Liderança e comunicação têm relação direta: para administrar uma equipe, é preciso saber como transmitir as mensagens de forma eficaz, garantindo que elas surtam o efeito desejado sobre os interlocutores. Nesse sentido, evitar a agressividade no tom da comunicação é essencial para que ela cumpra seu propósito.
Pensando nisso, neste conteúdo, vamos apresentar o conceito de comunicação não violenta, quais são os seus benefícios e como introduzi-lo na prática ao ambiente corporativo, seja qual for o posto que você ocupe.
O conceito de comunicação não violenta (também chamada de CNV), foi criado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg em meados dos anos 60. Suas principais ideias foram publicadas no livro “Comunicação Não Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoas e profissionais”.
Apesar do nome bastante direto, a definição de comunicação não violenta adotada pelo autor — e que é a vigente até hoje — vai um pouco além da compreensão literal do conceito. Inclusive, se engana quem acha que ela tem a ver com uma espécie de passividade na hora de lidar com os outros.
Assim, a comunicação não violenta deve ser compreendida como a habilidade de refletir sobre as nossas necessidades e dos outros, e, a partir disso, identificar o que está por trás de cada mensagem. O objetivo disso é lidar com as diversas situações com mais empatia, evitando conflitos desnecessários.
Tal definição faz da comunicação não violenta mais do que apenas uma forma de dialogar com os demais, transformando-a em uma forma de avaliar o que estamos pensando, sentindo e, com isso, possamos nos conectar efetivamente com quem está ao nosso redor. Porém, esses não são os únicos benefícios dessa prática. Ela também ajuda a:
A implementação da comunicação não violenta dentro do ambiente corporativo passa pela incorporação às relações pessoais dos seus 4 pilares, que são os seguintes:
Na realidade do dia a dia da empresa, os princípios da comunicação não violenta podem ser introduzidos por comunicados internos, workshops, palestras ou mesmo treinamentos online. O setor de RH tem um papel importante nessa estratégia, encontrando soluções condizentes com o que acontece no seu negócio.
Entender as relações entre liderança e comunicação e compreender quais as melhores estratégias para fortalecer os laços entre todos os envolvidos no trabalho dentro de uma empresa com o auxílio das técnicas de comunicação não violenta tem o potencial de revolucionar o ambiente corporativo, tornando-o mais saudável, acolhedor e produtivo.
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