8 ideias de como aumentar o faturamento da empresa

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Saber como aumentar o faturamento da empresa é o principal objetivo de um gestor organizacional, pois é a partir do capital obtido que a empresa terá como investir em projetos, otimizações, expansões e melhorar as condições de trabalho dos colaboradores.

Sem falar que, quanto mais a companhia fatura, mais ela lucra. Contudo, não basta subir o preço dos produtos e serviços, é preciso investir em ações específicas, que potencializam aspectos da instituição, o que inclui melhorias administrativas, de produção, de conhecimento mercadológico e relacionamento com o consumidor.

Normalmente, pequenas atitudes já favorecem o faturamento, mas também é necessário se preparar para dar passos mais ousados, como adotar tendências promissoras e realizar investimentos estratégicos.

Que tal conferir as nossas sugestões de como aumentar o faturamento empresarial? Basta prosseguir com a leitura deste artigo para conhecer as melhores ideias.

As diferenças entre faturamento, lucro e receita

Antes de tudo, é válido saber diferenciar faturamento, receita e lucro para compreender como as finanças de uma empresa funcionam na prática. Nesse sentido, o faturamento corresponde às vendas realizadas e/ou serviços contratados pelos clientes.

Já a receita equivale ao dinheiro efetivamente recebido. Isso significa que é possível faturar as vendas, mas se elas forem realizadas a prazo, não houve receita. Logo, existe uma grande diferença entre esses termos, que precisa ser levantada durante a gestão financeira.

Por fim, o lucro diz respeito à diferença entre a receita e os gastos realizados no mesmo período. Portanto, pode-se afirmar que o lucro é a quantia que sobra após a empresa pagar suas contas mensais.

8 ideias de como elevar o faturamento empresarial

Sem mais delongas, vamos às melhores sugestões de como potencializar o faturamento do seu negócio.

1. Invista em marketing

As marcas que desejam faturar cada vez mais devem investir em estratégias de marketing. Tais ações são planejadas por equipes comerciais que pretendem divulgar a empresa e seu catálogo de soluções (produtos ou serviços), permitindo que potenciais compradores conheçam o negócio.

Essa abordagem é a melhor para atingir novos públicos, especialmente os digitais, já que o alcance é maior e o custo é menor. Logo, ter um departamento especializado em marketing é uma maneira de elevar o sucesso comercial por meio da conquista de novos clientes.

2. Conheça seu público-alvo

O consumidor é sempre prioridade. E, para captá-lo, é preciso planejar cada etapa da abordagem comercial. Para isso, basta levantar dados, informações e referências relacionadas ao seu público-alvo — a equipe de marketing é essencial aqui.

O segredo está em definir ações que façam com que os consumidores se identifiquem e confiem na sua empresa. Para isso, publique conteúdos ricos (imagens, vídeos, infográficos e artigos de texto) e elabore descrições que agreguem valor e que estimulem o engajamento do seu nicho de mercado.

3. Promova treinamentos

De nada adianta pensar em estratégias para aumentar o faturamento e, ao mesmo tempo, ignorar a condição operacional dos profissionais que estão cuidando para que a empresa saia da inércia. É fundamental treinar os colaboradores para que sua companhia esteja sempre a frente das demandas do seu segmento. Como resultado, você desenvolve o senso de pertencimento dos funcionários em relação à empresa, melhorando o engajamento e o desempenho geral do empreendimento.

4. Analise a concorrência

Conhecer seus “rivais” de mercado é uma ótima maneira de aumentar as vendas, obter destaque e tomar as decisões certas. Portanto, não deixe de levantar os diferenciais da concorrência, como preços praticados, forma de atendimento, campanhas de marketing, mecanismos de desconto, programas de fidelidade, entre outros que julgar necessário.

Assim, você saberá o nível de qualidade das empresas que disputam espaço com você, definindo um parâmetro a ser atingido ou superado. Dê atenção especial às decisões benéficas tomadas, bem como àquelas que prejudicaram o negócio, a fim de analisar os acertos e os erros alheios.

5. Faça ações promocionais

Seja para conquistar novos compradores, seja para divulgar novos produtos, promova ações promocionais. Dessa forma, você terá boas chances de aumentar o faturamento da companhia e nutrir sua cartela de clientes, pois as pessoas amam descontos e valores reduzidos, o que eleva as compras por impulso. O segredo está em elaborar promoções que realmente façam sentido para os negócios.

6. Ofereça produtos ou serviços complementares

Esse tipo de oferta aumenta o ticket médio das vendas. Se sua empresa vende roupas, além das vestimentas comuns, você pode oferecer acessórios, calçados e roupas íntimas, por exemplo. Assim, você estimula o comprador a levar mercadorias que se complementam, melhorando sua experiência de consumo e elevando as chances de recompra.

7. Elabore estratégias de fidelização

A prospecção de consumidores é fundamental para o empreendimento, sendo o foco das marcas. Contudo, é importante cuidar da fidelização, pois retém os consumidores atuais para que a empresa mantenha um faturamento constante.

Para isso, é necessário definir estratégias de atendimento eficazes, tanto durante o processo de compra quanto durante o pós-venda. Entre elas estão uma jornada comercial ágil, descontos para novas compras, programa de fidelidade e outras ações para aprimorar a experiência do cliente, concedendo vantagens para o público mais antigo e fiel.

8. Use tecnologias de ponta

A tecnologia é uma grande aliada na hora de aumentar o faturamento da empresa. No mundo empresarial, existe uma série de ferramentas tecnológicas que simplificam tarefas do cotidiano operacional, como gerenciamento de dados, realização de cálculos, emissão de relatórios comerciais, entre outras atividades.

Com a automação, você pode contar com as seguintes vantagens para intensificar seu faturamento:

  • diminuição de falhas: softwares não cometem erros de cálculo, digitação, arquivamento etc.;
  • redução de custos: você economiza dinheiro com papéis, impressões, tintas e outros materiais de escritório, postagens e viagens (já que documentos são enviados pela internet);
  • crescimento produtivo: os funcionários podem realizar atividades mais estratégicas, como desenvolvimento de melhorias, negociações, fechamento de contratos etc.;
  • segurança digital: arquivos são protegidos em servidores na nuvem, já que os documentos são gerados e arquivados digitalmente, além de fazer cópias de segurança (backups);
  • decisões mais certeiras: com a emissão de relatórios de performance, é possível tomar atitudes baseadas em dados, aumentando as chances de sucesso;
  • melhoria da comunicação: o contato interno (entre colaboradores e departamentos) e o externo (relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros) são beneficiados com o uso de canais digitais eficientes.

Esperamos que as ideias de como aumentar o faturamento da empresa sejam úteis para sua estratégia. Ao colocá-las em prática, você saberá exatamente como agir para melhorar suas atividades internas em prol do sucesso do cliente, a fim de garantir mais vendas.

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