Você já percebeu que é cada vez mais comum ver termos como gestão de pessoas e home office na mesma frase? Isso não acontece por acaso, o modelo de trabalho tem passado por grandes mudanças, aproveitando as vantagens do mundo digital.
A verdade é que o trabalho remoto fornece muitas vantagens à empresa e aos talentos, por exemplo: flexibilidade, economia de recursos e comodidade. Todavia, é preciso saber como ajustar a gestão de pessoas, deixando-a bem adaptada à transformação digital, de maneira que promova uma relação de trabalho digital ainda mais sustentável, cativante e rentável.
Pensando na importância do tema, criamos um artigo completo para você. Apresentamos as melhores dicas para alinhar gestão de pessoas e home office. Acompanhe!
A boa comunicação é determinante para o trabalho em casa. Quando não há diálogo, o número de erros, problemas e atrasos tende a ser muito superior, a própria experiência do colaborador é afetada. Então, é essencial melhorar o fluxo de comunicação.
A comunicação pode ser horizontal ou vertical. A primeira refere-se ao diálogo entre os colegas de trabalho, como membros de equipe alinhando tarefas. A segunda refere-se ao diálogo entre líder e liderado, que inclui informações ascendentes e descendentes.
Para otimizar a comunicação, pense em novos canais (meios) de diálogo. Redes sociais corporativas, aplicativos mobile, softwares especializados e plataformas para gestão de projetos são bons candidatos. Avalie o que mais tem aderência aos talentos.
O trabalho remoto exige uma parcela de confiança muito maior. O superior imediato ou gestor de RH não consegue acompanhar o colaborador ao longo do expediente, avaliando suas rotinas e entregas. Por isso, é preciso exercitar a confiança mútua, de maneira que o talento confie mais na empresa e que a empresa confie mais no profissional.
Aqui, nossa dica é: não tente microgerenciar (ou seja, monitorar minuciosamente o que está sendo feito e orientar em detalhes o trabalho). A microgestão transmite uma imagem negativa, de descrédito, também é desconfortável e pode ser contraproducente — fazendo com que o profissional entregue menos resultados e, cedo ou tarde, deixe a empresa.
Microgerenciamento não deve ser confundido com alinhamento. O trabalho home office exige um alto grau de alinhamento, de modo que todos saibam o que é prioridade e onde os recursos (tempo, energia e inteligência) devem ser aplicados. Sem isso, nada feito!
Existem muitas formas de gerar alinhamento. Por exemplo, ao esclarecer as ambições da empresa (ou unidade de negócio ou departamento) para curto, médio e longo prazo, assim como explicar quais valores são inegociáveis e devem ser abraçados.
Também é interessante estabelecer metas, que funcionam como uma espécie de alvo, orientando o trabalho diário. Boas metas atendem ao padrão SMART, logo, são específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo (prazo) bem delimitado.
Na intersecção entre gestão de pessoas e home office, algo muito importante é a reunião de progresso. Seu objetivo é simples: avaliar o progresso feito em determinadas tarefas e/ou projetos de trabalho, permitindo um alto alinhamento nas entregas de curto prazo.
As reuniões de progresso são feitas de maneira online, geralmente nas primeiras horas do expediente. Também são dinâmicas e interativas, envolvendo toda a equipe. Sua condução é feita pelo superior imediato, com supervisor ou gerente, que atua como moderador.
Entre as principais pautas, estão: prazos de tarefas ou projetos, padrões de qualidade, captação de novos clientes, orçamento gasto e cumprimento de metas, que podem mudar em função da atividade da equipe. O mais comum é que tais reuniões sejam semanais.
O trabalho remoto demanda uma boa infraestrutura de tecnologia. Isso inclui hardwares (componentes físicos, como o notebook ou o desktop) e softwares (componentes digitais, como sistemas gerenciais). Sem isso, o home office terá muitos entraves.
Nesse momento, faça um checklist do que é necessário ao trabalho remoto. Por exemplo, acesso ao sistema em nuvem, atualização do sistema operacional, antivírus, internet de qualidade e hardwares (computador, mouse e teclado, entre outros). Depois avalie se o colaborador já conta com todos esses recursos e, em caso negativo, quais demandas devem ser supridas.
Essa dica é um pouco mais técnica e costuma fugir do escopo do RH, então é preciso criar uma boa parceria com o departamento de Tecnologia da Informação (TI). Os colaboradores também devem contar com o TI, tendo, quando necessário, um suporte eficiente.
O sucesso da gestão de pessoas depende, em grande medida, dos superiores imediatos. Os líderes devem estar preparados para lidar com o trabalho home office, de forma que rotinas digitais sejam bem conduzidas e que as equipes sejam gerenciadas com qualidade.
Então, outra dica é: invista em liderança 4.0. O programa de desenvolvimento de líderes (PDL) deve contar com módulos de transformação digital, indústria 4.0 e trabalho remoto, preparando os líderes para lidar com os desafios (e oportunidades) do mundo digital.
Os líderes também devem ser capazes de planejar, executar e monitorar o trabalho diário por meio de plataformas mais colaborativas, permitindo que seus liderados tenham mais protagonismo na construção das rotinas. Assim, os resultados serão superiores.
Existem muitos benefícios complementares, como vale-alimentação e plano de saúde. Eles fornecem mais segurança e bem-estar aos talentos, também promovem uma remuneração mais bem balanceada. Todavia, é preciso ajustar os benefícios ao trabalho home-office.
Veja que, se o profissional trabalha em casa, talvez não faça sentido oferecer itens como vale-transporte ou vale-refeição, afinal, os profissionais já estão em casa. Por outro lado, o auxílio home office — que consiste em uma ajuda de custos para arcar com as despesas da casa, como conta de internet e energia elétrica — é muito interessante e pode ser adotado.
Agora você sabe quais as melhores práticas de trabalho. Negligenciá-las pode resultar em muitos prejuízos, como a falta de motivação, o pouco alinhamento no trabalho e o menor nível de entregas, o que afeta empresa e seus colaboradores. Então, invista na criação de uma ótima intersecção entre gestão de pessoas e home office, aplicando as dicas já citadas.
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