Como promover o desenvolvimento profissional do capital humano?

Sem Parar Empresas: Como promover o desenvolvimento profissional do capital humano?

Nunca se falou tanto em valorização do capital humano quanto agora. Mas você, como profissional de RH, conhece esse termo? Caso sua resposta seja “não”, saiba que compreendê-lo é essencial para aprimorar os resultados da empresa, pois a gestão de pessoas tem tudo a ver com esse assunto.

Nesse sentido, graças à necessidade de construir um ambiente organizacional favorável e produtivo, é preciso que a gerência e o setor de Recursos Humanos se unam para motivar equipes, reter talentos e obter resultados competitivos.

Está a fim de compreender tudo sobre capital humano? Então, este conteúdo é para você. Confira.

O que é capital humano?

Capital humano é a junção de conhecimentos, hábitos e comportamentos (profissionais e de personalidade) que afetam o desempenho do colaborador no ambiente laboral. É missão das empresas investir em ações e recursos que favoreçam esse desenvolvimento.

Para isso, o trabalho da liderança e do RH deve ser constante. Não basta cuidar de forma eventual do clima organizacional. É necessário investir no crescimento e na satisfação dos funcionários para garantir que executem suas tarefas com comprometimento e excelência.

Capital humano X capital intelectual: existe diferença?

Sim, existe. E a principal delas é que o capital intelectual aborda fatores que vão além da performance dos funcionários, como coleta e análise de dados internos e externos — sobre mercado, clientes, concorrentes e colaboradores —, patentes, estratégias produtivas, registros etc. Ou seja, é o conhecimento de funcionários e parceiros que levam o negócio para frente. Já o capital humano não se estende a essa demanda, mas é tão importante quanto.

Como promover o desenvolvimento do capital humano?

Esse desenvolvimento deve ser promovido de acordo com as necessidades da equipe e da empresa, de modo a garantir uma experiência laboral proveitosa e evolutiva. Conheça as recomendações a seguir.

Conheça o perfil comportamental dos colaboradores

O primeiro passo é levantar o perfil dos funcionários que fazem parte da sua equipe. Assim como os profissionais de marketing se aprofundam nas características comportamentais do seu público-alvo para acertar nas propagandas, por que não atuar da mesma forma para entender e interagir melhor com os talentos que trabalham com você?

Ao levantar as características de cada um, é possível realizar uma série de ações que geram bons resultados. Afinal, o importante é formar um ambiente confortável para que os profissionais se sintam confortáveis ao trabalhar. Portanto, estude o perfil da sua equipe para saber como agir de forma estratégica.

Faça processos seletivos de alto padrão

O processo de recrutamento e seleção deve ser impecável. Priorize candidatos que apresentam o mesmo espírito cultural e laboral do negócio, que tenham os mesmos ideais, além das competências necessárias para cada vaga.

Considere também os que já fazem parte do time. Acompanhe a execução de projetos e atividades, bem como o nível de entrosamento entre os integrantes. Esse tipo de avaliação é essencial para desenvolver o capital humano de forma eficaz.

Ofereça um bom plano de carreira

Uma excelente estratégia para reter talentos e diminuir a taxa de absenteísmo é oferecer planos de carreira. Assim, os colaboradores — especialmente os mais promissores — trabalham engajados. Como há objetivos de médio e/ou longo prazo, eles têm vislumbre de onde podem chegar, o que reflete na melhora do desempenho laboral.

Oferecer oportunidades para alcançar cargos de gerência e liderança na empresa vai além de garantir bons resultados, pois abre caminho para que os objetivos do empreendimento sejam atingidos.

Ofereça bonificações

Enquanto os benefícios corporativos estão relacionados à remuneração — sendo essenciais para a manutenção dos talentos —, as bonificações incentivam os profissionais a atingirem determinadas metas.

A estratégia de oferecer recompensar para estimular a produtividade pode ser aplicada como uma maneira de estimular o capital humano e garantir seu desenvolvimento. Quando a companhia concede um bônus, mostra que acredita no trabalho de seus talentos, reconhecendo seus esforços para gerar resultados competitivos.

Integre os processos do time para melhorar o engajamento

Ainda que cada funcionário tenha uma conduta específica dentro da empresa, é importante que todos atuem de forma integrada. O objetivo é evitar retrabalhos ou ruídos na comunicação entre as equipes.

Utilize um sistema de gestão integrado para que todos os membros do time execute as suas atividades e o progresso de cada uma delas. Imagine se os líderes tivessem de checar setor por setor, colaborador por colaborador para acompanhar o andamento dos trabalhos? O objetivo é centralizar todos os dados em um único ambiente a fim de agilizar processos e evitar retrabalhos. Com isso, todos ganham em desenvolvimento e desempenho, evitando atrasos e desgastes.

Crie uma cultura de feedbacks

Outro fator de grande importância é a criação de uma cultura de feedbacks. A ideia é criar um ambiente que favoreça o compartilhamento de desempenhos e informações entre os colaboradores. Ou seja, não são somente os gestores que devem dar feedbacks aos seus liderados, mas o contrário também deve ser feito.

A intenção é que todos estejam preparados para falar e ouvir, sempre em busca de uma melhor performance laboral. Assim, esse ambiente de igualdade deixará os profissionais mais dispostos a buscarem o aprimoramento de suas respectivas atividades.

Ofereça autonomia para a equipe

O capital humano tem relação direta com o conhecimento adquirido ao longo da jornada do funcionário naquela função. Por isso, é necessário dar autonomia para os times, de modo que executem suas tarefas de rotina sem burocracia.

Entre os benefícios que essa liberdade traz para a companhia estão:

  • rapidez nos processos: tarefas e projetos ficam mais fluidos, pois não há a necessidade de pedir orientação ou permissão aos superiores a todo instante;
  • desenvolvimento de novas habilidades: a tomada de decisões desenvolve novas habilidades e experiências aos integrantes da equipe;
  • melhoria no ambiente de trabalho: a empresa fica mais movimentada, colaborativa e fluida, favorecendo a coletividade entre os funcionários.

Invista na capacitação e treinamentos

Treinamentos são a chave para o desenvolvimento do capital humano. Se você, gestor, tem o objetivo de extrair o máximo de potencial das suas equipes, promova o aprimoramento das competências necessárias para a execução de cada tarefa.

Invista em capacitações periódicas para acompanhar a evolução do mercado e orientar os colaboradores sobre o uso de ferramentas estratégicas, soluções tecnológicas e adaptação às novas regras de conduta do segmento empresarial no qual seu negócio está inserido. É importante que os talentos evoluam de acordo com as demandas do mercado.

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