Você sabe como demitir um colaborador? Em geral, esse momento delicado pode impactar tanto o profissional desligado quanto os seus colegas de trabalho. Nesse caso, a demissão humanizada é o melhor caminho para todos os envolvidos.
O procedimento é cada vez mais usado pelas organizações e tem como objetivo aplicar processos eficazes para aliviar esse momento, diminuindo a probabilidade de desenvolver problemas emocionais na parte mais frágil: o profissional.
Se você quer aprender como fazer uma demissão humanizada, acompanhe este post e saiba a forma correta de aplicá-la em sua empresa!
O procedimento de desligamento, humanizado ou não, envolve alguns responsáveis pelo ato. São eles o gestor da área que o profissional trabalha, o responsável no setor de departamento pessoal e, por fim, o colaborador.
Embora essas pessoas estejam diretamente envolvidas, a demissão impacta também os colegas de trabalho do profissional demitido, ou seja, o ambiente corporativo fica mais sensível. Logo, para reduzir as consequências negativas, é necessário adotar a demissão humanizada.
O ato visa a descomplicar o processo de desligamento tanto ao empregador quanto ao empregado. Dessa forma, ambas as partes terminam o vínculo empregatício sem atritos, desgastes ou qualquer outro problema do tipo.
A demissão humanizada é realizada de maneira justificada. Isso significa que a empresa explica e justifica detalhadamente quais são as causas do desligamento, mas de maneira cuidadosa. Todo o procedimento exige que o empregador priorize o respeito pelo funcionário e por toda trajetória percorrida durante o período de vigência empregatícia.
Ao realizar uma demissão dessa categoria, o colaborador não é visto como um número que passou pela empresa e cumpriu suas obrigações. Longe disso, ele é reconhecido e respeitado em todas as fases do ato demissional. Isso faz parte da gestão estratégica de pessoas.
O desligamento humanizado precisa estar enraizado na empresa, de modo que o processo seja tranquilo para todos. Assim, é possível gerar vantagens mútuas, como as exemplificadas a seguir.
Por vezes, as demissões não acontecem por motivo de mau procedimento do funcionário ou de erros graves em relação à prestação de serviços. É bastante comum que o ato seja provocado por assuntos alheios ao colaborador, como em casos de cortes de gastos e crises financeiras, sendo a diminuição da folha de pagamento a melhor saída para o momento.
Quando a dispensa for dessa natureza, deixe isso claro para o profissional. Isso ajuda a conservar um bom relacionamento posterior, resultando em uma futura recontratação. Ademais, ex-colaboradores satisfeitos com a empresa pelas quais trabalharam elevam a confiança dos demais profissionais, valorizando-a.
O ambiente organizacional é muito bem-visto atualmente, de forma que ele precisa transparecer na ruptura do contrato. Além disso, é possível que outras formas de relacionamento possam ser firmadas mais à frente entre o ex-funcionário e a empresa anteriormente trabalhada, como parcerias e consultorias.
A demissão humanizada é fundamental porque permite que o colaborador se sinta valorizado, mesmo em um momento difícil como é o da comunicação da dispensa. Desse modo, a sua trajetória dentro da corporação não foi em vão. Isso deixa-o motivado a buscar novas colocações no mercado profissional, além de ser essencial para manter sua autoestima.
Ocasionalmente, os ex-funcionários se sentem descontentes por terem sido desligados e acabam processando a organização por algum motivo. Logo, quando sua empresa investe em um RH moderno com foco em demissão humanizada, esse risco é reduzido. Isso ocorre porque você evita o desgaste emocional do colaborador.
Portanto, quando você realiza um desligamento amigável e transparente, o profissional se sente confiante para ser reposicionado no mercado de trabalho, evitando uma série de problemas desnecessários.
Agora você já sabe como a demissão humanizada funciona. A seguir, vamos mostrar de que maneira desligar um funcionário por meio dessa técnica. Confira!
Esse processo não consiste em simplesmente transmitir um comunicado bonito ao colaborador que será demitido. A empresa necessita ter uma comunicação transparente, evidenciando os fatores do desligamento ao profissional. A clareza é indispensável para amenizar os danos e tornar o ato menos penoso, pois se trata de um processo delicado e que atinge o emocional das partes envolvidas.
Para isso, é muito importante que o profissional do departamento pessoal comunique a demissão da melhor forma. Ele deve explicar todos os trâmites ao funcionário a fim de tirar dúvidas e evidenciar os direitos trabalhistas, tendo zelo com as palavras utilizadas.
Este tópico é uma continuação direta do anterior, pois a empatia — processo de colocar-se no lugar do outro — deve fazer parte do departamento pessoal na hora de comunicar o desligamento do profissional. Essa prática deixa o ato mais humano.
O segredo para uma operação de sucesso, é fazer de tudo para não gerar um sentimento de impotência ou revolta no colaborador. É importante se perguntar: eu gostaria de ser demitido sem saber o real motivo? Portanto, é imprescindível ser objetivo, claro e consistente na hora de explicar os argumentos que levaram a essa decisão.
Ajude o profissional a dar os próximos passos. Você pode:
Por fim, escreva uma carta de recomendação evidenciando os pontos fortes daquele profissional e, se possível, indique o seu antigo funcionário para outra empresa da sua rede de contatos que esteja com vagas em aberto. Prestar auxílio nesse momento pode render bons frutos posteriormente.
Como você pôde conferir, a demissão humanizada somente traz vantagens. Ambas as partes saem ganhando. O segredo está em aliar esse processo com uma política de benefícios eficiente, pois o funcionário tem direito a diversos recursos empregatícios.
E lembre-se de que deixar as portas sempre abertas é a melhor saída, pois o ex-colaborador pode se transformar em um talento disputado no mercado e você querer admiti-lo novamente.
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