceiros que levam o negócio para frente. Já o capital humano não se estende a essa demanda, mas é tão importante quanto.

Como promover o desenvolvimento do capital humano?

Esse desenvolvimento deve ser promovido de acordo com as necessidades da equipe e da empresa, de modo a garantir uma experiência laboral proveitosa e evolutiva. Conheça as recomendações a seguir.

Conheça o perfil comportamental dos colaboradores

O primeiro passo é levantar o perfil dos funcionários que fazem parte da sua equipe. Assim como os profissionais de marketing se aprofundam nas características comportamentais do seu público-alvo para acertar nas propagandas, por que não atuar da mesma forma para entender e interagir melhor com os talentos que trabalham com você?

Ao levantar as características de cada um, é possível realizar uma série de ações que geram bons resultados. Afinal, o importante é formar um ambiente confortável para que os profissionais se sintam confortáveis ao trabalhar. Portanto, estude o perfil da sua equipe para saber como agir de forma estratégica.

Faça processos seletivos de alto padrão

O processo de recrutamento e seleção deve ser impecável. Priorize candidatos que apresentam o mesmo espírito cultural e laboral do negócio, que tenham os mesmos ideais, além das competências necessárias para cada vaga.

Considere também os que já fazem parte do time. Acompanhe a execução de projetos e atividades, bem como o nível de entrosamento entre os integrantes. Esse tipo de avaliação é essencial para desenvolver o capital humano de forma eficaz.

Ofereça um bom plano de carreira

Uma excelente estratégia para reter talentos e diminuir a taxa de absenteísmo é oferecer planos de carreira. Assim, os colaboradores — especialmente os mais promissores — trabalham engajados. Como há objetivos de médio e/ou longo prazo, eles têm vislumbre de onde podem chegar, o que reflete na melhora do desempenho laboral.

Oferecer oportunidades para alcançar cargos de gerência e liderança na empresa vai além de garantir bons resultados, pois abre caminho para que os objetivos do empreendimento sejam atingidos.

Ofereça bonificações

Enquanto os benefícios corporativos estão relacionados à remuneração — sendo essenciais para a manutenção dos talentos —, as bonificações incentivam os profissionais a atingirem determinadas metas.

A estratégia de oferecer recompensar para estimular a produtividade pode ser aplicada como uma maneira de estimular o capital humano e garantir seu desenvolvimento. Quando a companhia concede um bônus, mostra que acredita no trabalho de seus talentos, reconhecendo seus esforços para gerar resultados competitivos.

Integre os processos do time para melhorar o engajamento

Ainda que cada funcionário tenha uma conduta específica dentro da empresa, é importante que todos atuem de forma integrada. O objetivo é evitar retrabalhos ou ruídos na comunicação entre as equipes.

Utilize um sistema de gestão integrado para que todos os membros do time execute as suas atividades e o progresso de cada uma delas. Imagine se os líderes tivessem de checar setor por setor, colaborador por colaborador para acompanhar o andamento dos trabalhos? O objetivo é centralizar todos os dados em um único ambiente a fim de agilizar processos e evitar retrabalhos. Com isso, todos ganham em desenvolvimento e desempenho, evitando atrasos e desgastes.

Crie uma cultura de feedbacks

Outro fator de grande importância é a criação de uma cultura de feedbacks. A ideia é criar um ambiente que favoreça o compartilhamento de desempenhos e informações entre os colaboradores. Ou seja, não são somente os gestores que devem dar feedbacks aos seus liderados, mas o contrário também deve ser feito.

A intenção é que todos estejam preparados para falar e ouvir, sempre em busca de uma melhor performance laboral. Assim, esse ambiente de igualdade deixará os profissionais mais dispostos a buscarem o aprimoramento de suas respectivas atividades.

Ofereça autonomia para a equipe

O capital humano tem relação direta com o conhecimento adquirido ao longo da jornada do funcionário naquela função. Por isso, é necessário dar autonomia para os times, de modo que executem suas tarefas de rotina sem burocracia.

Entre os benefícios que essa liberdade traz para a companhia estão:

  • rapidez nos processos: tarefas e projetos ficam mais fluidos, pois não há a necessidade de pedir orientação ou permissão aos superiores a todo instante;
  • desenvolvimento de novas habilidades: a tomada de decisões desenvolve novas habilidades e experiências aos integrantes da equipe;
  • melhoria no ambiente de trabalho: a empresa fica mais movimentada, colaborativa e fluida, favorecendo a coletividade entre os funcionários.

Invista na capacitação e treinamentos

Treinamentos são a chave para o desenvolvimento do capital humano. Se você, gestor, tem o objetivo de extrair o máximo de potencial das suas equipes, promova o aprimoramento das competências necessárias para a execução de cada tarefa.

Invista em capacitações periódicas para acompanhar a evolução do mercado e orientar os colaboradores sobre o uso de ferramentas estratégicas, soluções tecnológicas e adaptação às novas regras de conduta do segmento empresarial no qual seu negócio está inserido. É importante que os talentos evoluam de acordo com as demandas do mercado.

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