Demissão humanizada: veja como funciona e de que maneira aplicá-la

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Você sabe como demitir um colaborador? Em geral, esse momento delicado pode impactar tanto o profissional desligado quanto os seus colegas de trabalho. Nesse caso, a demissão humanizada é o melhor caminho para todos os envolvidos.

O procedimento é cada vez mais usado pelas organizações e tem como objetivo aplicar processos eficazes para aliviar esse momento, diminuindo a probabilidade de desenvolver problemas emocionais na parte mais frágil: o profissional.

Se você quer aprender como fazer uma demissão humanizada, acompanhe este post e saiba a forma correta de aplicá-la em sua empresa!

O que é demissão humanizada?

O procedimento de desligamento, humanizado ou não, envolve alguns responsáveis pelo ato. São eles o gestor da área que o profissional trabalha, o responsável no setor de departamento pessoal e, por fim, o colaborador.

Embora essas pessoas estejam diretamente envolvidas, a demissão impacta também os colegas de trabalho do profissional demitido, ou seja, o ambiente corporativo fica mais sensível. Logo, para reduzir as consequências negativas, é necessário adotar a demissão humanizada.

O ato visa a descomplicar o processo de desligamento tanto ao empregador quanto ao empregado. Dessa forma, ambas as partes terminam o vínculo empregatício sem atritos, desgastes ou qualquer outro problema do tipo.

Como funciona na prática?

A demissão humanizada é realizada de maneira justificada. Isso significa que a empresa explica e justifica detalhadamente quais são as causas do desligamento, mas de maneira cuidadosa. Todo o procedimento exige que o empregador priorize o respeito pelo funcionário e por toda trajetória percorrida durante o período de vigência empregatícia.

Ao realizar uma demissão dessa categoria, o colaborador não é visto como um número que passou pela empresa e cumpriu suas obrigações. Longe disso, ele é reconhecido e respeitado em todas as fases do ato demissional. Isso faz parte da gestão estratégica de pessoas.

Quando e por que fazer uma demissão humanizada?

O desligamento humanizado precisa estar enraizado na empresa, de modo que o processo seja tranquilo para todos. Assim, é possível gerar vantagens mútuas, como as exemplificadas a seguir.

Preservação do bom relacionamento

Por vezes, as demissões não acontecem por motivo de mau procedimento do funcionário ou de erros graves em relação à prestação de serviços. É bastante comum que o ato seja provocado por assuntos alheios ao colaborador, como em casos de cortes de gastos e crises financeiras, sendo a diminuição da folha de pagamento a melhor saída para o momento.

Quando a dispensa for dessa natureza, deixe isso claro para o profissional. Isso ajuda a conservar um bom relacionamento posterior, resultando em uma futura recontratação. Ademais, ex-colaboradores satisfeitos com a empresa pelas quais trabalharam elevam a confiança dos demais profissionais, valorizando-a.

O ambiente organizacional é muito bem-visto atualmente, de forma que ele precisa transparecer na ruptura do contrato. Além disso, é possível que outras formas de relacionamento possam ser firmadas mais à frente entre o ex-funcionário e a empresa anteriormente trabalhada, como parcerias e consultorias.

Valorização do profissional

A demissão humanizada é fundamental porque permite que o colaborador se sinta valorizado, mesmo em um momento difícil como é o da comunicação da dispensa. Desse modo, a sua trajetória dentro da corporação não foi em vão. Isso deixa-o motivado a buscar novas colocações no mercado profissional, além de ser essencial para manter sua autoestima.

Redução de riscos de penalizações legais

Ocasionalmente, os ex-funcionários se sentem descontentes por terem sido desligados e acabam processando a organização por algum motivo. Logo, quando sua empresa investe em um RH moderno com foco em demissão humanizada, esse risco é reduzido. Isso ocorre porque você evita o desgaste emocional do colaborador.

Portanto, quando você realiza um desligamento amigável e transparente, o profissional se sente confiante para ser reposicionado no mercado de trabalho, evitando uma série de problemas desnecessários.

Como aplicar esse conceito no RH da sua empresa?

Agora você já sabe como a demissão humanizada funciona. A seguir, vamos mostrar de que maneira desligar um funcionário por meio dessa técnica. Confira!

Desenvolva uma comunicação transparente

Esse processo não consiste em simplesmente transmitir um comunicado bonito ao colaborador que será demitido. A empresa necessita ter uma comunicação transparente, evidenciando os fatores do desligamento ao profissional. A clareza é indispensável para amenizar os danos e tornar o ato menos penoso, pois se trata de um processo delicado e que atinge o emocional das partes envolvidas.

Para isso, é muito importante que o profissional do departamento pessoal comunique a demissão da melhor forma. Ele deve explicar todos os trâmites ao funcionário a fim de tirar dúvidas e evidenciar os direitos trabalhistas, tendo zelo com as palavras utilizadas.

Seja humano e pratique a empatia

Este tópico é uma continuação direta do anterior, pois a empatia — processo de colocar-se no lugar do outro — deve fazer parte do departamento pessoal na hora de comunicar o desligamento do profissional. Essa prática deixa o ato mais humano.

O segredo para uma operação de sucesso, é fazer de tudo para não gerar um sentimento de impotência ou revolta no colaborador. É importante se perguntar: eu gostaria de ser demitido sem saber o real motivo? Portanto, é imprescindível ser objetivo, claro e consistente na hora de explicar os argumentos que levaram a essa decisão.

Traga soluções úteis ao profissional

Ajude o profissional a dar os próximos passos. Você pode:

  • disponibilizar apoio psicológico e de educação econômica a fim de melhorar o controle financeiro enquanto ele não encontra um novo emprego;
  • oferecer um passo a passo sobre o que fazer para sacar verbas referentes ao contrato de rescisão, mostrando os prazos e como dar entrada no seguro-desemprego;
  • indicar palestras vinculadas à carreira e às inovações do mercado;
  • avaliar o perfil comportamental, de modo a indicar o que pode ser desenvolvido ou melhorado.

Por fim, escreva uma carta de recomendação evidenciando os pontos fortes daquele profissional e, se possível, indique o seu antigo funcionário para outra empresa da sua rede de contatos que esteja com vagas em aberto. Prestar auxílio nesse momento pode render bons frutos posteriormente.

Como você pôde conferir, a demissão humanizada somente traz vantagens. Ambas as partes saem ganhando. O segredo está em aliar esse processo com uma política de benefícios eficiente, pois o funcionário tem direito a diversos recursos empregatícios.

E lembre-se de que deixar as portas sempre abertas é a melhor saída, pois o ex-colaborador pode se transformar em um talento disputado no mercado e você querer admiti-lo novamente.

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