5 boas práticas para superar os desafios da gestão do Vale-Transporte

Mulher em transporte público sorrindo com um celular na mão, pois trabalha em local que faz a gestão do vale-transporte com a solução Sem Parar Empresas

O vale-transporte é item essencial na vida dos trabalhadores que precisam do transporte público para chegar ao trabalho. É obrigação da empresa fornecer o benefício a todos os funcionários que optarem por ele. Além de ser um item obrigatório, fazer a gestão do vale-transporte também é essencial para que a empresa otimize essa despesa. Para isso, veremos algumas dicas de como fazer esse gerenciamento de forma eficiente.


Os desafios da gestão do Vale-Transporte


A gestão do vale-transporte é essencial para garantir o direito dos funcionários e também manter os custos da empresa sempre otimizados. Com uma boa gestão, é possível traçar rotas de transporte público e tomar outras ações que garantirão melhor qualidade de vida do trabalhador. Contudo, mesmo com diversos benefícios, é fundamental ficar atento a alguns desafios que podem aparecer, tais como:


  • Cuidados para seguir a legislação: a concessão do vale-transporte é obrigatória desde 1987 para todos os funcionários aptos a receberem o benefício.

  • Definição de rotas de transporte público: uma gestão eficiente do vale-transporte requer a definição adequada das rotas de transporte público disponíveis para os colaboradores. A empresa precisa mapear as opções de deslocamento dos funcionários e identificar os meios de transporte mais adequados para cada caso.

  • Uso inadequado pelos colaboradores: a utilização do vale-transporte de maneira indevida ainda é um mal que acontece muito, sendo uma prática estritamente proibida. Em casos como este, é possível até mesmo a demissão por justa causa.

  • Falta de tecnologia: a falta de tecnologia em alguns fornecedores pode fazer com que o vale-transporte não tenha cobertura suficiente para cobrir o deslocamento do funcionário.

  • Indisponibilidade de Vale-Transporte: é obrigação da empresa o fornecimento do vale-transporte. Quando isso não acontece, há risco para a saúde financeira da empresa, com normativas e punições previstas em lei.


Como fazer a gestão do Vale-Transporte


Implementar estratégias certeiras na gestão do vale-transporte é essencial para garantir a eficiência do processo, assegurando que sua empresa conte com o melhor desempenho nessa área. Conheça algumas práticas que podem ser aplicadas:


  1. Faça um controle individualizado: analisar as rotas de transporte público de cada funcionário é uma excelente maneira de ter maior controle e, com isso, economia.

  2. Conte com uma solução especializada: ao escolher uma solução que ofereça agilidade e qualidade no serviço, a empresa garante processos eficientes e precisos, desde a administração das solicitações e recargas até o monitoramento do uso adequado pelos colaboradores.

  3. Oriente os funcionários: oriente os funcionários de forma clara e objetiva, promovendo uma conversa franca e explicativa sobre as regras e restrições do vale-transporte, esclarecendo o que é permitido e o que é impedido em relação ao uso desse benefício.

  4. Vete o pagamento em dinheiro em espécie: o pagamento em dinheiro em espécie pode fazer com que os funcionários não o utilizem para a sua função, causando prejuízo aos cofres da empresa.

  5. Defina as rotas de transporte público: com uma definição de rotas de transporte público, os funcionários da empresa têm um deslocamento mais otimizado e uma consequente economia de tempo.


Importância do fornecedor do Vale-Transporte


Além das boas práticas na gestão do vale-transporte, a escolha do fornecedor adequado torna-se essencial, uma vez que ele será a base para o correto funcionamento desse benefício. Dessa forma, tanto os funcionários quanto a empresa evitarão problemas básicos e desgastes desnecessários.

É fundamental buscar empresas que ofereçam soluções de gestão simples, acompanhadas de um suporte ágil e eficaz. Com essa abordagem, a empresa poderá contar com um parceiro confiável, garantindo que o processo de concessão e utilização do vale-transporte ocorra de forma fluida e eficiente, contribuindo para a satisfação e o bem-estar dos colaboradores.

Escolha um fornecedor que ofereça soluções abrangentes, como recuperação de saldo, multi-rotas para deslocamento trecho a trecho do colaborador, uma plataforma completa de serviços e tecnologia de ponta que não permita interrupções do serviço.

💡Confira nosso guia para simplificar sua Gestão de benefícios.


Faça uma boa gestão do Vale-Transporte!


A gestão do vale-transporte é o pilar principal do benefício. Por meio dela, você consegue controlar tudo, proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores e também mais otimização para o financeiro da empresa. 

Conheça soluções em gestão do vale-transporte que garantirão tarefas de RH mais efetivas, dinâmicas e tranquilas!


Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos